Olá! Peço desculpas pela demora, e agradeço a ajuda.
Olá ciro-mota.
O controle de banda é feito para cada host através do Mikrotik, onde os host's se conectam através dos roteadores.
A conexão necessita ser pela porta LAN devido à necessidade de realizar o controle e de se ter uma rede em modo "bridge". Se for possível realizar um controle (dos host's) conectando através da porta WAN, por favor, me digam como.
Olá Cadu, estou bem, obrigado!
Sim, os roteadores estão com o DHCP desativado para que haja um controle por IP através do Mikrotik, cujo este está com o DHCP desativado devido a ser IP ESTÁTICO para realizar o controle de banda. Já tentei ativar o DHCP e não realizar controle algum, deixando apenas a routerboard repassando a conexão, nada feito!
Olá GutoJ80!
Novamente me desculpe pela demora à responder.
O que pretendo, é realizar um controle dos clientes através do Mikrotik.
Antes de utilizar o Mikrotik, eu usava os seguintes parâmetros:
Internet -> Roteador 0;
Roteador 0 = 192.168.0.1, porta WAN, conexão pppoe, DHCP ativado.
Roteador 0 -> Roteador 1;
Roteador 1 = 192.168.1.1, porta WAN, conexão com IP DINÂMICO, DHCP ativado.
Até então, funcionava. O problema é que se trata de uma rede de internet escolar. Alguns "clientes" faziam mau uso, afetando o uso de outros clientes. Abria todos os sites normalmente.
Em seguida, na tentativa de melhorar a situação, adquiri uma routerboard e montei um sistema a partir dela. Confesso que não domino muito sobre redes, mas garanto que segui os passos recomendados por diversos profissionais da área e não obtive sucesso.
A configuração "principal" ficou assim:
Switch -> Mikrotik;
Mikrotik = 192.168.0.1, conexão pppoe, DHCP desativado, adicionei os clientes por MAC e por IP no Mikrotik, fiz a regra de firewall, adicionei as queues tudo certinho.
Mikrotik -> Roteador 0:
Roteador 0 = 192.168.0.2, LAN, DHCP desativado;
Roteador 0 -> Roteador 1;
Roteador 1 = 192.168.0.3, LAN, DHCP desativado.
Tenho certeza de que fiz tudo certo. Se eu conectar qualquer computador à porta LAN do Mikrotik, funciona normalmente. Quando conecto o Roteador 0 ao Mikrotik, no mesmo momento as páginas param de abrir, tanto se estiver conectado através da routerboard (LAN) ou do roteador (LAN ou WLAN). O mais intrigante, é que alguns poucos sites abrem, como o G**gle, o Ytube, entre outros, mas a grande maioria, os mais importantes para a escola, não abrem. Outro problema que ocorre é que muitos não conseguem se conectar, outros se conectam e não acessam nada, outros acessam alguma coisa. Mas o principal problema é o de não abrir sites quando conecto o Roteador 0 à porta LAN da routerboard. Se eu apenas remover o Roteador 0, volta a funcionar normalmente!
Vamos aos problemas!
Não posso mudar os roteadores. O primeiro é um roteador que comporta mais pessoas, mais potente, é para o uso pesado, digamos. Já o segundo, é para uso mais leve. O primeiro é um TP-Link TL-WR941ND, e o segundo é um Multilaser RE170. Antes, sem o Mikrotik, eu usava os roteadores como descrito àcima, e realizava os controles via MAC ADRESS. O problema é que o TP-Link pode cadastrar até 32 clientes, e o Multilaser apenas 16.
O Roteador 0 fica à 40m do Mikrotik, e o Roteador 1 à 40m do Roteador 0.
Gostaria muito de poder resolver o problema sem adquirir novos equipamentos. É fácil substituir os equipamentos, quando digo fácil, digo em relação a contornar o problema, porém a internet que temos somos nós mesmos que pagamos, porque estamos no Brasil afinal de contas. É necessário preencher diários, e tudo o que o G*verno nos fornece é uma internet via satélite de 512k, para aproximadamente 16 professores. Quer dizer, eles querem que faça, mas não querem saber como, né! Desculpe o desabafo.
Ah sim, a internet que possuímos é de 1mb/4mb up/down.
Postaria as conf. em .txt da routerboard, mas acabei apagando e estou usando o sistema antigo.
E então, o que eu faço?
Obrigado!
@ciro-mota @Cadu Campos @GutoJ80