Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bota

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Use um transformador apropriado, feito para áudio, será usado num estúdio, um trafo semelhante a este: https://hfc-fs.s3-eu-west-1.amazonaws.com/s3fs-public/audio-note-trans-0103-mains-800.jpg Secondary winding 8-0-8V 0-6.3V 400-300-0-300-400V
  2. Vamos lá, vou tentar explicar o porque do uso do circuito com lâmpada em série. Na maioria dos amplificadores de áudio de boa construção, tem logo na entrada, um circuito de proteção formado por um NTC, um relé e um temporizador RC, o relé bypassa o NTC em alguns segundos. Para que serve isso, para proteger o banco de capacitores da fonte do amplificador, isso previne o efeito inrush nos elétroliticos. O NTC atua como uma rampa de corrente elétrica, carregando aos poucos os condensadores. No circuito com a lâmpada em série o efeito é inverso ao circuito do amplificador, a lâmpada funciona como um PTC. Quem mexe com fonte genérica, pode observar que, na entrada da fonte não existe filtro pass baixa e nenhum componente de proteção como varisrtor ou transorb. A tensão vinda da rede (125v) vai direto para os retificadores do primário da fonte (muitas usam diodos 1N4007). Imagina a seguinte situação: diodos 1N4007 abertos, vai corrente alternada direto para o mosfet chaveador, que literalmente explode. Agora se tem o circuito com lâmpada em série ligado antes da fonte, este atua como um PTC e minimiza o inrush imposto ao componente, com certeza protege o que estiver ligado a fonte e quem a manipula também, o problema maior é o susto que se leva.
  3. Caro colega, uso um filtro de linha com fusível de 6a, mas este nunca abriu com nenhuma fonte genérica defeituosa, um disjuntor dificilmente vai desarmar, se diminuir o valor do fusível terei que trocá-lo toda vez que der problema. Uso o circuito com lâmpada em série de 150w em casa e sempre funcionou bem. Preciso montar o mesmo circuito, para usar onde trabalho, mas não existe mais para venda uma lâmpada incandescente de 150w.
  4. Faller, sou da área de TI, não trabalho com eletrônica. O circuito com a lâmpada em série é para minha proteção, a fonte, por qualquer anomalia vai para o lixo, mesmo que seja apenas um fusível aberto. Só preciso diagnosticar se o micro vai funcionar com a fonte, que na maioria das vezes é fonte genérica. Não tenho o intuito de consertar ou reparar essas fontes, preciso apenas saber se estão funcionando. Como disse recebo várias fontes usadas e só preciso diagnosticar se estão funcionando ou não. Vou montar o circuito com uma lâmpada halógena de 70W (220v), teoricamente o que muda entre as lâmpadas é o gás interno, argônio na incandescentes e gás halógeno na Halógena. Espero ter algum resultado satisfatório. Obrigado.
  5. É para testes apenas, recebo aqui muitas fontes usadas e preciso testá-las. Tem vezes, que plugo o cabo de energia numa fonte e a mesma ecoa um "Bzzzzzzz" seguido de um estouro forte (mosfet chaveador pro saco). Quero evitar este tipo de situação. Gostaria de saber se posso usar a lâmpada Halógena de 70Watts (para tensão de 220 volts). Não encontro no varejo local lâmpadas incandescentes, então a opção seria usar uma lâmpada halógena de 70w de 220volts, a dúvida é se esta lâmpada têm a equivalência de uma lâmpada incandescente de 150Watts de 127 volts, no circuito em série.
  6. Obrigado pela resposta, mas necessito um circuito simples, que me proteja contra essas malditas fontes ATX "genéricas", que a chefia insiste em comprar aos montes. Não tenho muito espaço na mesa, necessito um circuito simples, com uma Lâmpada apenas. Lâmpada halogena E27 teria a mesma funcionalidade?
  7. Gostaria de montar o circuito, com a lâmpada incandescente em série para testes na bancada. O problema é que não encontro uma lâmpada de 150Watts em lugar nenhum, para venda. Gostaria de saber, se existe algum componente que possa substituir a lâmpada incandescente.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!