Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dessaw

Membro Júnior
  • Posts

    1
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olá, preciso fazer um jogo da velha em C. O problema é que meu professor especificou demais o trabalho e eu não consegui fazer do jeito dele. Enunciado do trabalho: Jogo da Velha As regras do jogo sao descritas a seguir: O tabuleiro e uma matriz de tres linhas por tres colunas; Existem dois jogadores, identicados por O e X no tabuleiro; Os jogadores devem realizar suas jogadas de maneira alternada, preenchendo um espaco de cada vez; Vence o jogador que formar uma sequencia de tres smbolos em qualquer direcao (horizontal, vertical ou diagonal); O empate acontece quando nao for possvel formar uma sequencia. O seu jogo deve apresentar de maneira rudimentar o tabuleiro, o que pode ser feito em 3 linhas de texto (marcando com um ponto as posições livres). O jogo deve solicitar uma linha e uma coluna para cada jogador de maneira alternada. Apos cada entrada (linha e coluna) o seu jogo deve vericar se esta e uma jogada valida. Se for, marcar o tabuleiro e apresenta-lo. Apenas as seguintes funcoes / procedimentos devem ser implementados no seu jogo: void inicia tabuleiro(char tabuleiro[3][3]); void apresenta tabuleiro(char tabuleiro[3][3]); int realiza jogada(int jogador, int linha, int coluna, char tabuleiro[3][3]); int verica tabuleiro(char tabuleiro[3][3]); funcao principal. Detalhes sobre as partes da implementacao: O procedimento inicia tabuleiro() deve marcar as posições da matriz tabuleiro com pontos. O procedimento apresenta tabuleiro() deve apresentar o tabuleiro na tela. A funcao realiza_jogada() recebe um numero (1 ou 2) para o jogador e os valores de linha e coluna. Se a posicao estiver dentro dos limites do tabuleiro e nao existir outro smbolo nesta posicao, marcar a posicao com o smbolo correspondente ao jogador. Retornar 1 se a jogada for valida e zero se nao for, para que o programa principal lide com a situacao. As linhas e colunas da matriz iniciam em zero! A funcao verifica_tabuleiro() deve procurar por uma condicao de m de jogo (sequencia ou empate, que ocorre quando todos os elementos foram preenchidos e nao houve sequencia). Retornar 1 se for nal de jogo e zero se nao for, para que o programa principal lide com a situacao. Dessa forma, a funcao principal deve realizar os seguintes passos: 1) inicializar tabuleiro; 2) apresentar o tabuleiro; 3) ler uma linha e uma coluna do jogador 1; 4) realizar uma jogada - se for valida continuar, senao emitir erro e retornar ao passo anterior; 5) verificar o tabuleiro para condicao de fim de jogo - se for verdadeiro ir para o passo 10, senao continuar; 6) apresentar o tabuleiro; 7) ler uma linha e uma coluna do jogador 2; 8) realizar uma jogada - se for valida continuar, senao emitir erro e retornar ao passo anterior; 9) verificar o tabuleiro para condicao de fim de jogo - se for verdadeiro continuar, senao retornar ao passo 2; 10) apresentar o tabuleiro e o vencedor. O que eu consegui fazer : #include <stdio.h> void inicia_tabuleiro(char tabuleiro [3][3]); void apresenta_tabuleiro(char tabuleiro [3][3]); int realiza_jogada(int jogador, int linha, int coluna, char tabuleiro [3][3]); int verifica_tabuleiro(char tabuleiro [3][3]); int main(void); { } void inicia_tabuleiro(char tabuleiro[3][3]) { int linha, coluna; for(linha = 0 ; linha < 3 ; linha++) for(coluna = 0 ; coluna < 3 ; coluna++) tabuleiro[linha][coluna] = 0; } void apresenta_tabuleiro(int tabuleiro[3][3]) { int linha, coluna; putchar('\n'); for(linha = 0 ; linha < 3 ; linha++) { for(coluna = 0 ; coluna < 3 ; coluna++) { if(tabuleiro[linha][coluna] == 0) printf(" "); else if(tabuleiro[linha][coluna] == 1) printf(" X "); else printf(" O "); if(coluna != (3-1)) printf("|"); } putchar('\n'); } putchar('\n'); }

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!