Ir ao conteúdo

agaelema

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que agaelema postou

  1. Pessoal, hoje estava ensaiando com um pessoal (sou músico...) no novo "estúdio" de um amigo, la ele esta sem aterramento e nos ultimos ensaios notei que estava levando choques a toda na carcaça do teclado, mas inicialmente achei que era coisa da minha cabeça ja que ninguem mais reclamava... hoje aconteceu de novo. Fomos testar a carcaça do directbox e da mesa de som e estava indicando tensão com aquelas chaves para detectar fase. Nisso entramos num papo que isso ja tinha acontecido a tempos atrás e que era causado pelo capacitor entre fase-terra do filtro. Isto procede? A falta do aterramento induz tensão neste capacitor!? Olhando o imagem do teste que nosso amigo executou, lembrei da simulação que montei paraum artigo que escrevi e também para o meu tcc. A corrente na carga interfere bastante no funcionamento do filtro, e proximo da região de corte ocorre um efeito "negativo" de um ganho positivo na tensão, não chega a 1dB, mas existe este efeito. Ja tinha escutado falar sobre a geração de harmonicos em alta. Preciso comprar um transdutor de tensão para usar em meu projeto, assim que tiver ele poderei testar isso, como não tenho um analisador, vou utilizar a placa de áudio para conseguir isso de maneira aproximada. Por falar nisso, me indicam algum trandutor de tensão para utilizar (poder captar fielmente o sinal da tensão para fazer amostragem com o conversor ADC). Vi algo sobre o LV25p, mas nao achei para comprar. Como transdutor de corrente estou utilizando um ACS712 que tem funcionado muito bem nos testes e simulações.
  2. Pessoal, no Filter Solution os dados referentes ao "Delay Group" são referentes ao atraso na tensão ou corrente!? No caso de um filtro de quinta ordem com 3 grupos de capacitores e dois indutores intercalados, a simulação gerada leva a um filtro modo diferencial correto? Em nossos esquemas sempre utilizamos conjuntamente (quando existe o aterramento) um filtro diferencial entre Fase/neutro e terra. O valor dos dois capacitores de modo comum será o mesmo apontado na simulação? Uma ultima pergunta por enquanto... Seria possivel executar uma análise do THDt no proteus!? como fazer isso!?
  3. Vixe, atravesse feio o valor. Foi um chute e tanto. kkkk, até eu achei que estava exagerando, mas não tanto... Faller, você ja deve ter lido os artigos do Jorge Knirsch e nelas as sitações sobre indução de harmonicos nestes tipos de filtros que montamos, você ja pesquisou sobre algo no tema!? Esses dias quero levar o filtro que tenho montado aqui para o laboratório da UNESP onde faço estágio e ligar o analisador de qualidade para ver o resultado comparando o antes e depois do filtro, será interessante.
  4. Faller dei uma olhada na versão 2011 do filtro/protetor e achei bem interessante os adicionais. Estava pensando em como fazer sinalizadores das proteções e agora ja sei como. só falta testar o circuito de detecção de terra... Hoje finalmente aprendi a mexer no Filter solution, realmente muito bom o soft. Hoje montei uma simulação do filtro no proteus para testar a atenuação do sinal. Sobrepus sobre a onda 127V 60Hz um sinal de 100KHz com 10V de amplitude. antes do filtro é bem visível o ruído, depois dele some e mesmo em frequencias menores o resultado é ótimo. Queria simular isso com valores mais próximos aos reais, alguem saberia informar quais os valores típicos dos ruídos de interferência eletromagnética induzido pela fiação (tensão e frequencia)? Deve ser um valor que varia muito, mas deve existir um padrão.
  5. Nossa, bem alarmante esse resultado. é uma demonstração da "qualidade" de equipamentos que nos são empurrados garganta abaixo. Na área hospitalar EMI é um problema sério, na verdade tudo o que tange Qualidade de energia interfere e no final desta cadeia temos um ser humano geralmente em estado bastante complexo. Segundo profissionais da área e nossos professores isto é bem visível por exemplo em um ECG, o equipamento simplesmente se nega a trabalhar em certas áreas do hospital ou então mostra resultados absurdos devido ao excesso de EMI. Algumas vezes falham só pelo fato de estar perto de um celular. Outro equipamento bastante comúm e que pode sofrer com EMI são as bombas infusoras. Fora isso temos os grandes equipamentos com Ressonancia, tomógrafo que além de super sensíveis são grandes degradadores da qualidade de energia. Um bom projeto do hospital consegue minimizar bem isto isolando áreas, mas sabemos que não é a realidade de todos os hospitais. Apesar do filtro passivo ter suas limitações, estou focando no custo-benefício de sua utilização minimizando ao máximo os efeitos das EMI e também de surtos de tensão. Na verdade meu projeto engloba também uma parte digital controlando as saídas de acordo com níveis de tensão, sequenciamento das saidas, acionamento por zero-crossing. O ideal seriam filtros ativos, mas são projetos bastante complexos envolvendo altos custo e isso realmente é importante. Penso em mais para frente, quem sabe em um mestrado ou especialização estudar este tema apesar de existirem vários trabalhos e abordagens variadas.
  6. Bom dia amigos. Ja faz alguns anos que acompanho este tópico, começou como curiosidade de estudante e foi atiçando minha vontade de conhecer mais sobre o tema, principalmente por trabalhar com áudio. Hoje estou cursando de Sistemas biomédicos na FATEC-Bauru e pretendo fazer meu TCC sobre o tema filtros de linha passivos e sua implementação no setor hospitalar, principalmente devido a grande sensibilidade dos equipamentos eletromédicos as EMI. Pegando sequência nos tópicos, olhando o esquema do TimerTRON me lembrei de uma dúvida que ja deve ter sido discutida. Sobre o centelhador a gás, pela sua atuação mais lenta não é interessante utiliza-lo logo na entrada do circuito antes dos varistores drenando a parte mais "grossa" de um transitório. Uma outra pergunta, qual soft vocês utilizam para simular a resposta do filtro de acordo com os componentes adotados!? Tentei o filter solution mas não entendi como utiliza-lo e escolher o valor dos componentes. Obrigado.
  7. Muito obrigado faller. Então como ja tenho todos os componentes aqui ja irei começar a confeccionar a placa, vou até aproveitar e deixar o espaço livre para o centelhador e os fusíveis térmicos assim caso conseguir eles é só adicionar na placa.
  8. Pessoal a muito tempo acompanho este tópico e recentemente tomei coragem, arranjei boa parte dos componentes (comprei todos os que achei... faltaram o centelhador e fusivel termico... mas bom, minha duvida é a seguinte. Um núcleo para montar a bobina eu consegui e inclusive ja montei. Utilizei fio AWG20, consegui 18 voltas para cada lado. Meu colega me trouxe um fonte velha de pc e esperava tirar dali outro núcleo mas agora enquanto desmontava comecei a achar meio pesado o núcleo dai por um pedaço dele riscado da pra ver um brilho meio metálico, ou seja, acho que não é ferrite. Caso for outro material vai atrapalhar muito o funcionamento? valeu, em breve posto fotos do filtro montando.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...