Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

chamaoHugo

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. A fonte Corsair CX430 V2 tem potência de 430W e, segundo guia de fontes postado pela NyanDere, 80-83% de eficiência: 430W/0.8 + 43W = 580,5 W O nobreak que pretendo adquirir tem 1000VA e fp=0,6, ou seja, 600W. Quando cai a rede elétrica, realmente eu não permaneço com o computador ligado por muito tempo, espero alguns segundo pra verificar se não é momentâneo (o que acontece com frequência), senão desligo o mais rápido possível. Então, a onda retangular não afetará tanto a fonte, pelo que você mesmo disse e outros relatos espalhados pelo fórum. A minha preocupação se deve mais pelos avisos dos fabricantes dos nobreaks alertarem para não usá-los para alimentar computadores que possuam fontes com PFC ativo. Embora eles também alertem para o ideal dimensionamento. Vou seguir seu conselho e a lógica e escolher o de 1000VA ao invés do 700VA com onda senoidal. Agora, complementando no que diz respeito a dimensionar o nobreak: Quando eu uso a ferramenta do site da SMS para ajudar a escolher um nobreak para um CPU OffBoard com PFC (consumo 430W) e um monitor de 20" LCD, ele retorna como sugestão um nobreak senoidal de 2400VA!?! Percebi que sempre que colocada a opção "CPU OffBoard com PFC" é sempre sugerido um nobreak senoidal, independente do consumo informado. Mas 2400VA pra uma fonte de 430W e um monitor de 20" LCD, não é muito? Claro, eles precisam de um coeficiente de segurança, porque, assim como os fabricantes de placa de vídeo, eles não tem como saber a configuração do PC ou a eficiência da fonte. Após alguns testes na ferramenta, constatei que com uma fonte de 340W passa a ser sugerido um nobreak de 1400VA e uma fonte a partir de 880W passa a ser sugerido o modelo de 3200VA. Então... eles calculam que a eficiência da fonte seja muito ruim, por volta dos 30% e induzem o consumidor a comprar um produto superdimensionado e mais caro... ou o nobreak deles tem um fp muito baixo, na casa dos 0,3~0,4.
  2. Entendo e concordo com seu posionamento, faller. Mas usar nobreak senoidal com fontes de PFC ativo também não é conceitual? Ou somente um aviso do fabricante para se eximir de eventuais problemas que possam ocorrer? De qualquer forma, o nobreak que estou usando atualmente tem os dois problemas: subdimensionamento e onda retangular, na indisponibilidade de resolver ambos, preciso escolher um problema, o pior deles.
  3. Bom, em primeiro lugar gostaria de agradecer aos colaboradores do fórum, apesar de ter me cadastrado agora, já o utilizo como fonte de informação e para tirar dúvidas há um bom tempo. Graças às informações disponibilizadas na seção Fontes e Energia, eu aprendi: 1) a dimensionar e escolher uma fonte apropriada; 2) que estabilizadores são prejudiciais às fontes; 3) os riscos do uso de um nobreak; e 4) a dimensionar e escolher um nobreak apropriado. Agora vamos a minha dúvida dentro do tópico: Eu tenho uma Corsair CX430 com PFC ativo, que é suficiente para a configuração com uma folga de ~20%. Devido as quedas de energia, principalmente no período de chuvas, eu optei por usar um nobreak. Para a fonte de 430W + um monitor de 43W seria indicado um nobreak de 1000 VA. O ideal seria usar um nobreak senoidal de dupla conversão, mas o custo é inviável, possivelmente maior que o custo do PC. A próxima opção seria um nobreak senoidal de conversão simples, que, pelo que entendi, me corrijam se eu estiver errado, gera onda senoidal mas tem um estabilizador. Por exemplo, o Manager III Senoidal da SMS de 1400 VA, cujo custo, embora acessível, ainda é elevado, e com uma capacidade muito acima do que preciso, então descartando essa opção, me leva a pensar o seguinte: Eu, por ignorância no assunto, tenho usado um nobreak de onda retangular de 600 VA da SMS com esta mesma fonte (já faz quase 1 ano), e, quando da queda de energia, este tem conseguido executar seu papel e alimentado o computador tempo suficiente para salvar, fechar tudo e desligar ou o reestabelecimento do fornecimento. Então, embora subdimensionado, um nobreak senoidal de 700 VA é possível que aguente. Agora a pergunta propriamente dita: Dentre um nobreak de onda retangular dimensionamento apropriadamente e um nobreak de onda senoidal subdimensionado, qual a melhor opção? (ou menos pior) Como foi dito, nenhuma das duas é ideal, mas diante da necessidade e do custo, são as opções que eu tenho. A lógica diz que eu devo escolher um nobreak de onda retangular de 1000 VA, pois de nada adianta ser senoidal se não possuir capacidade suficiente e desligar quando eu precisar dele. Por outro lado, não seria indicado com uma fonte com PFC ativo e se um de 600 VA tem aguentado, por que um de 700 VA não aguentaria. Bom é isso, se puderem opinar, eu agradeço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!