Boa tarde, amigos.
Tenho uma dúvida.
Em 2014, após pesquisar um pouco sobre taxa de bits e placas de vídeo para compra, alguns conhecidos meus me explicaram algo como interface de memória x velocidade de processamento e mais outras coisinhas que poderiam ser determinantes na escolha de uma boa placa de vídeo, especificamente para jogos.
Pois bem: eu possuo uma GeForce GTX 560 Ti com 1 GB e 256 bits. Hesitei muito na hora de comprar a Ge Force 650 Ti, por justamente ela apresentar uma interface de memória/bits menor do que a 560 Ti (alguns modelos 650 Ti possuíam da 128 bits com 2 GB) e a GTX 660 Ti com 2 GB e 192 bits. Nem tanto o preço, pois a diferença variava entre 120 a 150 reais a menos. O que definiu minha compra foi mesmo uma interface de memória de 256 bits e fiquei com a 560 Ti.
Hoje começo a perceber - após um ano de uso - que em alguns jogos, essa escolha se mostrou um tanto equivocada. Em alguns jogos, a qualidade dos gráficos salta aos olhos (nos casos de simuladores que exigem mais processamento como rFactor 1 e 2, F1 2013, Asseto Corsa e etc.). Já em jogos mais antigos e modestos - que exigem menos processamento da placa e da máquina -, percebo que a qualidade gráfica e taxa de bits não faz tanta diferença... Talvez até porque o jogo (exemplo: Trackmania United) tenha sido desenvolvido há um bom tempo (2008) e não houve um grande upgrade no engine gráfico dele que justificasse uma placa de vídeo monstruosa para processar os gráficos do mesmo. O jogo ficou mais bonito, sem serrilhados e enfim, roda liso com todos os itens de qualidade no máximo, sem problemas de travamentos e explosão de cores...
Entretanto, eu esperava (dentro de minha limitação e conhecimento do assunto) um salto bem maior, mas... Pensei então na seguinte pergunta: o que é DETERMINANTE na hora de avaliar a compra de uma placa? Interface de memória, quantidade de RAM da placa ou outro item (para jogos, ok?) para jogos com alto processamento gráfico. Sou ciente de que escolher - na série de placas da linha Nvidia - é preciso sempre lembrar da nomenclatura - GT'X' e com o Ti à frente - pois até onde eu sei, são placas produzidas para desempenho em jogos, por exemplo. Estou analisando por exemplo, a compra de uma segunda VGA (a GTX 750 Ti, por exemplo - que tem 2 GB, DDR5, mas tem 128 Bits). A pergunta é: em relação à minha placa atual compensa o investimento?
Aguardo retorno.
Obrigado.