Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

XadowMonzter

Membro Pleno
  • Posts

    71
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que XadowMonzter postou

  1. Sim. Eu queria saber se este turbo vem ativo de fabrica ou não? Porque não sou fan de sobrecarregar meu hardware com "turbos" ou overclocks...
  2. Boa noite. Recentemente comprei um kit de processador, memoria e placa-mãe: i3-10100f Gigabyte H510M-H rev.1 2x8 LPX Corsair Vengeance 3000Mhz Eu sei que este processador não aceita mais de 2666Mhz de ram mas como o valor do 3000Mhz estava o mesmo eu decidi ir pelo 3000 para possível upgrade futuro mas não consegui setar nesse valor exato e parece que apenas vai em auto pra 3000Mhz. Existe alguma configuração pra eu fazer isso manualmente?? Obrigado pela atenção.
  3. Boa noite. Estou na duvida se isso esta correto ou errado. Fiz uma instalação limpa com Windows 10 e não cheguei a mexer em nada da BIOS (Gigabyte H510M-H rev1). Mas agora usando o pc para usos básicos eu reparo o uso do processador dando picos acima de 4Ghz. Eu achei que ele tinha base maxima de 3,6 GHz e voce precisava configurar pra ir acima disso. Isso é normal ou preciso configurar algo na BIOS? Eu venho de um i5-4690 onde tinha um pequeno boost que voce fazia pra sair de 3,6Ghz pra 3,8Ghz mas tinha que ativar isso via BIOS e eu nunca quis mexer com isso... Obrigado pela atenção.
  4. Edit: Atualização do tópico. Último teste que fiz agora foi desligar o computador, desliguei a fonte para não passar energia para os componentes e não deixar nada em stand-by, e retirei todos os Cabos ligados no PC. Audio, vídeo, Teclado e Mouse. Depois de algumas boas horas, assim que liguei o PC novamente funcionou a BIOS e Windows de primeira, sem problemas. E assim que o Windows carregou, todos os cabos USB e demais conectado a máquina após o Windows iniciar foram reconhecidos de primeira também. Isso significa ser o Windows com alguma problema de reconhecimento/Inicialização onde afeta até a BIOS também?
  5. O Registry parece que não adiantou nada. Talvez tenha arrumado alguma coisa mas este problema persiste. Não pude fazer os outros testes ainda. Mas é possível que um problema de Boot da placa-mãe e/ou do Windows seja algo haver com software? Só tentando entender isso, porque realmente não me parece que software iria causar algo assim, a não ser que seja BIOS mas não mexi em nada da BIOS.
  6. Entendi. Sobre o aterramento a tomada tem sim os 3 pinos normalmente. Também tenho encaixe com 2 pinos ignorando a entrada do meio se for necessário... Quanto ao teste do HD, não posso fazer ele agora, terá que ficar para depois. Isso é para verificar se o HD não está começando a falhar, certo? Mas fora o problema ser o HD/Hardware pode ser alguma outra coisa? Acabei de fazer o escaneamento do registry e parece que algumas coisas foram corrigidas/reparadas. Mas não acho que o problema de boot teria algo haver com isso já que o HD nem iniciando a placa-mãe teria haver com problemas do Windows diretamente. Ou tem?
  7. Configuração: Windows 10-64 (Última instalação limpa em Dezembro 2019) Fonte Corsair CX-600 placa-mãe Gigabyte H97M-D3H Processador I5-4690 HDD Seagate Barracuda 1TB Placa de vídeo ASUS GTX 1660-Super (Recente - Janeiro 2021) PC comprado Novo em Janeiro de 2015. Irei fazer o teste de modo de segurança na próxima instância...E irei editar aqui. Recentemente desconectei todos os cabos do PC para fazer uma limpeza superficial de poeira, e quando liguei apenas vídeo, teclado e mouse, e mesmos problemas... Atteramento!? - Se você diz Clamper ou Filtro de Linha, sim, eu uso os dois. Clamper diretamente na tomada e Filtro de Linha ligado no Clamper. Fonte/Monitor no Filtro de Linha. Quanto a fiação de energia do prédio onde moro é tudo via um poste mesmo.
  8. Boa tarde. 'Não tenho certeza se este post está na área correta, pois não sei se este é um problema voltado a software ou hardware...' Desde a última atualização que tive no Windows, alguns problemas apareceram, mas não tenho certeza se isso é coisa do Windows mesmo... - Toda primeira ligação do PC o HD não da boot em nada, nem a placa-mãe (problemas de hardware?) e preciso apertar a tecla de reiniciar pra dar boot normal no PC. Algumas vezes ele passa da placa-mãe mas não da Boot no Windows. - Quando PC inicia, o teclado sempre não funciona, fica em um loop de conecta e desconecta, preciso desconectar o cabo de teclado, desinstalar o driver e esperar alguns minutos pra conectar o cabo novamente e ver se funciona. De vez em quando isso é necessário repetir algumas vezes até funcionar. O teclado funciona na BIOS normalmente. - Quando é necessário que eu reinicie o PC os problemas mencionados primeiramente podem acontecer, e também em certas vezes quando o Windows Inicia ele tem alguns conflitos dando tela preta, ou não iniciando corretamente, não possibilitando o uso de nem uma tecla também já que está com o problema de conexão do teclado. Preciso desligar o computador completamente para conseguir tentar liga-lo corretamente em outra instância. OBS: Quando o PC inicia normalmente, fora o problema de conexão do teclado mais nada acontece, até onde eu testei. Fiquei horas e horas usando o PC para usos básicos, como browser, videos, youtube e etc, e não tem nem um outro problema aparente que acontece. Vou tentar executar um (sfc /scannow) para verificar se não foi nem um problema de registry corrompido no PC. E até agora estes foram os problemas que aconteceram. Quem puder ajudar eu agradeço. E muito obrigado pela atenção.
  9. Boa tarde! Desde a última atualização que fiz no Windows 10, a mais recente parece que o Windows está tendo dificuldade em reconhecer o teclado por algum motivo. Não é como se o teclado não funcionasse, mas ele fica em um loop de conecta e desconecta dando aqueles sons de algo conectado e desconectado em sequencia sem parar, também não acho que é problema de USB pois outros conexões funcionam 'normalmente'. Sempre que ligo o PC, tem o mesmo problema, e não posso usar as teclas (Num Lock e Caps Lock) ou teclado desconecta. Informação extra: Sempre recebia aquele prompt para 'Desconectar USB com segurança', não aparece mais. Medidas que fiz até agora: - Desinstalei Driver do Teclado enquanto teclado estava desconectado e voltei a conectar, e funciona em certos momentos, assim que liga o PC. Se for necessário repetir este processo na mesma instância não funciona. - Já tentei desinstalar o driver e reiniciar o PC e ligar sem o teclado conectado e também não deu certo. - Tentei em todos os port USB do PC. Peço a gentileza de que se alguém sabe o que está acontecendo de me ajudar com isso. Muito obrigado pela atenção. Aqui consta informações do Driver. Acredito que estas mensagens do dia 15 sejam de quando eu fiz a atualização do Windows e apareceu esse 'migrado'. O restante sou eu tentando arrumar. E sim eu notei que tem dois driver de teclado instalado do qual foi o que aconteceu agora mesmo que liguei a máquina e desinstalei o driver pra ver se conseguia fazer o teclado funcionar e deu certo, ao mesmo até a próxima vez que eu ligar o PC.
  10. Sim, no meu caso resolveu. Mas, é possível que seja outras coisas. Eu comprei uma fonte 'alternativa' pelo Mercado Livre, porque resolvi não arriscar em pagar R$200,00 ou mais em uma fonte original sem ter certeza do problema. Mas, verifique o modelo do seu monitor corretamente até a última letra pra você compra uma fonte bem especifica do seu modelo de monitor.
  11. Então eu não preciso me preocupar de ter esta luz acessa constantemente e na verdade é somente um modo que a placa demonstra fisicamente que está recebendo energia normalmente? Eu esqueci de especificar alguns detalhes extras, a luz é branca, e parece que no conector desta placa possuem duas luzes mas apenas a da direita se encontra acessa com a cor branca.
  12. Boa tarde! Eu sou meio leigo com Placas de Videos mais recentes pois usei uma Radeon R9 280 por anos, e somente agora eu troquei para este modelo uma GTX 1660S Asus TUF3, consegui instalar ela normalmente e já a testei sem problema, mas fiquei incomodado com um detalhe. No cabo de 8 pinos de energia que você encaixa nesta Placa de Vídeo fica uma luz acessa constantemente, e nunca apaga. Mesmo quando você desliga o computador completamente e tudo fica apagado, essa luz continua acessa, somente quando eu tiro o cabo de energia do computador ao todo que isso desliga. Minha dúvida é se isso é sinal de algum problema e se eu preciso ter alguma atenção sobre isso? Muito obrigado pela atenção.
  13. @i have a plan Sim, sempre achei estranho usarem AC Origin e Oydssey como teste de "placa de video" onde seria mais 'correto' usarem como teste de Processador. Mas bem, sabemos que jogos de mundo aberto costumam ter um pouco mais de exigência em processadores, mas estes dois AC vão além disso o que resulta a dizer que provavelmente é só má otimização do jogo mesmo, no quesito de uso do CPU. @RS Faria Sim, meu foco atual é sempre manter Vsych ativo com 60fps a Full HD, que é a qualidade do meu monitor atual. Não irei atualizar pra um monitor de 1440p antes atualizar o conjunto triplo do qual mencionei, que são 'placa-mãe, Processador e Memoria Ram'. Por isso eu considerei até uma RTX 2060. @Yan_ Se eu conseguir jogar decentemente jogos como Cyberpunk 2077, Shadow of Mordor e The Division 2, Doom/Eternal e etc, com Vsych ativo e Full HD, na faixa de 50~60fps eu facaria satisfeito. Talvez nem seja necessário eu investir em uma RTX 2060 sendo que não iria realmente conseguir exercer 100% de sua capacidade, mas o investimento seria mais como uma eliminação de quando eu for fazer um upgrade futuro com o kit que mencionei, ai já teria uma Placa de Video a par pra acompanhar. Eu também não faço questão de ter todas configurações no maximo, com Motion Blur, Sombra e etc, em Ultra, e não ligo de desligar algumas opções pra um melhor desempenho do jogo.
  14. Boa noite. A uns bons anos atrás eu montei uma maquina boa pra época, não era uma 'top' de linha mas me ajudou bastante ao meu lazer com jogos e demais afazeres. Recentemente eu resolvi atualizar a 'Placa de Video' da minha maquina, por ser a parte do qual eu estaria 'mais pecando', e estou considerando bastante entre estes modelos: RX 5600xt, GTX 1660 Super/TI ou a RTX 2060. Mas, eu teria muito problema de gargalo usando qualquer uma dessas placas com essa configuração? Gabinete - Corsair Carbide Spec 03 (2 Coolers de 120mm no topo, 2 Coolers de 120mm na Frente e um Exaustor de 120mm atrás). Placa-Mãe - Gigabyte H97M D3H Processador - I5 4690 (sem o K) (Cooler do Processador é um Cooler Master Hyper T4) Memória Ram - Corsair Vengeance 16GB 1600Mhz HDD - Seagate Barracuda 1TB 7200rpm Fonte - Corsair CX600w Bronze Placa de Video (atual) - Radeon R9 280 (Uma boa camarada. Consegui jogar muita coisa nessa placa, Witcher 3, Skyrim Special Edition etc.) Atualmente já consegui pegar um desconto decente em um SSD da Kingstom A400 de 480GB o que deve ser de uma melhora decente pra rapidez da maquina. Nunca usei um SSD então não sei o que esperar. Quanto a Placa de Video está horrível de achar alguma atualmente, especialmente com esses preços, talvez eu até enrole até a nova série da NVIDIA e da Radeon sair por completo pra ver as gerações anteriores derem uma caida. Mas, até lá, eu gostaria de saber se com essa minha configuração atual eu teria a possibilidade de jogar decentemente com Vsych ativo e com resolução Full HD (1080p). Não faço questão de ficar vendo 90~100~200fps mostrando na tela, se tiver indo bem constante a 60fps eu estou satisfeito, e meu monitor é um LG 23MP55, que a resolução máxima é 1080p de 60Mhz. Futuramente eu talvez considere atualizar pra um monitor de 1440p, mas isso pode demorar, pois meu foco logo após a placa seria olhar um kit de 'placa-mãe, Processador e Memórias' já que as novas gerações mudaram completamente todos os slots de encaixes e etc. Cheguei a olhar o valor que estão cobrando pra um I7 4790k usado e é simplesmente ridiculo que estejam cobrando o valor de um Processador atual top de linha, sai mais barato atualizar com tudo novo e da nova geração. Mas bem, gostaria de ter uma ajuda sobre essa situação atual. Muito obrigado pela sua atenção.
  15. Já resolvi o problema. No meu caso foi a fonte que estava falhando. Neste nosso modelo de monitor a nossa fonte vem separada, que é aquele bloco que vem no fio de energia pro monitor. Eu apenas comprei um variante no mercado livre a uns bons meses atrás e está funcionando perfeitamente aqui. Caso você precise, aqui fica o link do qual eu comprei. - Mas tenha certeza de que é o mesmo modelo pelas diferenças de tensão. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-888754910-fonte-monitor-19v-13v-lg-flatron-led-lcd-100-compativel-_JM
  16. Hoje que fui decidir pegar uma 1660 Super me deparei com os horrores dos preços atuais. E sinceramente não estou com esperança de que vá abaixar tão cedo. O negocio é, tudo "barato" e eu sem grana, e agora tudo caro pra caramba e eu com uma grana extra pra comprar o que der, mas difícil nesses valores. Tambem estou na grande duvida entre qual fabricante é a melhor entre as 1660 super.
  17. @Carambolão Neste exato momento, meu foco é trocar a Placa de Video mesmo. Não dá para eu trocar o processador e Placa de video ao mesmo tempo, mas, gostaria de trocar para algum da AMD mais recente, porque parece que eles estão bombando de qualidade e deixando a Intel até na mao em alguns casos. Mas, mesmo meu processador sendo antigo, eu acho que ainda é um decente, entao ele deve aguentar durante mais um tempo. Tenho que até olhar se a minha placa-mãe da suporte para os processadores mais recente, ou terei que trocar tambem. Processadores ficaram insanos com a situaçao atual, entao dificilmente eu vou conseguir achar qualquer coisa que eu consiga levar a um bom preço do jeito que as coisas estão. Já até aceitei que vou pagar mais caro na Placa de Video do que era no inicio do ano, mesmo esperando um pouco e tentar achar alguma promoção, mas ainda fico desconfiado de que as coisas podem ficar ainda mais caro. @RicardoMontoni Sim, é o que eu estava pensando. Mesmo as RX da série 500 tendo um hardware no papel maior que as GTX 1600, só pela tecnologia mais recente, ja demostra um qualidade bem maior. Mas, vou ficar de olho entre ás 1660 e a série 5000 da Radeon, e o que aparecer melhor eu levo. Só preciso ter certeza de que meu PC por ser mais antigo, se quer tem compatibilidade com esses hardwares mais recentes. @Amanda Gonçalo Desculpe fazer tantas perguntas. Mas, você saberia me informar entre as melhores marcas entre as placas de video? Tipo GeForce acredito a EVGA ser uma das melhores, enquanto a AMD ja ouvi falar da Power Color sendo uma de niveis mais altos, mas outras ficam quase no mesmo nivel. Só pra ter certeza do que procurar. Obrigado.
  18. @RicardoMontoni É exatamente o que estou pensando. Acredito que o unico modo de realmente usar as placas mais potentes que temos atualmente é somente em resolução 4k com monitores de 144hz. O que definitamente não o meu caso, muito menos mexer com RT. Por isso meu foco está na base do intermediario mesmo, como ainda estou no Full HD com 60fps, acho que é a melhor escolha pra mim. As placas RX 5500~5600 ainda estão até mais elevadas do que estou procurando e bem raramente irei encontrar elas a um valor acessivel, enquanto por mais caro que esteja atualmente, eu ainda consigo achar as GTX 1660 Super abaixo dos 2000 (em alguns casos) que sinceramente está me parecendo uma melhor opção. Eu até gostaria de pegar uma RX 580 ou 590 da Power Color - Red Devil por ter 8GB e 256 Bits, mas se mesmo com essa diferença de hardware ainda bate em comparaçao com a 1660, me parece que no quesito software da Geforce está provando ser um bela vantagem em otimizaçao. E é como você disse, até realmente termos jogos que irão puxar a qualidade dessas novas placas que irão sair, vai demorar anos.
  19. @RicardoMontoni Eu imaginava que o meu processador seria um dos maiores fatores de que está ultrapassado. Mas, pelo que notei parece que processadores estão ainda piores pra olhar agora do que placas de video. Então vou ter que aguentar com este até eu ter uma chance de trocar, e isso somente depois de olhar a placa de video. Ao menos, como eu foco em Full HD com taxa de 60fps até porque meu monitor é 60hz, acredito que o processador deve dar conta do recado. Sim, um amigo meu me recomendou dar uma olhada nas RX 5500~5600. Mas, sao bem raras de achar na faixa dos R$2000,00 e eu não tenho a menor ideia de quais fabricantes eu devo escolher. Só de a arquitetura da 1660 ser a mesma das de nivel mais alto da GeForce, acredito que isso ja indica que ele é uma placa de qualidade. Acho que como foi recomendado pelo amigo de cima, só vale a pena eu sair da GTX 1660 se for pra uma RX 5500~5600, mas se for comparar com as RX 570~590, a GTX 1660 se mostra superior, eu acho.
  20. Entendi. Novamente, muito obrigado por todas essas informaçoes. Eu fiquei bastante na duvida, porque eu assisti alguns videos de comparaçao entre uma Galax GTX 1660 6GB com 192Bits Super vs Radeon Rx 580 8GB 256 Bits da Power Color 'Red Devil', e as duas estavam batendo FPS semelhante na maioria dos jogos, sendo que a GTX 1660 conseguia até manter alguns frames a mais, e fiquei intrigado como com uma diferença dessas a GTX conseguia manter o mesmo nivel e até superar em alguns momentos. Talvez sejam os Drivers da GeForce que possuem uma otimização bem superior aos da Radeon.
  21. Acho que pelo fato de eu estar focando em uma qualidade Full HD com 60FPS eu nao preciso ficar estão doido quanto a placas de ultima geraçao com a tal nova qualidade "ray tracing" até porque nao acredito que meu PC por completo consiga fazer uso disso. E tambem eu estou limitado na minha Fonte, ou seja, se for alguma placa potente demais, talvez a fonte seja algum problema. Eu ouvi dizer que entre as placas intermediarias a GTX 1660 está sendo a melhor delas, mas, tambem notei que elas estão batendo de 1700 até 2000 facilmente enquanto eu consigo encontrar as RX 580 na faixa dos 1500~1600 em alguns sites. A terabyte mesmo tem algumas com valores interessante, MAS, eu estou por fora dos valores. Só comecei a olhar isso recentemente, e o que me disseram, no inicio do ano estava tudo na maioria dos 1300~1700 e a pandemia com o aumento do dolar deixou tudo absurdo. Tambem vou tentar esperar e ver se alguma promoçao aparece em algum site confiavel, nao adianta ser algo bom se for algum site que ninguem nunca ouviu falar. adicionado 5 minutos depois adicionado 9 minutos depois Muito obrigado pelas informaçoes. Mas só tirando mais algumas duvidas. Se eu pegar uma placa digamos uma RX Radeon Power Color de 8GB com 128 Bits e outra de 4GB com 192 Bits, a de 8GB ainda teria um desempenho melhor? Ou essa diferença é tão minima que nao afeta tanto? A diferença entre 192 a 256 é relevante? Meu foco sao mais placas intermediarias, e especialmente a GTX 6GB 1660 Super, e pelo que notei essa placa tem no maximo 192 bits, enquanto a RX 580 8GB Red Devil tem 256 Bits. No papel a RX parece superior, mas nao sao só memorias e bits que contam na placa correto?
  22. Estou a procura de um bom celular para jogar jogos medianos. Meu foco principal são mais RPG's e não exatamente Fortnite, PUBG ou jogos de corrida, que são jogos mais exigentes em configurações do celular, meu limite é de máximo R$2.000,00 e não tenho interesse nos modelos xing ling, porque eles não tem suporte no Brasil, e se tentar comprar de fora eu posso ser taxado absurdamente, então prefiro evitar. Atualmente estou usando o Moto G5s Plus e é um ótimo celular mas ele ficou defesado com o tempo, pouco espaço, com apenas 32GB, e pouca RAM 3GB e o Android também parou no 8.1 Oreo. Quanto a processadores (chipset), pelo que pesquisei parece que o Snapdragon é muita mais otimizado para desempenho e jogos do qualquer outro modelo. Então estou procurando um celular que mantenha este chipset. Eu me interessei bastante no modelo Moto G8 Plus, mas não gostei de estarem usando um processador "antigo", sendo o Snapdragon 665 que é pouco diferente do que tenho atualmente no Moto G5s Plus sendo o Snapdragon 625, e apenas 1GB de RAM a mais, me parece que logo ele irá ficar defesado também. Outro interessante pelas minhas procuras é o One Fusion+ com o Snapdragon 730 e 128GB de HD, mas, apenas 4GB de RAM realmente não foi algo que gostei, fora a camêra pop up dele, que achei algo bem esquisito para a atualidade. Considerando o valor que tenho de limite, o que mais me chamou a atenção é o Samsung Galaxy A71, com 6GB de RAM, 128GB de HD e o snapdragon 730. Não tenho experiência com a Samsung, mas notei que eles usam a sua propria versão de Android, enquanto a motorola usa o Android mais puro. Comparando o One Fusion+ com 4GB de RAM contra A71 com 6GB sendo que o restante é similar, o desempenho do Samsung seria melhor? Assisti alguns videos, mas eles não são muito detalhados nessa comparação. Um celular que realmente curti muito é o S10 Lite, com o snapdragon 855, mas comparando ele com o A71, são praticamente de R$500,00 á R$600,00 a mais por esse celular, o que pra mim não tem como bancar uma diferença tão alta, e também talvez nao valha a pena sendo que o meu foco não jogos tão pesados assim. Algo chamativo entre os modelos S10 Lite e A71 é que supostamente a Samsung anunciou que iria manter suporte de atualizações por 3 anos para esses modelos, isso confere? Uma outra duvida que tenho celulares Samsung, é que andei pesquisando um defeito que está espalhando para quase todos os modelos deles, que é um problema com tela verde, ai fiquei na duvida se celulares Samsung são duradouro, e consigo usar por alguns anos, porque meu foco principal é realmente ter o celular por alguns anos mesmo. Outro detalhe, é que eu faço jogatinas de horas e horas, essas construções de plastico tem algum problema? E essas telas Super Amoled ficam facilmente marcadas com o tempo? Obrigado pela atenção.
  23. Estou a procura de uma Placa de Video nova. Atualmente usando uma Gigabyte Radeon R9 280 384 Bits e sinceramente, não tenho do que reclamar. Me ajudou e continua ajudando incrivelmente, mas estou pensando em pegar uma mais atual, já que da época que comprei pra atualidade a tecnologia avançou bastante e os jogos ficaram incrivelmente mais pesados. Eu estou meio leigo em quais marcas e quais placas de video que realmente valham a pena em quesito qualidade. Pelo que andei pesquisando se eu for realmente pegar alguma pra durar e que eu consiga jogar jogos mais tranquilamente considerando que meu foco principal é apenas um Full HD com taxa de 60~70fps, (não faço questão de 4K e ter 500fps a mostra, o que sinceramente acho bobagem de ter um fps tão alto assim), parece que a Power Color Red Dragon e Red Devil seriam as melhores escolhas no quesito Radeon Rx 580 e 590, e com GTX a Galax 1660 Super, confere? E também, andei notando muitas placas com 128~192 Bits o que achava que 256 bits seria o basico para as coisas mais atuais. Teve alguma mudança na tecnologia onde esse detalhe não é tão importante quanto era antes? Meu limite em valor é cerca de uns R$2000,00. Com certeza, não irei comprar essas placas de R$3.000,00 para mais, a não ser que tais placas fiquem em promoção por esse valor. E também não é algo para agora, e sim só para ter uma noção do que eu preciso ficar de olho para comprar. E por ultimo as configurações do meu computador só para ter certeza que a placa de video tem compatibilidade com o que tenho. Minha placa-mãe é uma Gigabyte H97M-D3H com processador Core i5 4690 3.5Ghz, 2x8GB Corsair Vengeance 1600Mhz e uma fonte Corsair 600w (acho que é Bronze). E acredito que além disso, o restante seria irrelevante, mas se for necessário só perguntar. Obrigado pela atenção.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!