Olá, amigos do Clube do Hardware!
Eu tenho um notebook Lenovo Ideapad Gaming 3i, com um Intel Core i5 11300H, Memória de 8 GB e uma Nvidia GeForce GTX 1650 c/ 4 GB.
Adquiri há pouco tempo (em janeiro desse ano).
Eu estava jogando Red Dead Redemption 2 tranquilamente, porém há alguns dias ele começou a apresentar tela azul após alguns minutos de gameplay.
Somente hoje, foram 4 telas azuis durante o jogo e 1 fora do jogo.
Os dois últimos travamentos foram com o Stop Code: "WHEA UNCORRECTABLE ERROR", que, segundo pesquisei, tem a ver com problemas de hardware.
Curiosamente, essas duas últimas telas azuis ocorreram exatamente no mesmo ponto de uma cutscene do game... Ficou travado na tela azul, então tive que segurar o botão de energia até o sistema desligar.
Deixo abaixo os logs dessas telas azuis de hj:
O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000004, 0xffffad8f0dab3028, 0x0000000000000000, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-15656-01.dmp. Id de Relatório: 598bc734-90b0-4442-9095-a68fb4f20e6a.
(Creio que esse foi fora do jogo): O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x0000000a (0xffffc30cbd77e530, 0x0000000000000002, 0x0000000000000001, 0xfffff80211af7c7f). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-17984-01.dmp. Id de Relatório: 73a1a52e-102a-4978-8d30-d4e6e8506ba1.
O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000004, 0xffffb00a26dea028, 0x0000000000000000, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-14750-01.dmp. Id de Relatório: 8d872d40-9cd3-48f5-90e0-62b352a15476.
O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000004, 0xffffae87491c8028, 0x0000000000000000, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-15000-01.dmp. Id de Relatório: 275bd168-a30b-4275-baf1-f086808b9515.
O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000004, 0xffff9109d6b5e028, 0x0000000000000000, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-15781-01.dmp. Id de Relatório: 72e6e5fa-f9fc-40c2-817e-6e118e6c7c7b.
Como esse notebook tem somente 8 GB de RAM, eu já estava pensando em comprar mais 8 GB. Após esse problema dos travamentos durante o jogo, pensei em já comprar a memória, até porque um colega de trabalho me disse, por alto, que essas telas azuis podem ter a ver com falta de memória. Porém, sinceramente, acho que não deve ser somente isso. Se for memória, ótimo, será fácil de resolver.
Mas me parece ser algo mais complicado e chato de resolver.
Ações que já fiz:
- Verificar se tem atualizações (do Windows, de drivers...);
- Atualizei a BIOS via Lenovo Vantage (aplicativo padrão da marca para otimização do sistema);
- Desativei um driver que não estava funcionando corretamente e nem dando para atualizar (Universal Device Client Device)
Com a experiência de vcs, saberiam me dizer uma possível causa?
Será que comprar mais 8 GB de RAM e pedir para o técnico instalar e dar uma checada na memória já instalada pode resolver o problema?
Desde já, agradeço!