Olá pessoal, pretendo discutir com vocês a troca da ROM personalizada da Positivo pela do fabricante, no caso, a ECS. Neste pequeno tutorial vou fornecer algumas informações sobre como fazer um backup da BIOS original e como gravar a BIOS da ECS e versões de ambas.
Bem, a placa da Positivo que tive contato tinha BIOS com data de 14 de Maio de 2013. Olhando para a cor da placa logo vi que se referia de uma ECS. Então, entrei no site deles e fui procurando na seção de placas socket 1155 e Chipset H61. Fui olhando manualmente uma por uma e comparando o desenho/layout pelas fotos, até que achei na H61H2-M3. Como esta tem duas versões de hardware, resolvi compará-las no site mesmo usando o comparador da ECS para ver quais eram as diferenças. A única que encontrei foi que o chip EEPROM da versão 1 é de 32Mb, ou seja, o arquivo da BIOS pode ter no máximo 4MB e a versão 2 tem uma EEPROM de 64Mb, ou seja, a BIOS poderá ter um tamanho máximo de 8MB.
Então liguei o computador da Positivo e usei um programa que fornece todas as informações do hardware, no caso, o SIW. Não sei se ainda há este programa para baixar e rodá-lo no Windows, mas usei-o pelo Live CD do Hirens v15.2. Lá ele mostrou que o arquivo da BIOS era de 6144KB, ou seja, 6MB. Então a placa só poderia ser versão 2. Feito isso, reiniciei e acessei o SETUP da BIOS para conferir a versão do "Sub-sistema ME", que no caso era v8.1.0.1248. Entrei novamente no site da ECS e baixei somente a BIOS, pois neste caso não seria necessário gravar um novo firmware para o "Sub-sistema ME" que a ECS chama de CPU EVO II (só seria se estivesse com a versão inferior a 8.1.x.x, conforme explicações do site da ECS).
A BIOS baixada é da versão de 21 de Junho de 2013, a última até a data de hoje. Dentro do arquivo compactado há três pastas e um arquivo: afuwin32, afuwin64, afudos e 3062114M.CAP. Como queria atualizar pelo DOS por ser mais seguro neste caso, movi o arquivo 3062114M.CAP para dentro da pasta afudos. Copiei então esta pasta para um pendrive formatado em FAT e iniciei o computador pelo live CD do Hirens. Entrei nos menus referentes ao DOS. Quando o prompt ficou montado, digitei C: para mudar para a unidade do pendrive. Estando nela digitei cd afudos, depois digitei o comando dir que me listou os seguintes arquivos: afudosp.exe e 3062114M.CAP. Primeiro de tudo fiz o backup da ROM original da Positivo, da seguinte forma:
afudosp /opositivo.rom
*** este programa leitor/gravador "afudosp" já reconhece as ROM's do tipo AMI APTIO, portanto a posição dos parâmetros mudou em relação às versões antigas. Neste cenário o gravador só aceitou o parâmetro /o (que manda ler e salvar uma cópia da ROM) antes de eu definir o nome para o arquivo backup, no caso, "positivo.rom". As versões antigas só aceitam o parâmetro depois do nome da ROM.
Depois que ele gerou o arquivo de backup com 6144KB, então iniciei a gravação da ROM da ECS, da seguinte forma:
afudosp /x3062114M.CAP
*** o parâmetro "/x" manda o gravador ignorar a comparação entre as ID's da ROM, no sistema e a que estou querendo gravar. É claro que as ID's eram diferentes!
Depois de terminar a gravação ele desligou o computador e reiniciou uma primeira vez sem mostrar imagem, mas logo reiniciou novamente e mostrou então o logo da ECS na tela, onde pude entrar no SETUP e fazer a minha configuração.
*** se vocês procurarem pela Internet sobre este modelo de placa POS-EIH61CE ou POS-EIH61CQ, encontrarão as pessoas dizendo que se trata na verdade de uma ECS H61H2-M2, mas não são! É só olhar para o desenho da placa e ver que a final M2 e a final M3 são diferentes e as especificações de ambas mudam. Há um relato de uma pessoa que usou a ROM da H61H2-M2 numa POS-EIH61CE e ficou sem a porta HDMI, pois esta BIOS da final M2 provavelmente não tem suporte a HDMI.
*** eu tenho em casa uma Positivo que é na verdade uma H61H2-M2, não lembro o código/modelo, mas que gravei a BIOS sem fazer backup antes, sem conferir a versão do "Sub-sistema ME" e também não conferi se o chip era de 4MB ou 8MB (se era versão 1 ou 2) e depois de gravar, ela não mostrou mais imagem e ficou ligando/desligando. Para minha sorte eu tenho programador de EEPROM, então foi só desoldar o chip da placa-mãe e fazer a gravação do arquivo da Positivo novamente. Farei um post sobre esta minha experiência com este caso.
Abraço a todos e comentem!!!
*** em anexo está a pasta comactada com os arquivos necessários para gravação, inclusive um backup da Positivo!
pos-eih61ce,_poseih61cq.zip