Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

marcos5001

Membro Júnior
  • Posts

    5
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Muito esclarecedor a resposta de vocês. Eu havia preferido o relê de estado sólido por ser silencioso, e não ter aquele 'click' quando acionado. Mas se tem essas desvantagens de perda de tensão e etc. Então provavelmente eu escolha os reles mecânicos mesmo. Vou analisar um pouco melhor e decidir. Obrigado pelas respostas.
  2. Olá, tenho uma pergunta de iniciante. Vou dar um exemplo para entenderem melhor minha dúvida: Meu carro como todos os outros carros tem o circuito de 12v, e gostaria de controlar o vidro por exemplo, para que ele abra utilizando o Arduíno. O Arduino trabalha com 5V nas suas respectivas portas. Como já sabemos, o botão do vidro quando pressionado para abrir, ele fecha o circuito, fazendo com que a corrente passe e assim o vidro suba. (OK) Então gostaria de saber a melhor forma para fazer isso via Arduino. Então eu penso que a melhor forma seria com um relê, estou correto disso? Assim uso uma das portas do Arduíno para emitir um sinal HIGH de 5v no relê, fazendo com que o relê fechasse o circuito 12v do vidro. Mas aí entra outra questão, gostaria de utilizar um relê de estado solido, achei um pra comprar onde a especificação é que usa 5V para controlar correntes de até 220V / 2A. E então não entendi se essa especificação seria a melhor para o meu projeto. Pois só vou utilizar 5v para controlar 12V, e em vez de 2A, o carro trabalha com correntes até 50A, acredito que o vidro por exemplo use 20A, pois o propário fusível dele é de 20A. Então não entendi se poderia usar esse relê. Existe um outro especificação de rele que seja ideal para o meu projeto? Obrigado.
  3. Veja na imagem o circuito. Coisa simples, apenas para ligar o motor, porém o problema com a fonte esta me tirando o sono.
  4. Olá pessoal, Estou com um problema que estou quebrando a cabeça ja faz um tempinho, tenho uma maquina de barbear que tinha uma bateria recarregável, mas como a bateria viciou eu decidi conectar a maquina diretamente em uma fonte de alimentação 5v sem necessidade de bateria, então removi todo o circuito dela e fiz um simples circuito para fornecer a energia suficiente para o motor funcionar, nesse caso tive que usar um regulador de tensão para fazer com que os 5v da fonte entregasse 1.5v pro motor eletrico, até aí tudo bem, tudo certo, a não ser pelo fato de que a fonte tem uma proteção contra curto fazendo com que o motor não funcione corretamente quando sobre algum tipo de "Resistência Física" ou seja, se coloco meu dedo para forçar o motorzinho parar, quando ele para, a fonte entende isso como um curto cicuito e para de fornecer energia por 5 segundos, e isso faz com que a maquina não funcione corretamente. A lamina de barbear faz uma contante pressão no motorzinho quando esta sendo utilizada e o motor não pode parar só por causa disso. Com bateria ou com pilha isso não acontece, mesmo se eu paro o motor, ele ainda está sempre dando aquela puxada para resistir a essa pressão. Já tentei colocar um capacitor em paralelo com o motor achando que ele iria fornecer a energia suficiente quando a fonte desligasse, porém isso não ocorre, até porque o motor precisa de pelo menos 400 mA para poder girar. Também ja tentei colocar um resistor em paralelo com o motor, pra quando o motor parar, a fonte não entender como um curto, porém quando eu faço isso, o motor não liga de jeito nenhum, pois não tem corrente suficiente para funcionar por causa do resistor. Alguem tem alguma dica do que eu posso fazer para contornar esse problema da proteção contra curto.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!