Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul quando jogo game pesado


Ir à solução Resolvido por wesley_raasch,

Posts recomendados

Olá, amigos do Clube do Hardware!

 

Eu tenho um notebook Lenovo Ideapad Gaming 3i, com um Intel Core i5 11300H, Memória de 8 GB e uma Nvidia GeForce GTX 1650 c/ 4 GB.
Adquiri há pouco tempo (em janeiro desse ano).

 

Eu estava jogando Red Dead Redemption 2 tranquilamente, porém há alguns dias ele começou a apresentar tela azul após alguns minutos de gameplay. 
Somente hoje, foram 4 telas azuis durante o jogo e 1 fora do jogo.

Os dois últimos travamentos foram com o Stop Code: "WHEA UNCORRECTABLE ERROR", que, segundo pesquisei, tem a ver com problemas de hardware.
Curiosamente, essas duas últimas telas azuis ocorreram exatamente no mesmo ponto de uma cutscene do game... Ficou travado na tela azul, então tive que segurar o botão de energia até o sistema desligar.


Deixo abaixo os logs dessas telas azuis de hj:

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000004, 0xffffad8f0dab3028, 0x0000000000000000, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-15656-01.dmp. Id de Relatório: 598bc734-90b0-4442-9095-a68fb4f20e6a.

 

(Creio que esse foi fora do jogo): O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x0000000a (0xffffc30cbd77e530, 0x0000000000000002, 0x0000000000000001, 0xfffff80211af7c7f). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-17984-01.dmp. Id de Relatório: 73a1a52e-102a-4978-8d30-d4e6e8506ba1.

 

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000004, 0xffffb00a26dea028, 0x0000000000000000, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-14750-01.dmp. Id de Relatório: 8d872d40-9cd3-48f5-90e0-62b352a15476.

 

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000004, 0xffffae87491c8028, 0x0000000000000000, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-15000-01.dmp. Id de Relatório: 275bd168-a30b-4275-baf1-f086808b9515.

 

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000004, 0xffff9109d6b5e028, 0x0000000000000000, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-15781-01.dmp. Id de Relatório: 72e6e5fa-f9fc-40c2-817e-6e118e6c7c7b.


Como esse notebook tem somente 8 GB de RAM, eu já estava pensando em comprar mais 8 GB. Após esse problema dos travamentos durante o jogo, pensei em já comprar a memória, até porque um colega de trabalho me disse, por alto, que essas telas azuis podem ter a ver com falta de memória. Porém, sinceramente, acho que não deve ser somente isso. Se for memória, ótimo, será fácil de resolver.

Mas me parece ser algo mais complicado e chato de resolver.

 

Ações que já fiz:
- Verificar se tem atualizações (do Windows, de drivers...);
- Atualizei a BIOS via Lenovo Vantage (aplicativo padrão da marca para otimização do sistema);
- Desativei um driver que não estava funcionando corretamente e nem dando para atualizar (Universal Device Client Device)


Com a experiência de vcs, saberiam me dizer uma possível causa?
Será que comprar mais 8 GB de RAM e pedir para o técnico instalar e dar uma checada na memória já instalada pode resolver o problema?

 

Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se funcionava, upgrade não vai conrrigir, mas pode ser bom para dps de corrigir.

ouve alguma mudança no equipamento? como atualizaçao do sistema ou drivers? para q n sabe muita coisa, eu sugero voltar em algum ponto de restauração onde o jogo estava legal.

tente fazer backup de dados que possa ter, altes dos testes, pois se for algo grave com o armazenamento, ao forçar testes e soluções, vai correr com a degradação do disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daquinhoRapaz, eu costumo estar sempre atualizando quando há atualização disponível. Recentemente, fiz sim atualização de driver da placa de vídeo NVidia, atualizações do Windows...

Estou seguindo essa ideia q você deu e restaurando o sistema ao ponto mais antigo que havia (14/06).

Mais tarde vou fazer uns testes e informo aqui.

Se vcs tiverem mais sugestões, eu agradeço muito, pois como o problema ainda não foi resolvido, estou disposto a fazer todos os testes possíveis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bizarramente eu tenho o mesmo notebook e estou com o mesmo BSOD error (inclusive jogando o RDR2), já fiz quase todas as coisas indicadas na internet (sfc scannow, att driver, verificar memória RAM e etc). Acabei de limpar o SSD e o notebook por dentro também. Caso eu encontre alguma outra coisa, avisarei aqui.

OBS: Fiz o upgrade de 16RAM e estou com o mesmo erro, então acredito que a quantia de memória não seja a causa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O técnico limpou o note, mexeu na memória RAM, trocou de slot, fez testes... E o problema persistiu.
Estranho que essa tela azul no RDR 2 tá acontecendo exatamente no mesmo ponto do game, enquanto o personagem principal se descola de carroça na carona e temos que acompanhar um diálogo. Já aconteceu umas 3 ou 4x nesse mesmo ponto, mas também aconteceu em outros momentos.

Já até desinstalei o game.

Depois que eu colocar mais 8 Gb de RAM, vou reinstalar e ver o que acontece.

Já vi duas pessoas (um gringo e um outro aqui no Fórum) falando que no caso delas foi problema relacionado a energia, tensão e etc.

Que dava o problema ao usarem o modo Alto Desempenho, mas ao usar o Equilibrado ficava normal.

Engraçado que quando comecei a jogar o game, eu deixava sempre no Equilibrado mesmo. Joguei um tempinho assim e sempre rodou normalzinho. Esses dias resolvi ativar o Alto Desempenho e foi mais ou menos quando começou a dar a tela azul.

Se tiver a ver com isso, é algo que eu jamais iria imaginar. Maaas, duvido que seja. Tipo, um problema chato desse e basta deixar no Equilibrado que vai voltar ao normal? Duvido, muito fácil!

De qlqer forma, assim q outra memória estiver instalada, vou testar novamente.

Não estou esperando que o upgrade vá solucionar esse problema, mas somente 8GB de RAM é muito pouco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eu também tenho o mesmo Notebook já fiz o upgrade de 16 GB Ram e estou com o mesmo problema no Red Dead Redemption 2, o meu jogo nem chega a abrir, já da tela azul logo de cara, uma coisa que ajudou foi instalar uma versão antiga do driver nvidia, não resolveu 100% mas não deu tela azul com tanta frequência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wesley_raasch É, pelo visto esse note é meio problemático, pelo menos no RDR2.

Ontem comecei a jogar o Uncharted 4 nele. Até o momento, sem nenhum problema. Vamos ver se continua ou se vai acontecer igual no RDR2, que joguei um bom tempo sem problema nenhum e do nada começaram essas telas azuis.

Sobre o driver da Nvidia, já ouvi falar isso uma outra vez mesmo. Ainda não testei instalar uma versão mais antiga, mas vale a pena o teste. Vou fazer após instalar os 16 GB de RAM e falo o resultado aqui.

 

@vhmartinsp Brother, do dia que você mandou sua msg, até hoje, você jogou mais RDR2? Se sim, continuou tendo a BSOD?

O tópico tá bem paradão de respostas, então tô tentando obter o máximo de informações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guicbueno@wesley_raaschFala pessoal, tudo bem?
Desculpa a demora, fiquei sem jogar o RDR2 desde o erro.
Caras, depois de tanta dor de cabeça, tenho algumas indicações aqui:

  1. Ver se tem algum drive na tela de "Gerenciador de dispositivos" que está com algum problema (no meu caso, tinha uma de Firmware que estava com aquele símbolo amarelo, apenas desativei e exclui).
  2. Verificar o tipo de erro que dá o WHEA, pois esse BSOD tem infinitas causas, descobri um software chamado Blue Screen Viewer que acaba indicando os problemas que fizeram o Windows dar tela azul, que é o caso do WHEA_UNCORRETABLE_ERROR. Deixarei uma imagem em anexada indicando o que aconteceu aqui. No meu caso, tinha algumas atualizações da Intel HD Graphics que os apps de atualização de Driver como o DriverBooster não conseguia detectar.

Depois que fiz essas coisas, ainda não estava com RDR2 instalado (fiquei triste e desinstalei). Mas baixei o God of War (jogo pesado), The Witcher 3 (já tive o erro com ele, além de ser pesado também) e o GTA V (que também tive o erro certa vez), todos rodaram bem de boa e não tive o erro, então fiquei mais confiante, baixei o RDR2 hoje e não tive nenhum erro até agora, estou jogando com os dedos cruzados.

Tentem realizar esses métodos e atualizem a thread, na solução ou na continuidade do problema. Espero que dê certo ai pra vocês!
 

 

                         

imagem_2023-07-02_203056614.png

Em 29/06/2023 às 20:30, guicbueno disse:

O técnico limpou o note, mexeu na memória RAM, trocou de slot, fez testes... E o problema persistiu.
Estranho que essa tela azul no RDR 2 tá acontecendo exatamente no mesmo ponto do game, enquanto o personagem principal se descola de carroça na carona e temos que acompanhar um diálogo. Já aconteceu umas 3 ou 4x nesse mesmo ponto, mas também aconteceu em outros momentos.

Já até desinstalei o game.

Depois que eu colocar mais 8 Gb de RAM, vou reinstalar e ver o que acontece.

Já vi duas pessoas (um gringo e um outro aqui no Fórum) falando que no caso delas foi problema relacionado a energia, tensão e etc.

Que dava o problema ao usarem o modo Alto Desempenho, mas ao usar o Equilibrado ficava normal.

Engraçado que quando comecei a jogar o game, eu deixava sempre no Equilibrado mesmo. Joguei um tempinho assim e sempre rodou normalzinho. Esses dias resolvi ativar o Alto Desempenho e foi mais ou menos quando começou a dar a tela azul.

Se tiver a ver com isso, é algo que eu jamais iria imaginar. Maaas, duvido que seja. Tipo, um problema chato desse e basta deixar no Equilibrado que vai voltar ao normal? Duvido, muito fácil!

De qlqer forma, assim q outra memória estiver instalada, vou testar novamente.

Não estou esperando que o upgrade vá solucionar esse problema, mas somente 8GB de RAM é muito pouco!

Sobre essa questão da energia, eu sempre joguei no Alto Desempenho aqui e foi tranquilo até dar o erro, então provável que não seja. Quanto a questão das RAMs, 8GB para hoje em dia é meio complicado mesmo, os jogos podem até rodar, mas usam a RAM de 8GB no limite. Com 16GB você já sente uma folga e até uma melhora em jogos mais pesados RDR2, COD MW2 e Warzone são os que mais fazem a diferença aparecer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@vhmartinsp Bom dia amigo tudo bem ?

Eu tenho o mesmo dispositivo com as mesmas confg

E no meu BLUE screen está apontando esses mesmos problemas no rdr2 é incrível que é só nesse jogo cara já tentei fazer literalmente de tudo para resolver e não consegui estou vindo aqui para perguntar ser você conseguiu resolver isso atualizando os drivers da Intel ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel pe Opa! Pelo visto, o que deu certo aqui até o momento foi desinstalar o driver da NVidia com o DDU (um programa de desinstalação) e instalar uma versão mais antiga. Eu pesquisei no site deles as versões de drivers para esse notebook e peguei, se não me engano, a mais antiga, que foi lançada no início desse ano de 2023.

Eu nem mexi em drivers da Intel... Só isso acima mesmo, no driver da NVidia!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guicbueno certo então,irei fazer agora isso muito obrigado mesmo 🙌🏿

5 horas atrás, guicbueno disse:

@Gabriel pe Opa! Pelo visto, o que deu certo aqui até o momento foi desinstalar o driver da NVidia com o DDU (um programa de desinstalação) e instalar uma versão mais antiga. Eu pesquisei no site deles as versões de drivers para esse notebook e peguei, se não me engano, a mais antiga, que foi lançada no início desse 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guicbueno @Gabriel pe @wesley_raasch
Boa noite, rapaziada!
Tudo bem?

Depois da última mensagem minha o RDR2 voltou a dar WHEA BSOD depois de 4 dias, fiz esse método de reverter o driver para uma versão mais antiga, no caso eu estou com a 532.03 da Nvidia Game Ready, e até o presente momento não tive problemas. Acredito que só quando eu zerar e até platinar o RDR2, voltarei com a  versão mais atualizada. 

Espero que todos aqui tenham conseguido resolver essa coisa chata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera, segui as dicas daqui e aparentemente consegui resolver.

 

1° Fiz a atualização dos drivers da placa Intel, via Intel Driver & Support Assistant, depois entrei em modo de segurança, o que é primordial e desinstalei os drivers Nvidia via DDU, aquele programa pra desinstalação limpa, só jogar no google, depois, instalei o driver 528.24 da Nvidia, acho que é mais o inicio do ano e por ultimo deletei os arquivos SGA da pasta Rockstar/Red Dead Redemption 2/Settings.

 

Fiz o teste de benchmark agora e rodou liso, sem travamentos e erros, antes mal entrava no teste e já travava, ou dava tela azul, por enquanto, tá de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vocês não tão ligado o quão aliviador foi ter descoberto este post, graças ao meu namorado, é claro. Eu tenho exatamente o mesmo notebook com as mesmas configs, e com a mesma BSOD acontecendo apenas com o RDR2. Eu vou fazer os métodos explicados acima, espero que dê certo para mim, pois tô lutando com este problema já vai fazer 1 ano e nunca consegui achar uma solução. Espero que esta incompatibilidade seja corrigida alguma hora, pois me deu bastante dor de cabeça por pensar que era problema no meu notebook. 

 

Darei o feedback caso conseguir resolver o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabou não dando certo de primeira, mas é por ter dando freezing e não BSOD, então o problema principal foi resolvido, só precisava saber como que corrigia o Freeze.

Eu fiz algumas coisas, como: alterar a bateria para modo equilibrado; colocar o jogo como admin; desativar a otimização de tela inteira; excluir os arquivos SGA. Depois de tudo isso o jogo rodou normalmente, como não jogo por muitas horas é difícil saber até onde o jogo roda, mas vamos ver. Obrigada a vocês por terem compartilhado uma solução para isso, finalmente posso, enfim, jogar este jogo incrível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @alexandremviana  @elieen_kat

Tudo bem? 

 

Ainda bem que deu tudo certo apesar dos impasses. Ultimamente vi muita gente falar de problemas(GFX GATE ERROR ou WHEA) com a versão do driver NVIDIA e estão voltando para a versão  532.03.

RDR2 é um jogo bem chato nesses quesitos, algumas outras coisas que já fiz para freezing ou demais erros foi deletar os SGA como o @alexandremviana disse antes e colocar o RDR2.exe em prioridade maior e o Rockstar Launcher em menor, para fazer isso é em gerenciador de tarefas> detalhes> botão direito em cada um dos dois> definir prioridade ( lembrando que isso é no Windows 11, não sei se o 10 é a mesma coisa, mas deve seguir essa lógica). 
 

Outra coisa que pode ajudar é definir esse parâmetro de inicialização nas configs do jogo, na steam o caminho é esse:

imagem_2023-07-31_183009553.thumb.png.aebe0f8ff0248220e155458124bea01e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vhmartinsp Eae? Eu segui esse mesmo rolê do parâmetro da inicialização também, só não mexi muito na definição de prioridade, mas qualquer coisa já é bom usar pra evitar possíveis problemas. Já a versão da NVIDIA que baixei foi a primeira do ano, pois a v532.03 era bem no mês que eu estava mais sofrendo com BSOD, então vou manter na v528.02 por enquanto.

Espero que este problema seja levado mais a frente e corrijam isso, pois eu não fazia ideia de que mais gente tava com o mesmo problema. 

 

Ah é, queria saber se eu devo excluir estes arquivos SGA também na imagem abaixo, eu tinha excluído uns 6 arquivos destes, mas 3 deles sempre voltam quando saio do jogo, então não sei se excluí-los é necessário ou não. 

print.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá pessoal.

refrigeração, HD e memórias, estão OK?

reli rapidamente esse post, vi pouco sobre testes, mesmo aparentando ser um problema pontual.

esses erros de telaazul, quando apresentam arquivos aleat´rios, podem ser outros fatores que influenciam , inclusive cado  de energia, como acabei de ver, hoje mesmo., cabo de máqualidade em pc exigente.

já vi tb, HD em inínio de degradação caisar essas telas, não para  o sistema e as vezes deixa desconfiado de outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae @elieen_kat

Tudo bem ?


Sobre arquivos SGA, normal, são arquivos que são "criados" toda vez que você inicializa o jogo. Geralmente eles carregam configurações do cache dos gráficos, muitas vezes acabam tendo mau funcionamento (ainda procuro entender o porquê).

Sobre essa segunda BSOD, eu tive uma vez, mas que eu me lembre foi um problema com minha placa de rede, que no final só desinstalei e instalei novamente. Como o seu caso pode ser muitas coisas diferentes, recomendo esse vídeo aqui.

Esse vídeo aqui, trata bem do assunto e de forma mais didática do que se eu fosse escrever tudo aqui kkkkk.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vhmartinsp Valeu, mano, eu não tinha achado uma solução ainda, o que fiz foi resetar algumas config de otimização que fiz antes de dar BSOD e acabou não acontecendo mais, mas vou seguir o tutorial ai. O ***** é que até agora pouco deu OUTRA BSOD totalmente diferente (esse jogo adora dar BSOD *****), a que aconteceu agora foi a "dxgkrnl.sys", vou ver aqui como resolver essa também. Tá complicado esse jogo, viu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!