Pedrosanto, sobre o número de espiras da bobina, achei em: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=42&t=232831&start=20
por faller » Ter Mar 11, 2008 11:17 pm
cristianoportela escreveu:
]faller, mostrei o esquema para um colega do trabalho que lida especificamente com manutenção de equipamentos. ele achou interessante, mas me perguntou um detalhe que eu realmente não sei responder. para a bobina, são quantas voltas?
Ai funciona a engenharia reversa. Coloco lá tantas quantas couberem (veja que o núcleo está lotado). Isso deu mais ou menos uns 1,5 metros de fio para cada bobina.
Como estou usando fio com isolação de plástico, não existe a menor condição de nesse núcleo dai, com o material de que é feito, ficar com uma indutância muito alta, o que seria muito ruim pois poderia começar a cortar em frequências muito baixas, prejudicando os 60 Hz..
Faço a bobina e meço a indutância da bobina. Essa dai deu 3,4 miliHenries, que com um capacitor de 330nF colocou a frequência de corte em 3,3 KHz aproximadamente..
Para ela começar a atrapalhar ela teria que ter uma indutância da ordem de 100miliHenries. Para atrapalhar com perdas no fio, teria que ter uns 15 metros de fio... Saturar o núcleo também não poderia acontecer pois é muito pouca indutância em um núcleo tão grande, com esse material..
Então fique frio, enrole e use... Se der 20, 30 ou 40 espiras tudo bem, você não conseguirá fazer uma bobina que atrapalhe ai nessa posição..
Quanto maior a indutância mais baixa a frequência de corte..
Abraço...
Mac Book Pro 8.2
HD 6750M
faller
Usuário Pleno
Mensagens: 2201
Registrado em: Seg Jun 26, 2006 9:35 pm
Localização: Porto Alegre/RS