Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Thiago Monteiro

Membro Pleno
  • Posts

    159
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Thiago Monteiro postou

  1. Pois é galera, mais um bom e velho tópico de PC desligando do nada... Vou começar a explicação do zero para que as informações fiquem bem detalhadas: Comecei a jogar um game que utiliza bastante da GPU/CPU, porém a temperatura estava alta, não absurda, mas altas, a CPU batia 78C e a GPU 82C (hotspot 100C). Sendo assim fui ver de fazer o famoso "undervolting", fiz algo bem leve, perdi 5% de desempenho, mas ganhei 10C a menos em praticamente todos os componentes. Em teoria era pra estar tudo perfeito, porém depois de utilizar o computador por um bom tempo, ele desliga sem qualquer aviso e reinicia, quando reinicia é estranho porque não da Vídeo e o computador emite um "biiii/ziiii", se eu desligar e ligar no botão volta ao normal. Ai você vai falar "obvio que é o undervolting", então... não é, porque voltei as configurações de fabrica e o mesmo problema acontece. Então eu reduzi os graficos para o low, com isso as temperaturas não passou dos 65C e o computador não desligou. Achamos o problema então ? Esta na temperatura ? Não sei bem, porque rodei um teste no Furmark + CPU Burner e ele não desligou ou apresentou qualquer problema. Abaixo postei uma foto do HwMonitor, essa foto representa um teste do Furmark + CPU Burner sem undervolting, com as configurações de fabrica. Algumas pessoas falaram para atualizar a BIOS que pode ser algo relacionado, sinceramente eu desconheço essa ligação. Pensei também em problemas no PC, mas estou com ele há praticamente um ano e meio, e nunca apresentou qualquer problemas, já joguei jogos mais pesados e esse problema não ocorreu. No mais, obrigado pela atenção !
  2. @G4R0D Bom dia, obrigado pela resposta. Estou entrando em contato com as assistências, pelo que eu andei pesquisando parece que queimou o conector, em teoria é barato trocar, mas as assistências costumam cobrar um absurdo, ainda mais em produtos caros... Sobre forçar para encaixar eu juro que não forcei, foi até muito natural, fez o "click" bonitinho e tal, por isso fui até cego na hora de encaixar, eu ia questionar vcs se é normal os cabos serem tão iguais, mas pelo que você esta apontando eles são diferentes. o que pode ter acontecido é que eu uso aqueles extensores, e ele encaixa bem tanto nos pinos 4+4 quanto nos 6+2, acho que é até pra ser mais prático, e nisso de encaixar fácil no extensor, eu devo ter feito essa **********.
  3. Boa noite, Eu comprei uma 3080Ti Strix e pelo que tudo indica eu queimei ela, queria tirar algumas dúvidas a respeito e o principal, em que lugar levar para consertar uma GPU. Eu tenho uma Cooler Master Silent Pro 1200W e aparentemente ela tem 2 cabos pcie 6+2 e 2 cabos cpu (não sei o nome) 4+4. O problema é que a 3080Ti são 3 conectores. Eu inocentemente liguei dois cabos 6+2 e o outro um 4+4, eu não fazia ideia de que os cabos eram diferentes. Pelo que eu pesquisei a chance disso ter queimado a placa de vídeo são enormes, e nos dois conectores que eu encaixei o cabo 4+4 é perceptível um queimado. Eu tenho 4 dúvidas básicas e gostaria do auxílio de vcs, as dúvidas são: 1. Em SP, onde levar para fazer o conserto ? 2. Pelas imagens, realmente é um queimado ou eu que estou vendo coisas ? 3. Minha fonte só tem 2 cabos 6+2, o que fazer nesse caso, tenho que comprar outra fonte ? 4. Esse tipo de conserto normalmente sai caro ? Digo isso porque muitas vezes acaba valendo a pena comprar outra placa, ainda mais com a geração nova. Obrigado pela atenção ! Obs: Acabei postando em duas áreas porque fiquei em dúvida da correta, favor deletar o tópico da área incorreta.
  4. @devair1010 Opa ! A opção da fonte eu descarto, porque o computador estava funcionando normalmente antes disso, funcionou por meses sem nenhum problema de energia, seguindo a mesma lógica eu descarto as memórias e outros componentes, pois sempre funcionaram e eu não mexi nessa parte... Os pinos é um bom palpite, dei uma olhada de perto mas não vi nada estranho, vou tentar com as lentes.
  5. Boa noite galera, Meu PC estava funcionando normalmente, até que o processador começou a apresentar altas temperaturas, então desmontei o WC selado e vi que a pasta estava pouca, mas mesmo assim eu fiz a instalação, o problema foi resolvido, as temperaturas de 80C despencaram para 40C, provavelmente era algum parafuso frouxo ou área que o bloco não estava bem assentado no processador. Bom, até aí tudo perfeito, né ? Só que tendo em vista que a pasta estava pouca eu fui lá e comprei uma seringa da Thermal Grizzly (sempre utilizei por confiar na marca), então eu limpei a pasta antiga e passei a nova no processador e para a minha surpresa o computador parou de funcionar, ele liga, dá 2 segundo e reinicia, ficando nesse loop eternamente... Se eu ligar o computador sem o processador ele funciona perfeitamente, as fans giram e o watercooler funciona, porém quando eu encaixo o processador e o bloco ele para de funcionar. A questão é, o que pode ser ? Ao meu ver esse problema é o bloco que não está assentando no processador, então como não tem cooler algum o computador não inicia para não danificar o processador, porém já reinstalei e o problema continua acontecendo...
  6. @gutopereira Opa ! Então, eu sei que esta rodando através do processador por diversos motivos, são eles: 1. No testes de benchmark/medidores de FPS eles indentificam da onde esta vindo o processamento dos graficos 2. A placa de vídeo/cooler nem esquenta, enquanto o do processador vai a milhão, o mesmo vale para o som emitido 3. Quando abro um jogo mais pesado o jogo roda em 10fps, como você disse, enquanto que se estivesse utilizando a placa de vídeo o fps era pra estar facilmente em 60+, pois se trata de um jogo com graficos leves para uma placa de vídeo, até mesmo uma GTX560 rodaria o jogo bem
  7. Fala galera, tô com um probleminha aqui que eu particularmente nunca vi acontecer, então vim aqui pedir um help para vocês, o problema é o seguinte: Tenho um Notebook Inspirion que vem com uma placa de vídeo dedicada, uma GTX 960M, qual o problema, se eu abro o "Gerenciador de Dispositivos" e vou nos "Adaptadores de vídeo" lá estão os dois "adaptadores" de vídeo, no caso a placa dedicada (GTX 960M) e a placa onboard do processador (Intel Graphics HD 560), ambos os dispositivos são reconhecidos, porém quando eu vou jogar qualquer game o Notebook utiliza a placa onboard e não a dedicada, o que pode estar causando isso ? Segue abaixo as coisas que eu já fiz e não obtive sucesso: - Reinstalei e instalei outros Drivers Nvidia - Formatei e tentei outros Windows - Desabilitei a placa onboard no Gerenciador (perdeu um pouco de qualidade a imagem, de fato foi desabilidade, porém o computador continuou sem utilizar a GTX 960M) - No Painel da Nvidia eu selecionei para "Alto desempenho" e utilizar o processador grafico da 960M Por fim, nada resolveu, como eu disse, a placa é reconhecida perfeitamente, mas o Notebook se recusa a utilizar ela, eu percebi algo que me chamou a atenção, no Painel da Nvidia, no Surround/PhysX nós podemos selecionar quem irá processar essas informações relacionadas, no caso é possível ver que a Onboard e Dedicada estão lá, mas é informado que o vídeo esta na Onboard, dá a entender que eu tenho um cabo HDMI ligado saida da Onboard e não na saida da Dedicada, o problema é, não tem nada ligado no Notebook, apenas o mouse e carregador... No mais, fiquem com as ibagens ! Obrigado desde já.
  8. Fala galera, boa noite. Estou tendo problema com o ruído que a minha bomba vem apresentando, o meu watercooler é da GPU e tem o meu próprio ring. Ele esta funcionando perfeitamente, temperaturas excelentes e etc, porém por incrível que pareça o que mais esta me incomodando é o ruído que a bomba esta fazendo !! Atualmente eu deixo ela em 30% do seu potencial, abaixo disso ela não tem força pra empurrar o liquido, quando eu deixo em 30% eu escuto um ruído difícil de explicar, é algo similar a dois cabos de energia se encostando e o barulho da eletricidade é gerado, ficando um leve zumbido, caso eu aumente a potencia da bomba esse barulho fica mais "normal", deixa de ser um ruído chato e vira apenas um barulho similar as fans. A resposta mais adequada seria "esse é o barulho da sua fan, aceita e pronto", mas não consigo aceitar essa resposta, porque as vezes ela faz e as vezes não, alem de ser um barulho muito artificial para ser "normal". Acredito que o problema esteja relacionado aos pinos e a uma historia de PWM e DC, pesquisei por cima, mas é um pouco complexo de entender, eu sei que se eu coloco em um determinado modo, a bomba faz o barulho de ruído, já se eu coloco no outro modo, a bomba começa a parecer que esta empurrando o liquido aos poucos, ao invés de ser um barulho constante ele vira um barulho intercalado. Bom, se alguém fizer ideia do que pode ser eu agradeço !
  9. Fala galera, tudo na paz ? Há muito tempo atrás eu montei um custom watercooler em meu PC, porém faz tanto tempo que eu não me lembro mais das medidas, fittings, encaixes e por ai vai, além disso quando eu montei foi feito com mangueiras e dessa vez eu estou fazendo com tubo rígido. Sem mais delongas vamos ao problema/duvida ! Estou com tudo pronto para montar o watercooler, só me falta comprar os fittings, porém essa é a parte que mais me gera duvida e por incrivel que pareça é uma das mais caras, por isso vim tirar algumas duvidas com vcs, para isso eu montei um "esqueminha" onde da pra se ter ideia de como será o meu "ring". Bom, ele ta bem resumido e simplista, acho que qualquer novato entenderia, os pontos vermelhos os encaixes dos tubos e é justamente neles que estão as minhas duvidas, irei numerar elas para ficar mais fácil de entender e até de responder ! É isso pessoal, se alguém puder me responder eu ficaria muito grato, não sei mais pra onde correr se não o CdH, uma pena a comunidade brasileira estar pouco familiarizada com Custom Watercooler, existe muito pouco conteúdo a respeito, mas acredito que alguém aqui possa me ajudar. Obrigado a todos !
  10. Ola, Eu tenho um Acer Predator xb271hk e do nada ele começou a piscar a tela, é algo bem suave, não chega a apagar a tela, mas é perceptivel que algo não esta certo. Já tentei mudar a entrada, trocar o HDMI, usar um cabo DVI, resetei as configurações de fabrica, testei o monitor em outros dispositivos, atualizei o firmware e etc, nada funcionou... Por fim eu abri o monitor e aparentemente esta tudo ok, não tem muita coisa para ver e eu não sou expert nessa area, então não sei dizer se há ou não algo de errado com a parte "interna" do meu monitor. Tirei algumas fotos e gravei alguns videos para entenderem o problema melhor. Obrigado ! vídeo Link: https://imgur.com/a/joddxMY Image Link: https://imgur.com/a/oy0L5MZ
  11. Boa noite, Estou com um problema com a minha GPU e gostaria de sugestões do que pode, o problema em si é um pouco complexo, então irei fazer uma versão estendida e um resumo. Versão Estendida Versão Resumo Obrigado a todos pela ajuda !
  12. Fala galera, Pra explicar o meu problema, é preciso entender o meu problema. (filosofo, eu sei...) Eu tenho um monitor Benq 24" e uma TV Samsung 55", jogos que utilizam teclados eu jogo no monitor e jogos que utilizam controle eu jogo na TV (no conforto da minha cama), porém recentemente eu comecei a me deparar com o seguinte problema: no meu monitor os jogos rodam em FullHD (1920x1080), já na minha TV eles rodam em 4k (3840x2160). Qual o problema disso ? É simples, a minha GPU (RTX 2070) não consegue rodar certos games em 60fps/4K, o que acaba incomodando bastante... Minha ideia era simples e bela (na teoria), eu ia ir no Painel da NVIDIA e ia alterar a resolução do Monitor 2 (no caso a TV) para 1080p, porém quando eu faço isso a imagem fica "estranha", cortada nas laterais e a taxa de atualização que deveria estar em 60hz (conforme consta no Painel) parece que fica muito abaixo disso. Já quando eu volto a resolução para o "nativo" da TV, a taxa de atualização continua em 60hz, mas é muito mais fluido, além de claro, não cortar a imagem. Bem... É isso, alguém sabe se existe alguma maneira de resolver esse problema ? Obrigado. Obs: dentro do game eu já tentei alterar a resolução para 1080p, porém quando eu faço isso a janela (mesmo estando em fullscreen) fica em 1/4 da tela, dando para ver o desktop no fundo.
  13. @Phoenyx O gabinete é um Corsair 570X. Ele esta em um local bem arejado, próximo da janela e possui 4 fans: 3 na frente puxando o ar para dentro e uma atrás jogando o ar para fora. Ele também possui 2 fans do WC da CPU, que esta pegando o ar de dentro do gabinete e jogando para os radiadores (não é o ideal, mas foi o possível, rsrs) Ontem eu dei uma bela limpada nele, estava com bastante poeira, até achei que ia resolver o problema, mas o ganho de temperatura foi insignificante, limpei já o heatsink, infelizmente não resolveu...
  14. Boa noite, Já tem alguns meses que eu venho enfrentando problemas de temperatura na minha GPU e gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito. As temperaturas do meu processador eu considero normal, esta na faixa de 40°C (iddle) e 60°C (jogando), como eu disse anteriormente, o meu problema se encontra na GPU, as temperaturas dela estão em torno de 35°C (iddle), 55°C (jogo normal) e 78°C (jogo pesado). Até ai não tem nenhum problema absurdo, a temperatura 78°C chama a atenção, mas pra uma placa de 3 anos acho que é por ai mesmo, o grande problema esta na temperatura hotspot que chega a 106°C em jogos pesados. Um membro aqui do fórum havia sugerido trocar a pasta térmica da GPU, porém vi diversos "especialistas" falando que pasta térmica não se troca e etc, é um pouco complicado porque cada um tem a sua visão e experiência, por isso gostaria de ouvir um pouco mais sobre a opinião de outras pessoas, para decidir se eu gasto dinheiro trocando a pasta térmica ou busco outros tipos de soluções. Outro problema que eu venho notando é que quando a minha GPU começa a bater os 70°C as fans da GPU disparam, fica um som bem alto e irritando, dificultando muito a jogatina, e isso não acontecia há cerca de alguns meses. Ao observar o uso da GPU me deparei com o uso de 88%, achei bem alto, afinal estou rodando um jogo em 60fps e FullHD, algo que a minha GPU e CPU deveriam rodar sem precisa se esforçar. No mais, obrigado pela atenção ! CPU: I7 9700K (com WaterCooler) GPU: MSI Gaming Z RTX 2070 Placa-mãe: MSI Z370 MEG ACE
  15. @xLeeS Sou de SP mesmo, vou ver se levo nessa Harteck, nunca tinha ouvido falar neles. Obrigado !
  16. @xLeeS Obrigado pela resposta. Eu estava de olho nesse HotSpot mesmo, temperaturas acima de 100C sempre levantam uma suspeita. Felizmente eu nunca mexi nessa GPU, ela esta como nova e etc, o problema é que eu comprei ela em dezembro/2018, ou seja, a garantia já deve ter ido para o espaço... Vou tentar dar uma geral boa no meu gabinete, ele deve estar bem empoeirado, mas não creio que isso vá resolver o problema, apenas minimizar. Você possui alguma outra sugestão que eu possa estar fazendo em casa ? Acho que levar em um tecnico nem acaba valendo muito a pena, é raro de encontrar um que saiba o que esta fazendo, alem de normalmente os preços custarem quase o preço de uma placa nova. Novamente, obrigado !
  17. Boa noite a todos, Venho aqui trazer um problema um tanto peculiar que estou enfrentando e gostaria da ajuda de vcs para soluciona-lo, o problema é o seguinte: Eu estou jogando um game (ESO) que tem uma certa beleza gráfica, mas não é nada de "ultima geração", ou seja, minha CPU/GPU deveria dar conta com os pés nas costas, ainda mais se tratando que estou jogando em FullHD. Os frames são altos e etc, meu problema não esta aqui, e sim que constantemente a velocidade das fans aumentam drasticamente por cerca de 5 segundos e para, então passa uns 20 segundos e novamente as fans aceleram e voltam ao normal. É como se ela batesse uma temperatura especifica, então ela refrigera e volta ao normal, porém eu não consigo alterar essa curva, abaixo vou passar alguns estudos que eu fiz e o meu setup: CPU: I7 9700K (equipado com watercooler) GPU: MSI Gaming Z RTX 2070 Placa-mãe: MSI Z370 MEG ACE (demais componentes eu acredito não serem o problema, mas se desejarem eu informo) Nos meus estudos eu obtive as seguintes temperaturas e velocidades: CPU: 39°C navegando e 59°C jogando GPU: 35°C navegando e 74°C jogando HotSpot GPU: 44°C navegando e 106°C jogando (achei bem suspeito esse hotspot, mas algumas pessoas afirmaram que é normal o hotspot passar de 100°C) Velocidade Fan CPU: 760 RPM navegando e 1100 RPM jogando Velocidade Fan GPU: 350 RPM navegando e 1200 RPM jogando (quando ele acelera drasticamente a RPM chega a 2700) Para mim esta claro que o problema se encontra na GPU, pois aparentemente as temperaturas da CPU estão dentro do normal. Agora eu preciso entender o porque as fans da GPU estão acelerando tão drasticamente, provável que seja porque atingiu uma temperatura limite, mas preciso configurar para ser um aumento gradativo. Pesquisei diversos programas para controlar as curvas das fans, desde a BIOS, ao Msi Afterburner e outros programas como Argus Monitor, SpeedFan e etc, mas nenhum deles eu tive sucesso. Obrigado desde já pela atenção !
  18. Boa tarde, Preciso apresentar alguns números na empresa onde trabalho, e um vide-o em questão me chamou muito a atenção pela maneira que esses números são abordados, segue o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=a3w8I8boc_I A questão é, qual o software ou como posso estar criando gráficos iguais, eu tenho o numero mensal de vendas de alguns produtos produto no período de 50 anos e gostaria de expô-los da mesma maneira que o vídeo, em gráficos em barra, onde o tempo vai passando e os números vão atualizando em tempo real, porém não sei nem se existe um nome para isso, se é um tipo de gráficos e etc, quero apenas descobrir como fazer, xD. Obs: Não é nem bem como fazer, e sim o nome do programa, no excel consigo fazer gráficos normalmente, mas não gráficos que vão evoluindo em tempo real, "competindo" entre outros itens/produtos. Obrigado.
  19. Pessoal, bom dia. Inicialmente quero dizer que acredito que está não seja a área correta, então peço para que assim que possivel mova o tópico para a área correta, obrigado. Bem, vamos lá... Nessas ultimas semanas eu estou trabalhando em algo meio especifico e para isso preciso estar utilizando meu notebook e celular, o problema é que nesse local que eu trabalho, por ser uma zona rural não existe energia elétrica, ou seja, a bateria do meu notebook e celular acaba sofrendo e as vezes não aguenta o dia todo... A minha pergunta é: existe algum tipo de carregador portátil para essas ocasiões ? Sei que pra celular existe, mas e para notebooks, existiria algo similar ? Obs: Eu vou trabalhar de caso, pensei em deixar o celular carregando no acendedor, será que existe algum adaptador para notebooks ? Obrigado !
  20. Boa tarde, Comprei um monitor Benq e aparentemente esse monitor não tem caixa de som embutida. Pesquisei na internet e não achei nada muito exato sobre o assunto, então resolvi vir aqui. Que tipo de caixa de som vocês me recomendam ? Não quero nada muito exagerado, algo apenas para que jogar meus games de boa, com um som normal. Obrigado.
  21. @Elder Nauvirth Obrigado pelo retorno. Então, mas o cabo HDMI transmite 60hz+ ?
  22. Ola, Primeiramente fiquei em duvida de em qual área postar isso, então peço gentilmente para que algum moderador mova o conteúdo para a área correta, obrigado. Galera, sempre joguei em qualidade FullHD em uma TV que eu tinha, então eu usava um mero HDMI que já transmitia o som e imagem para a TV, porém agora estou com um outro PC e um monitor novo e gostaria de saber qual o melhor a se comprar, vamos lá: Tenho uma placa de vídeo com saída HDMI e DisplayPort e meu monitor tem HDMI, DisplayPort e DVI-D, qual seria o ideal para eu estar ligando a minha placa ao meu monitor ? Obs: Lembrando que irei jogar em 4K e 120FPS. O monitor não possui som, diferente de uma TV. Alem disso eu também irei jogar em uma TV 4K, porém essa TV só possui porta HDMI, qual seria também o melhor cabo para essa situação ? Pensei em comprar o seguinte: Placa e Monitor > Cabo com uma ponta DVI e a outra HDMI. Placa e TV > Cabo com uma ponta HDMI e a outra HDMI. Obs²: Me falaram que o HDMI não transmite em 60fps+, então optei pelo DVI-D. Obs³: O DisplayPort é superior em algum quesito ? Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!