Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rodrigobsb

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Olá amigo, você conseguiu fazer a gravação? Estou querendo fazer o mesmo.
  2. Ficou sim, obrigado pelos esclarecimentos! E obrigado também aos amigos @mroberto98 e @rjjj por se disporem a me ajudar!
  3. Boa noite @Gabriel Torres, Na verdade não te marquei quando criei o tópico pois achei que você dificilmente você responderia rsrsrs, fiquei muito surpreso quado vi sua mensagem! É uma ótima ideia essa de fazer vídeos com a resolução dos exercícios, vai ajudar bastante porque realmente em alguns exercícios mesmo fazendo da forma correta o valor as vezes não batia. Então eu tinha que refazer mudando os arredondamentos e assim consegui achar o valor que está na resposta, mas nada muito traumático. Comprei seu livro exatamente porque já conheço sua diatática de outros livros que tenho aqui, e esses atalhos e simplificações facilitam muito para os iniciantes (e realmente eu estou meio enferrujado na matemática). No caso desse exercício posso considerar então que seria como se todos os componentes do circuito fossem resistivos, e a frequência seria usada apenas para calcular a reatância (nesse caso resistência) do capacitor? Entendi @mroberto98 ... Obrigado pelas explicações!
  4. Era isso que eu ia perguntar... Aqui no livro ele usa a formula Ѳ = arctan X/R para calcular a defasagem. Então usando os valores que encontrei antes no circuito do tweeter seria Ѳ = arctan 72,45/4 que dá Ѳ = 86,84º. O outro seria Ѳ = arctan 0/4 que dá Ѳ = 0º. É isso? Você chegou ao valor 3,16 subtraindo 86,84 de 90? Se sim porque? E depois como chegou ao valor de 1,58? Dividindo por 2? Pode me explicar como chegou a esses resultados? Muito interessante sua formula! Vou guarda-la para uso futuro, quando já tiver entendido bem esses conceitos e precisar agilizar os cálculos! rsrsrs
  5. Pois é... E sabe me dizer se da maneira que eu fiz está correto?
  6. @rjjj Era mais ou menos isso que eu estava pensando, mas está um pouco diferente. Eu fiz assim... Primeiro calculei a reatância capacitiva do capacitor usando a formula Xc = 1/(2πfC) ou 1/ωC que daria os 72,34Ω que ele da na resposta. Ai usei a formula para calcular impedância em série Z² = X² + R² para calcular a impedância equivalente entre o alto falante e o capacitor, que da 72,45Ω. E finalmente calculei a impedância total calculando a impedância que acabei de encontrar com a do outro alto falante: Zt = (4 . 72,45)/(4 + 72,45) = 3,79Ω. Dessa forma está errado? Pois para fazer os cálculos utilizei somente as formulas apresentadas no livro até o momento e essa que você usou (especificamente 1/jωC) não foi apresentada, a única formula que utiliza o j que foi mostrada foi Z = R ± jX, com j representando a defasagem entre a corrente e a tensão. Arredondando o resultado que eu encontrei da a resposta final apresentada no livro, mas o que está me intrigando é que na explicação da resposta ele soma os 72,34Ω com os 4Ω do alto falante chegando a 76,34Ω. PS: Como você fez para gerar as imagens das equações?
  7. Ajudou em parte rjjj, agora sei que os alto falantes são considerados como resistores. Mas ainda não consegui entender como ele chegou ao resultado, pois se tem resistência e reatância no circuito também não podeira ser calculado da forma que ele fez. Ou estou enganado?
  8. Olá pessoal, estou lendo o livro de eletrônica do Gabriel Torres e estou gostando bastante. Porém uma coisa que estou tendo dificuldade é que alguns exercícios não são resolvidos tendo apenas as respostas. Em alguns deles que eu estava errando as respostas refiz algumas vezes e consegui chegar no resultado apresentado no livro, mas esse está me deixando com algumas dúvidas. É o exercício 2 do capítulo 10. Ele pede para calcular a impedância de uma caixa de som mostrada em uma imagem (que coloquei em anexo). Na resposta ele diz: "3,8Ω. A 1 kHz, o capacitor terá uma reatância de 72,34Ω, fazendo com que a malha do tweeter tenha uma impedância de 76,34Ω(72,34Ω + 4Ω). Esse valor em paralelo com os 4Ω do woofer da 3,8Ω." Usando as formulas para cálculo de resistores (que também são usadas quando tem apenas um tipo de componente no circuito) se chega ao resultado apresentado. Isso é, somando as reatâncias que estão em série e depois usando a formula para cálculo de resistores em paralelo. Mas minha dúvida é: os alto falantes não são indutores (pois tem uma bobina dentro)? E nesse caso eu não deveria usar as formulas para o cálculo de reatância em circuitos LC? Em série: X = Xl - Xc, e em paralelo X=(-Xl x Xc)/(Xl -Xc). Agradeço se alguém puder me ajudar!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!