Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

phk

Membro Pleno
  • Posts

    82
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que phk postou

  1. Fui na onda do post anterior e disse besteira, na verdade aceita 8GB por slot, então total 16GB no máximo.
  2. Olá. O Asus A45 aceita até 32GB 16GB (corrigido), mas o Windows 7 Home Basic é que limita em 8GB utilizável. Na versão Home Premium ou superior, ou Windows 10, conseguirá usar acima de 8GB. Veja: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/win32/memory/memory-limits-for-windows-releases?redirectedfrom=MSDN#physical-memory-limits-windows-10
  3. Feliz Ano Novo! Ninguém?? Pôxa, alguém dá um help, aí, hehehe! Tô perdidinho aqui! Hoje levei o notebook numa loja e testei rapidamente uma memória Corsair 8GB PC3-12800 junto com a original de 4GB, e ocorreu o seguinte: Em propriedades do sistema, apareceu: Memória Instalada (RAM): 12 GB (utilizável: 8GB) Isso realmente significa que não adianta ultrapassar o total de 8GB, será puro desperdício? O rapaz da loja me disse que é por causa do meu Windows 7 Home Basic, que ele está limitando a performance... Procede?? Outra coisa, o programa CPU-Z reconheceu a Corsair como PC3-12800 (1600 MHz)! Como relatei antes, as duas memórias originais (embora rotuladas PC3-12800) só aparecem como PC3-10700 (1333MHz). Será que minhas memórias originais são na verdade 1333MHz? Cheguei a achar que apareciam como 1333MHz no CPU-Z por alguma limitação de barramento da placa ou sei lá. Mas agora que a Corsair apareceu como 1600MHz, só posso pensar que é rolo nas minhas memórias originais... Alguém?
  4. Só complementando. Meu notebook é um Core i5-3210M, Windows 7 64bits, chipset Intel HM76. No site da Crucial, indica que a capacidade máxima total é de 16GB RAM, aceitando 2 memórias de 8GB.Será? https://www.crucial.com/usa/en/compatible-upgrade-for/ASUS/k45a#MEMORYFilters A A-tech também vende o kit de 16GB direcionado para o Asus K45. https://www.amazon.com/Notebook-SO-DIMM-NON-ECC-PC3-12800-Tech/dp/B00VNIETKU Já no site da MemoryCow indica que a capacidade máxima é de apenas 8GB... https://www.memorycow.co.uk/ram-memory-upgrades/laptop/asus/k45-series/asus-k45a-laptop E agora??
  5. Bom dia. Meu notebook Asus K45A tem dois slots de memória e veio original com total 6GB de RAM - 1 pente de 4GB e outro de 2GB. Estou querendo aumentar a memória mas fiquei na dúvida... Na página oficial diz o seguinte: Memory: DDR3 1600 MHz SDRAM 2 x SO-DIMM socket for expansion up to 8 GB SDRAM Não entendi se a capacidade é de até 8GB por slot (total 16GB) ou se a capacidade máxima total é de 8GB... Outra coisa, no rótulo, as memórias originais são ambas PC3-12800S (foto), mas no programa CPU-Z elas aparecem como PC3-10700, por que será?? Vou manter a original de 4GB, então que classe de memória devo comprar para trabalhar junto?
  6. faller, preciso que o relê retarde ao ligar e seja imediato ao desligar. Esse circuito eu já testei aqui e está ok. Troquei o resistor R1 de 22R por um de 8K2 e funcionou, deu uns 7 segundos de retardo ao ligar. Agora falta fazer o relê desligar de imediato ao desligar a fonte. O diodo pode ser um 1N4148?
  7. Optei por usar o circuito abaixo (sem a chave S1). Prá finalizar, há como acrescentar algum diodo ou componente para que o relê desarme imediatamente ao desligar da energia, mesmo que a tensão da fonte caia lentamente? A fonte que usarei é 21V DC.
  8. faller, eu tinha descartado as opções com o 555 por causa do espaço, não cabe... Mas esse que postou seria ótimo. FelipeZ, aqui só o do primeiro esquema que postei funcionou. O do segundo esquema (abaixo) não retarda o início, já aumentei o cap e o RV2 e nada... Você modificou algo?
  9. Deu certo com o 2SC1845, rsss. Com 8K no lugar do 22R está dando uns 7 segundos.
  10. pois é... Eu tenho uns 2SC1845, é NPN, será que serve?
  11. Ops, acho que descobri algo aqui... os transistores que me venderam como BC548 são na verdade BC369... Tava tão apagado que só consegui ler com uma lupa 30x...
  12. Troquei o resistor R1 de 22R para 100K e nada... Continua acionando o relê de imediato, sem retardo algum... O cap que pus é de 1000uF. O que faço prá conseguir um retardo de alguns segundos, rss?
  13. Esqueça aquela chave da primeira figura, não montei com ela. A única chave que existe é a de liga/desliga na fonte, entre o AC da tomada e o trafo; E como essa chave possui terminais para 2 ligações independentes, posso usar os demais para cortar um polo da saída DC da fonte simultaneamente ao desligá-la, interrompendo assim imediatamente a tensão que aciona o circuito de retardo. Acho que isso mataria o problema do desligamento atrasado, o que acha? Vou testar um resistor maior para ver se o retardo aumenta. Obrigado.
  14. Achei esse outro aqui, será que daria certo? Power-On Time Delay Relay Here's a power-on time delay relay circuit that takes advantage of the emitter/base breakdown voltage of an ordinary bi-polar transistor. The reverse connected emitter/base junction of a 2N3904 transistor is used as an 8 volt zener diode which creates a higher turn-on voltage for the Darlington connected transistor pair. Most any bi-polar transistor may be used, but the zener voltage will vary from about 6 to 9 volts depending on the particular transistor used. Time delay is roughly 7 seconds using a 47K resistor and 100uF capacitor and can be reduced by reducing the R or C values. Longer delays can be obtained with a larger capacitor, the timing resistor probably shouldn't be increased past 47K. The circuit should work with most any 12 volt DC relay that has a coil resistance of 75 ohms or more. The 10K resistor connected across the supply provides a discharge path for the capacitor when power is turned off and is not needed if the power supply already has a bleeder resistor.
  15. Saudações. Estou precisando de um circuito simples que, ao ser energizado, aguarde uns 5 ou 10 segundos para só então acionar um relê NF. Montei ambos os esquemas abaixo, mas ambos acionaram o relê imediatamente ao receber energia... Ambos projetos dizem que retardam o início em 7 segundos ou mais... Alguém sabe dizer o que pode estar ocorrendo? Cheguei a testar com capacitor de 4700uF mas não mudou nada, continuou ligando de início, sem retardo... Outro detalhe que também preciso é que o relê seja desativado imediatamente quando o circuito for desenergizado, mas ironicamente, aí sim ele demorava alguns segundos para desarmar devido a tensão da fonte de alimentação, que ao ser desligada, reduzia a tensão lentamente... Há alguma maneira fácil de implementar o corte imediato do relê usando energia DC ou teria que projetar um circuito que funcionasse em AC? Minha necessidade é que ao ser ligado, o relê demore alguns segundos, e ao ser desligado, o relê desative rapidamente. Alguém ajuda?
  16. Eu resolvi trocando o controle de parede original da Latina - que usava um dimmer para o motor - por um com chave de 3 posições e capacitor de 3 fios (acho que de 2uF + 6uF). A versão do Latina com controle remoto não padece do problema pois possui apenas 3 posições de velocidades e usa capacitor de 3 fios também. O problema do ruído é causado quando se usa um dimmer para controlar o motor. Se baixar a velocidade um pouquinho, o ruído começa. Só inexiste na velocidade máxima. Mas sobre esse ruído muito alto do seu vizinho, se na velocidade máxima acontece, aí já parece ser algum outro problema, não sei dizer...
  17. Desculpe, mas discordo. É exatamente da maneira que descrevi que o controle com chave de 3 posições de velocidades fixas (baixa/média/alta) atua em ventiladores de teto. E a velocidade do ventilador é sim resultado dessa combinação do chaveamento de valores do capacitor. Resta saber se o método garante o funcionamento livre do ruído por indução.
  18. Sim, dependendo da velocidade e posição do dimmer, o ruído oscila... uol, uol, uol... mais lento ou mais rápido. Eu creio que o problema é o uso do dimmer, e a troca pela chave com o capacitor combinado resolveria. Ficaria com 3 velocidades fixas; baixa (3uF), média (5uF), e alta (3+5=8uF). Só queria ter certeza disso antes de gastar. Mas se houver uma solução viável ($) mantendo o dimmer, até prefiro. Vamos ver se os colegas ajudam.
  19. Saudações. Na busca por um ventilador de teto SILENCIOSO, optei pelo modelo Lumen da marca Latina, tido como o mais silencioso do mercado. Realmente, por conta da aerodinâmica das pás, ele gera ótima vazão de ar em velocidade bem inferior que os ventiladores "comuns". Até aí, tudo perfeito. O problema é o ruído por indução que surge caso o dimmer que controla a velocidade do motor seja usado abaixo do máximo... Basta reduzir a velocidade que o zumbido de "hummmm" constante e irritante aparece. Aí azedou a marmita... O interessante é que no desprezível modo reverso (Exaustão) o ruído é menor que no modo Ventilação... Já inverti a fiação que controla o sentido prá ver se melhorava, mas sem sucesso. Só não testei inverter o fase e o neutro nas ligações, isso mudaria algo? O ventilador é 127V e usa originalmente um capacitor de 8uF. Testei com um cap de 5uF e, da mesma forma, o ruído não se manifestou com o dimmer no máximo, apenas quando ele é reduzido. Trocar o dimmer por uma chave de apenas 3 velocidades fixas - usando daqueles capacitores combinados de 3 fios (3uF + 5uF) - mataria o problema ou ele está no motor? Haveria alguma maneira viável ($) de eliminar - ou ao menos reduzir - esse chato ruído por indução continuando a usar o dimmer (um cap melhor e mais caro?)? Agradeço a ajuda.
  20. Olá, bugleader. A interpretação do atributo eu já tinha lido também, não entendi porque aqui ambos andam sempre "espelhados", se isso é indicativo de algo ou se de repente há alguma interpretação errada do SMART... No ritmo que a coisa vai, chegarei a umas 50 recalibragens por mês... Falo que fiquei com vontade de manter esse HD prá ver até onde vai a coisa, ver quando o SMART do Seatools reprovará o HD, e enfim, até ver o HD de fato pifar.
  21. Saudações. Nesses últimos dias o número de recalibragens subiu para 9, para 10 e agora está em 13... Uma coisa que eu notei e confirmei nesses dias é que os 2 parâmetros - "Recalibration Retries" e "Load/Unload Retry Count" - andam sempre juntos. Do início até o momento eles sempre marcaram o mesmo valor, portanto ambos estão em 13 agora. Sabem dizer qual a ligação entre eles? Até agora o Seatools continua dando o HD como aprovado.
  22. O antigo HD era um Toshiba e deu alerta amarelo de setores realocados e pendentes. Os realocados eram sempre 8. Os pendentes de vez em quando subiam e baixavam de 18 a 48, até que um dia subiu mais e pifou de vez. Foram 2 anos e meio de uso. A garantia de 3 anos (só para OEM) venceria dia 27 agora. Morreu com zero de recalibragem.
  23. Novo update, subindo! Agora foi para 8 "Recalibragens"...
  24. Henrique, Normal só se desse ok, ele deu estado de alerta. Igual meu antigo HD deu antes de pifar, só que por realocações. Sei que todo HD oferece riscos, mas o que incomoda demais é adquirir um produto zero, que optei por pagar mais caro por ser loja física com produtos de procedência, e logo de cara ter motivos para suspeitar que não está 100%. Mas enfim, vou solicitar a troca na loja mas caso somente possível mediante reprovação do software Seagate/Samsung, paciência, vou deixar quieto... Entrei no site da Seagate e o serial do HD deu garantia oficial até 02 Julho 2017*. Tenho praticamente 2 anos prá testar... Só espero que o software oficial não maquie o problema até o expiro da garantia (obsolescência programada)... * A Seagate dá 3 anos de garantia para OEM contados a partir da data do envio do HD para o distribuidor.
  25. Henrique, confesso que sou leigo no assunto e meu dilema só começou pois recém instalado o HD o HDtune já diagnosticou como alerta, com apenas 1 contagem de recalibragem, embora os demais programas SMART reconheçam a mesma contagem mas (ainda) não acusam nada de anormal até o momento. E a contagem vem subindo... Ao pesquisar sobre qual seria a criticidade real do evento, a info mais direta ao ponto que obtive veio da Hosco, de certa forma já desenganado o HD, Veja a resposta: "Um HD saudável não faz auto recalibragem (reposicionar as cabeças de leitura em relação a mídia magnética). Isso indica um princípio de defeito no dispositivo. Uma vez obtida a informação "Calibration Retry Count" através de qualquer software de leitura de SMART já é o suficiente. Realizar outros "testes" só irá antecipar a morte súbita do seu disco rígido. Troque o assim que possível." Não sei se existe isso que você falou sobre "amaciamento do mecanismo" pois até hoje nunca tive um HD que apresentou uma contagem sequer de recalibragem, esse é o primeiro. Você já passou por isso e a contagem estacionou com o tempo ou é apenas uma suposição?? Só acho que não conseguirei ficar tranquilo com esse HD.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!