Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oliver Queen

Membro Júnior
  • Posts

    7
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Amigo LMolinari, obrigado. Infelizmente o problema de meu multímetro não é o fusível, pois verifiquei o mesmo. Não comprarei um aparelho caro, pois é só para estudos mesmo. Abraços!
  2. Amigo Jambao, algum gatuno realmente mexeu no meu multímetro, então. Realmente é muito estranho o fato dele pifar sozinho. Sairei hoje em busca de um Minipa por aqui. Lendo a descrição realmente parece um pouco complicado o funcionamento do aparelho, mas como recomendado procurarei estudar e entender o que de fato acontece num multímetro. Agora com a explicação passei a entender melhor o esquema, mas acho que só vou conseguir trabalhar nele de fato após entender o funcionamento de cada circuito. Eu moro longe do litoral (Minas Gerais), portanto é impossível ele ter estragado sozinho. Certos aprendizados só vêm com a experiência e nem todas são boas, rs. Comprarei um novo multímetro analógico e continuarei meus estudos. Abração e muito obrigado!
  3. Jambao e mroberto98, obrigado. De fato, tenho mais facilidade e entendimento com o analógico, mas não quer dizer que eu vá abrir mão de um digital. É verdade, Jambao, fiquei um pouco "perdido" com o esquema do aparelho. Com uma rápida pesquisa encontrei para vender um Minipa em preço acessível, pois não necessito de um equipamento profissional. Vou adquirí-lo, mas quero um aparelho com garantia dos fabricantes, já que eles podem "pifar", como meu outro multímetro. Darei prioridade para um multímetro analógico, mas assim que possível irei adquirir um digital também, pois após a conversa fiquei curioso para fazer medidas no digital, rs. Muito obrigado pela ajuda, amigos. Acho que faz parte do aprendizado passar por estes problemas às vezes. E para piorar a falta de sorte os componentes e a protoboard que comprei chegaram hoje, e eu louco para montar alguns circuitinhos me deparei com um multímetro pifado justo agora, rsrs. Boa noite a todos!
  4. mroberto98, eu ainda não fiz este tipo de medição, mas pretendo fazê-las em breve, rs. Estou iniciando nos estudos ainda, e como disse, só usei o multímetro em resistores, pilhas e baterias. O último uso que fiz dele foi um teste de LED, o qual na escala X1 do ohmímetro observei se ele acendia quando corretamente polarizado. No caso de medições com circuito ligado seria melhor um multímetro digital? Talvez eu compre de uma vez um analógico e um digital, pois os digitais apresentam preços mais acessíveis e como disse o amigo Jambao, "um complementa o outro." Abraços e muito obrigado!
  5. Caros Jambao, mroberto98 e Rafae.R; muito obrigado pela resposta, foram de imensa ajuda. Procurarei por oficinas que ofereçam este tipo de manutenção aqui em Minas, mas é pouco provável que o preço seja razoável, uma vez que comprei para estudo este multímetro, portanto não foi um equipamento caro. De fato, nas minhas pesquisas para compra do multímetro os aparelhos digitais possuíam preços muito mais acessíveis, mas como citado pelo amigo Jambao preferi o analógico, pois nele sei realizar os testes de componentes semicondutores e capacitores. O esquema elétrico também foi muito bom, mas só poderei tentar consertar meu multímetro com outro em mãos. Não é problema mecânico, pois verifiquei se o ponteiro estava se movendo livremente. Enfim, não sei o que houve com este multímetro. Creio que vou investir o que me resta da "verba" em um multímetro analógico novo, de um bom fabricante que ofereça garantia e talvez até assistência técnica. Alguma sugestão quanto a bons fabricantes de multímetros analógicos? Abraços e novamente obrigado a todos!
  6. Caro cesarlg, obrigado pela resposta. Acabei de substituir ambas as pilhas e a bateria do multímetro por novas, mas o problema persiste. As leituras continuam errôneas e não consigo zerar a escala do ohmímetro, sendo que o ponteiro fica preso no lado direito da tela e não chega ao zero não importa o quanto eu gire o ajuste. Abraços!
  7. Bom dia, pessoal. Tudo bem? Sou iniciante em eletrônica. Esta semana estava testando alguns LED's com meu Multímetro Analógico MULTITESTER YX-360TRN. Os testes correram bem, retirei as pontas de prova do aparelho e o guardei. Quando o peguei outra vez, cerca de dois dias depois, percebi que não consigo zerar as escalas do ohmímetro do aparelho, pois toda vez que encosto as pontas de prova o ponteiro vai para a direita do visor e fica lá não importa o quanto eu gire o ajuste. Para agravar a situação, ao tentar medir a tensão de uma bateria de 9V liguei as pontas de prova invertidas na bateria, sendo que o ponteiro foi para o extremo esquerdo do visor e depois voltou ao zero. A situação agora é a seguinte: Não consigo zerar nenhuma escala do ohmímetro. Fazendo o teste com as escalas usando um resistor de 47k obtive os seguintes resultados: Escala X1: O ponteiro não se move. Escala X10: O ponteiro não se move. Escala X1k: O ponteiro fica próximo ao 20 da escala do ohmímetro. Escala X10k: O ponteiro vai para o extremo direito da tela. Também testei o voltímetro: Com uma pilha de 1,5V obtive o seguinte resultado: 165, na escala 2,5. Na escala de 10 com uma bateria de 9V o ponteiro se deslocou para o extremo direito da tela. Na escala de 50 com uma bateria de 9V obtive cerca de 12V. Minha dúvida é a seguinte: Dá para consertar o multímetro em uma loja especializada de eletrônica? Sei que ele é um circuito crítico, o qual possui componentes raros no mercado. Mas o uso dele, por enquanto, é somente amador e para estudos, pois não necessito de um aparelho de ponta para esta finalidade. Vocês me aconselhariam a tentar consertá-lo ou a comprar outro novo? PS: Caso alguém saiba qual o problema dele (resistor queimado, diodo zener, etc) gostaria que me falasse, pois eu mesmo tentaria consertá-lo. Desde já agradeço. Abraços!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!