Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pedro Caio França

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Pedro Caio França postou

  1. Olá! Estou com um roteador secundário para funcionar como repetidor. Mas há a possibilidade de eu conectar este secundário ao principal através de cabo? Ou só por wireless mesmo? Grato desde já!
  2. Olá, membros. Estou querendo fazer um divisor de frequência com um 555, onde a frequência de entrada é 244,14 Hz (4,096ms), e na saída a metade dessa frequência (8,192ms). Estou inicialmente simulando no multisim com a constante de tempo com R=3.3k e C=2.2uF, gerando a frequência desejada. Mas a forma de onda de saída está estranha, em que a borda sobe rapidamente após a descida, não esperando o próximo disparo. Alguém sabe o motivo? Em anexo está o circuito e a imagem do osciloscópio (em cima a saída do 555 e embaixo a onda de disparo na entrada). Obrigado desde já.
  3. @aphawk Enfim consegui controlar e medir com o 628a. Era um problema bem besta. Uso os sensores til 32 e 78.
  4. @aphawk Cara, muito obrigado pela excelente explicação! Mas eu que me expressei errado. Essa parte do disparo funcionou corretamente. O meu programa é pra controlar a velocidade do motor e simultaneamente medi-la. Separadamente, os dois funcionam normalmente. Consigo com um programa controlar a velocidade, e com outro medi-la. Mas quando junto os dois programas que dá pau. Eu consigo controlar a velocidade, mas não medir. Tava usando o pic 16f628a. Então mudei a ideia pra controlar a velocidade usando o pwm e medi-la usando o capture. Pra isso troquei pro pic 16f877 que possui dois modos CCPs. Mas o que eu queria mesmo era continuar com o 628a, mas já bati muita cabeça e não consegui. O pior é que sei é que é algum problema besta. Então voltando pro 877, me surgiu essa dúvida sobre como usar o pwm pra controlar corretamente.
  5. @aphawk Essa sincronização já está feita no programa. Então acho que não entendi muito bem como usar o PWM nesse caso. Eu tô tentando igualar os períodos e só alterar o tempo de nível alto pra controlar. É o controle de velocidade de um motor de indução monofásico. Esse pensamento tá errado? Já tentei utilizar esse pelo disparo do triac, usando o modo captura do pic e fazendo a subtração entre registradores, mas não deu muito certo e por isso tô tentando implementar via PWM. Não entendi bem essa explicação final "pode ser desde 1 até qualquer múltiplo(...)". :/ Obrigado.
  6. Estou querendo controlar a entrega de potência média a uma carga através do PWM do PIC 16f877. Para isso, pensei em igualar o período do PWM ao período da rede elétrica de 16,67 ms (na verdade ao semiciclo que é de 8,33ms), e a partir daí controlar o tempo do pulso em nível alto controlando assim a tensão gerada. No entanto, o PWM é controlado pelo timer 2. Estou usando um cristal de 4 MHz, e com isso consigo um período máximo de 4,096 ms [Tpwm = (PR2+1)*Tosc*PrescalerTMR2, com PR2 = 255, Tosc = 250ns e PrescalerTMR2 = 16]. Não quero por hora trocar o cristal para um de frequência maior. Gostaria de saber se tem algum outro modo de aumentar esse período máximo do timer 2 sem trocar o cristal e sem outros prejuízos. Ou alguma outra forma de fazer esse controle sem necessariamente igualar ao período da rede elétrica. Desde já muito obrigado.
  7. Obrigado a todos que ajudaram na dúvida. Na verdade o problema estava que a fonte DC e a placa de disparo do TRIAC, onde entra a rede elétrica, estavam em circuitos elétricos diferentes, portanto não compartilhando o mesmo "comum". Aí dava o erro. Problema sanado.
  8. @mario cesar berardo Tem como você me explicar melhor essa ideia? Na verdade a ideia de colocar C2 e R4 foi para implementar um snubber no triac (anexo), mas inicialmente meus testes eram feitos sem esse snubber, que estavam dando igualmente errados.
  9. @mario cesar berardo na verdade, o circuito de disparo que eu to usando é esse anexado aqui embaixo. Eu até inseri um outro snubber no triac pra ver se melhorava algo, mas nada aconteceu. O motor entra em J2 e J3 e a rede elétrica em J4 e J5.
  10. @mario cesar berardo Não tá funcionando, e é por isso que publiquei esse tópico, hehe. Mas continuarei tentando.
  11. @mario cesar berardo obrigado pela resposta. A precisão deve ser a suficiente pra mostrar que o controlador funciona, hehe. Nada muito preciso. O detector de passagem por zero já está programa do pic, e ele dispara na parte da senoide desejada. O que me estranha é ter vários circuitos na internet e datasheets (como a figura acima). Mas pode ser que eles sejam apenas para ligar e desligar o motor, não para o controle. Não sei.
  12. Talvez o problema esteja no circuito snubber. Não sei se esse datasheet do MOC usa esse circuito apenas para ligar e desligar a carga, e não pra controlar a velocidade do motor, como é o caso. Eu também inseri para teste um snubber para o TRIAC, usando a equação que encontrei no livro do Rashid e está disposta abaixo, em anexo. O dv/dt do triac usado é 100 V/microseg, e fixando o capacitor em 100nF, encontrei a resistência de 11 ohm. Mas nada mudou. Ainda estou procurando como calcular corretamente o circuito snubber. O AmpOp (U2:A) dá essa amostra.
  13. @_xyko_ Agora compreendi tua primeira pergunta. É pertinente. Mas eu só fiz pegar o esquema de um outro lugar. Mas de qualquer forma, funciona. A detecção da passagem por zero é feita no programa do microcontrolador inserido.
  14. Alguém mais com ideias? Eu fiz a troca dos resistores para os de maior potência, e o problema persistiu.
  15. É isso mesmo que a @Isadora Ferraz diz. O PIC controla o disparo do TRIAC, deixando passar mais ou menos da onda de tensão.
  16. @Isadora Ferraz @costa Marcelo Desculpem a demora pela resposta. O circuito utilizado está anexado abaixo. O controle é feito pelo ângulo de disparo. O resistor de 1k2, acredito que foi de 1/8 W (realmente bem pequeno, tanto que queimou instantaneamente). O de 2k2 foi, no "olhômetro", de 1/2W. Será que foi esse o problema? na verdade nunca liguei pra isso porque nunca tive problema com a queima de resistores por isso... Mas parando pra analisar, realmente. O problema é encontrar tais resistores na minha cidade, por isso comprei logo os que encontrei. Obrigado pela atenção.
  17. Olá, senhores. Estou desenvolvendo um projeto para controlar um motor de indução monofásico de 1/8 cv usando o PIC. No entanto, por algum motivo que não consigo descobrir, o controle não está funcionando corretamente. O problema é na placa que controla o disparo que está ilustrado na figura abaixo, que tirei do datasheet do moc 3010. O optoacoplador que to utilizando é o MOC 3011, o triac é o TIC226D, usei uma resistência de 2.2k no snubber, e o capacitor é de poliéster. Quando coloquei uma carga resistiva (lâmpada incandescente), funcionou normalmente o disparo do triac, mas quando coloquei o motor, essa resistência do snubber quase pega fogo. Aí usei a outra configuração no mesmo datasheet que usa no snubber R=1.2k e 0.2microF, que é para correntes de porta entre 15 e 50mA, mas quando testei inicialmente na lâmpada mais uma vez a resistência queimou (nem cheguei a testar com o motor). Gostaria de saber se alguém já passou por esse problema, ou se alguém sabe o motivo, já que estou usando valores de datasheet. A onda quadrada que chega no MOC tem amplitude 5Vdc, e Rin é 180ohm. Em anexo está o datasheet utilizado. Muito obrigado pela atenção. moc3010 motorola.PDF
  18. Na verdade a dúvida não é tanto pelo resistor de 1k, era mais pra ter certeza. No datasheet, até onde vi, ele só mostra que a tensão máxima é de 400V. Como jogo uma tensão de 127 (bem abaixo), só gostaria de saber se há prejuízo.
  19. Olá! Tenho duas dúvidas que acredito ser simples. Estou montando o circuito abaixo em um circuito impresso. Na entrada tem uma tensão de 5V, e R1 = 500 ohm. Posso utilizar um resistor de 1k em R1, sem prejuízo? (logo uma corrente de 5mA). Utilizo um MOC 3010, e tensão 127V. No entanto, o TRIAC que possuo é um TIC226D, indicado para tensões 220V (Tensão de pico 400V). Há algum problema nisso? Na minha cidade, não encontrei o TIC226B, por isso só posso usar o da classe D. Com a palavra, vocês. Grato desde já.
  20. Olá. Estou iniciando no mundo PIC, e estou com dificuldade para fazer funcionar uma transmissão serial pelo PIC 16F628A. É apenas a transmissão, onde quero ver o byte através de um osciloscópio. A linguagem usada é ASSEMBLER. Não sei onde estou errando, por isso gostaria de uma colaboração para encontrar o erro. Grato desde já. Eis o código: #INCLUDE <P16f628A.INC> #DEFINE BANK0 BCF STATUS,RP0 #DEFINE BANK1 BSF STATUS,RP0 CBLOCK 0X20 ENDC ORG 0X00 GOTO DEFINICOES ORG 0X04 RETFIE DEFINICOES BANK0 CLRF PORTA CLRF PORTB BANK1 BCF TRISB,2 MOVLW .25 ;ou D'25' MOVWF SPBRG ;baud rate = 9600 (erro de 0,16%) CLRF TXSTA BSF TXSTA,2 ;velocidade alta. bit BRGH BCF TXSTA,4 ;modo assíncrono. bit SYNC BANK0 CLRF RCSTA BSF RCSTA,7 ;USART habilitada. bit SPEN BANK1 BSF TXSTA,5 ;Transmissão habilitada. bit TXEN BANK0 INICIO TRANSMISSAO MOVWF B'10101010' MOVLW TXREG BTFSS PIR,4 GOTO $-1 END
  21. Muito obrigado, caro! Assim que puder, alterarei as mudanças citadas, e trarei o resultado. Grato!
  22. Muito obrigado pelas dicas, são de grande valia! No entanto meu objetivo é me desenvolver na linguagem asm, e este projeto está me atrasando, rs. No aguardo de mais algum salvador que se disponha a ajudar.
  23. Olá! Estou com problemas no meu programa, não consigo fazê-lo funcionar. Já tentei várias alternativas. Acredito que seja algum erro bobo. Gostaria realmente de uma ajuda. O programa foi desenvolvido em linguagem Assembly e compilado no MPLAB. Muito obrigado desde já! A ideia é a seguinte: possuo uma fonte que gera um sinal DC com período 16,67 ms (advinda da rede elétrica convencional 60 Hz). Utilizando três botões, cada botão que eu apertar gera um sinal na porta do PIC16F628A com períodos diferentes, sincronizados com o sinal da fonte. Exemplo: botão 1 gera sinal de 16,67 ms, botão 2 gera de 4,167 ms (1/4 da fonte) e botão 3 gera sinal com 8,33 ms (1/2 da fonte). #INCLUDE <P16f628A.INC> #DEFINE BANK0 BCF STATUS,RP0 #DEFINE BANK1 BSF STATUS,RP0 CBLOCK 0X20 D1 ;variáveis D2 CONTA ENDC #DEFINE BOTAO0 PORTA,0 ;entradas #DEFINE BOTAO1 PORTA,1 #DEFINE BOTAO2 PORTA,2 #DEFINE SAIDA PORTB,0 ;saída ORG 0X00 GOTO DEFINICOES ORG 0X04 BCF INTCON,0 RETFIE TEMPO1 ;4163 cycles MOVLW 0x40 MOVWF D1 MOVLW 0x04 MOVWF D2 DELAY DECFSZ D1, F GOTO $+2 DECFSZ D2, F GOTO DELAY ;4 cycles GOTO $+1 GOTO $+1 RETURN TEMPO2 ;8328 cycles MOVLW 0x81 MOVWF D1 MOVLW 0x07 MOVWF D2 DELAY1 DECFSZ D1, F GOTO $+2 DECFSZ D2, F GOTO DELAY 2 cycles GOTO $+1 RETURN TEMPO3 ;12498 cycles MOVLW 0xC3 MOVWF D1 MOVLW 0x0A MOVWF D2 DELAY2 DECFSZ D1, F GOTO $+2 DECFSZ D2, F GOTO DELAY ;2 cycles GOTO $+1 RETURN TEMPO4 ;16663 cycles MOVLW 0x04 MOVWF D1 MOVLW 0x0E MOVWF D2 DELAY3 DECFSZ D1, F GOTO $+2 DECFSZ D2, F GOTO DELAY3 ;4 cycles GOTO $+1 GOTO $+1 RETURN DEFINICOES BANK0 MOVLW 0x07 MOVWF CMCON ;desativando comparadores para utilização do PORTA BANK1 CLRF PORTA CLRF PORTB CLRF INTCON ;Todas as interrupções impedidas MOVLW B'00001000' ;Só a interrupção por mudança de estado habilitada MOVWF INTCON BSF INTCON,GIE ;Permitida a ocorrência de interrupções MOVLW B'11111111' MOVWF TRISA MOVLW B'11111110' ;RB0 como saída MOVWF TRISB MOVLW B'00000000' MOVWF OPTION_REG BANK0 INICIO BTFSS INTCON,0 GOTO $-1 MAIN0 BTFSC BOTAO0 GOTO BOTAO0_ON GOTO BOTAO0_OFF BOTAO0_ON BSF PORTB,0 CALL TEMPO4 ;16,667 s BCF PORTB,0 BCF INTCON,0 GOTO MAIN1 BOTAO0_OFF BCF PORTB,0 BCF INTCON,0 GOTO MAIN1 MAIN1 BTFSC BOTAO1 GOTO BOTAO1_ON GOTO BOTAO1_OFF BOTAO1_ON CALL TEMPO1 ;4,167 ms BSF PORTB,0 CALL TEMPO3 ;12,5 ms BCF PORTB,0 BCF INTCON,0 GOTO MAIN2 BOTAO1_OFF BCF PORTB,0 BCF INTCON,0 GOTO MAIN2 MAIN2 BTFSC BOTAO2 GOTO BOTAO2_ON GOTO BOTAO2_OFF BOTAO2_ON CALL TEMPO2 ;8,33 ms BSF PORTB,0 CALL TEMPO2 ;8,33 ms BCF PORTB,0 BCF INTCON,0 GOTO INICIO BOTAO2_OFF BCF PORTB,0 BCF INTCON,0 GOTO INICIO END

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!