Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luiz Castelo

Membro Júnior
  • Posts

    13
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

10
  1. @.if Muito obrigado. Só postei aqui porque a dúvida ainda era em C. E vão surgir muitas outras rsrsrs
  2. @JorgeGus Perfeito. Tb não tenho essa pretensão . Mas sou chato com estudo, então é certeza que vou querer cada dia mais. Quanto ao arduino eu tb não busco usar isso como fonte de renda, mas vai ser uma mão na roda para atender minhas necessidades em física experimental. Obrigado mais uma vez.
  3. Bom dia meu caro. Peço desculpas também pela forma que escrevi. Saiba que estou seguindo sim suas dicas, todas as dicas são muito bem vindas, se não funcionar eu com certeza vou aprender algo com elas. E pode ter certeza que já aprendi um monte de coisinhas com as suas em apenas um dia. Dicas sempre serão bem vindas e te agradeço de verdade por isso. Jorge, muito bom dia. Funcionou perfeitamente e entendi demais o %*c. O programa não tem intuito de ser distribuído não. Não trabalho e (apesar de não dizer nunca) não pretendo trabalhar com programação. É para meu aprendizado e para resolver alguns problemas sobre Física e Física experimental que são meus campos de estudo. Estou focando no C pelo motivo que vou usar bastante o Arduino que é uma linguagem C muito mal disfarçada (é quase uma cópia descarada). Para a parte teórica até Fortran me serve muito bem, mas para usar no Arduino, me corrija se eu estiver errado, o ideal é C mesmo. Muito obrigado pelo seu tempo e pela dica dos livros, com certeza levarei em consideração.
  4. Estou fazendo isso do teclado porque no programa que vou precisar fazer precisarei fazer pelo teclado essa parte. Já entendi o que faz o int, o float, o char, etc. Por isso estou testando do teclado. Por uma necessidade futura. Sobre a expressão de infantilidade talvez realmente seja por você não me conhecer. Não estou não gostando por não conhecer. Não sei sua idade mas eu aprendi mexer em computado ainda apenas no DOS, o Windows veio em seguida, quando falei que não gosto é por ter tido um bom e longo contato com o sistema. Windows não me faz a menor falta desde 1997. Não uso computador para joguinhos e tudo que preciso o Linux me atende mais rápido, mais estável e o tempo que mexo com o Linux me permite ter mais rapidez também. Não discordo, mas meu foco não é trabalhar para nenhuma empresa. Estou aprendendo a programar para atender as minhas necessidades e não as de uma empresa em específico. Não é meu foco trabalhar como programador e sim desenvolver alguns programas para atender minha área de pesquisa em física experimental. Com certeza é o que estou fazendo, usando o teclado. Inclusive para pedir ajuda aqui no Fórum. Mas nem só de google vive o conhecimento, por isso perguntei se tinha alguma sugestão de livro, apostila ou coisa assim. Pegar um bom livro pode não ter a quantidade de informação que a internet tem, mas não tem preço que pague o conhecimento contido em um bom livro. Talvez seja minha idade dizendo isso, de um tempo em que a internet não existia e as pessoas, com muito menos acesso a informação do que a geração atual, eram muito mais inteligente que a grande maioria das pessoas atualmente. No fim das contas, vou continuar em busca da solução para o problema do meu código extremamente simples. Resolver problemas simples é tão importante quanto resolver problemas complexos. Não dá para resolver nada complexo sem passar pelo simples antes.
  5. @.if reção era para ser relação kkkk. Digitado errado. Quanto a ponteiros, vetores e principalmente arrays é o que eu mais preciso aprender. @arfneto Como percebe estou aprendendo do zero e sozinho. Vou quebrar muito a cabeça ainda. Ainda não conheço quase nada. Usei o scanf porque é o que eu conheço. Quanto a interatividade, para o programa futuro que precisarei fazer e que me motivou a aprender um pouco de linguagem C, porque tem que ser em linguagem C, vou precisar de um pouco de interatividade. Não sei se C é o mais ideal para isso mas é o que vou precisar usar, sem opção. Vou ter que me adaptar ao fato e explorar o melhor possível a interatividade dentro da linguagem C. Falando de Linux e Windows, eu odeio Windows, mas foi apenas citado para uma comparação de compatibilidade. Sei que muita coisa que roda em um não roda em outro ambiente ou navegador, mas por ser um problema tão básico eu esperava que poderia ter uma solução de rodar isso nos dois. Mas foi só curiosidade não vou nem tentar rodar no windows. Parei de usar windows em 1997 e parei de verdade, desde então nunca mais mexi em um windows e não me faz a menor falta . Pode me dizer onde encontro facilmente tal manual para entender scanf e outras coisas importantes? Não estou usando um livro. No máximo uma apostila mega antiga feita pela UFMG. Essas informações não constam na apostila. Me sugere algum material bacana para aprender C? Tenho certeza que esse é o primeiro problemas de muitos que vou enfrentar e que vou chatear muito o pessoal do fórum aqui. Mensagem do compilador: gcc -Wall -o "012_ler_caracter_da_tela" "012_ler_caracter_da_tela.c" Compilação terminada com sucesso. você entra como %c e quer imprimir como %d de propósito? Sim foi de propósito. Quero imprimir %d para ver o código ASCII relativo ao caractere entrado como %c. Se peço só isso para o programa ele faz de boa. O problema é quando uso duas variáveis char ao mesmo tempo. Se duas já deu problema, nem testei com 3 .
  6. Pessoal estou com uma dúvida extremamente iniciante. Com a finalidade de iniciar na linguagem C e entender os inteiros, caracteres, floats, etc eu estou tentando rodar um programa muito simples. Estou trabalhando com o Ubuntu e com o Geany 1.36. Na verdade são duas dúvidas: 1) Se trabalho com windows tenho a biblioteca conio.h para trabalhar com caracteres. Se trabalho no Linux/Unix não tenho tal biblioteca. Isso quer dizer que se eu desenvolver um código em um sistema operacional ele não roda no outro? Como resolver essa questão e rodar em qualquer plataforma se esse for o caso? 2) Vou postar um programa que funciona e um que não funciona, tudo que eu fiz foi acrescentar uma variável a mais e pedir a "mesma coisa" que no programa funcional. Se alguém puder me dizer o motivo de rodar um e não rodar o outro (corretamente) será uma ajuda e tanto. Vamos para o programa funcional: #include <stdio.h> int main () { char Ch1; int num1; float num2; printf ("Como são as saídas das diferentes variáveis \n"); printf ("Digite um caractere (somente um): "); scanf ("%c", &Ch1); printf ("Digite um número inteiro: "); scanf ("%d", &num1); printf ("Digite um número não inteiro: "); scanf ("%f", &num2); printf ("\n\n"); printf ("O caractere digitado foi: %c \n", Ch1); printf ("O número inteiro digitdo foi: %d \n", num1); printf ("O número não inteiro digitdo foi: %f \n", num2); return (0); } Neste código a saída é exatamente a esperada. O problema está neste segundo e também simples programa: #include <stdio.h> int main () { char Ch1; char Ch2; /* Acrescentei em reção ao programa anterior */ int num1; float num2; printf ("Como são as saídas das diferentes variáveis \n"); printf ("Digite um caractere (somente um): "); scanf ("%c", &Ch1); printf ("Digite um caractere (somente um): "); /* Acrescentei em reção ao programa anterior */ scanf ("%c", &Ch2); /* Acrescentei em reção ao programa anterior */ printf ("Digite um número inteiro: "); scanf ("%d", &num1); printf ("Digite um número não inteiro: "); scanf ("%f", &num2); printf ("\n\n"); printf ("O caractere digitado foi: %c \n", Ch1); printf ("O número inteiro digitdo foi: %d \n", num1); printf ("O número não inteiro digitdo foi: %f \n", num2); printf ("O código ASCII referente ao caractere digitado é: %d \n", Ch2); /* Acrescentei em reção ao programa anterior */ return (0); } Aqui não consigo inserir o segundo caractere (Ch2). Já tentei de várias formas e nada. Alguém sabe me dizer onde estou errando por favor? Desde já agradeço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!