Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mateus Andrade Ferreira

Membro Pleno
  • Posts

    30
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Mateus Andrade Ferreira postou

  1. Boa noite pessoal, o problema é bem isso que está no título, meu notebook lenovo ideapad 300 muta o microfone sempre que eu mexo no volume, pra mais ou menos. Seja o microfone embarcado nele ou o do fone (estilo celular). Windows 10.
  2. @Isadora Ferraz não tenho certeza se o diodo supressor funcionaria porque a corrente pode chegar a uns 10 A durante pelo menos 1 segundo. Creio que ele não seja capaz de conduzir tal corrente sem queimar.
  3. Boa tarde, estou fazendo um projeto acadêmico em que preciso fazer um by-pass de um capacitor quando a tensão nos terminais deste exceder certo limite. De forma simplificada, o que eu posso dizer é que a corrente neste capacitor tem valor variável (ele está em série com outros elementos), e em determinado momento a corrente vai subir. Com isso, a tensão no capacitor (dada pela corrente x Xc) também subirá. Quanto a tensão chegar em certo valor (por volta de 30 V) preciso estabelecer um curto - circuito em paralelo com o capacitor. Pensei em usar diodo TVS, mas creio que ele possa queimar. Encontrei alguns circuitos tipo crowbar na internet, mas a maioria é para CC e no meu caso a corrente é CA e eu não quero interromper essa corrente, portanto não há fusível no sistema. Meu sistema estará substituindo o que na realidade é um varistor.
  4. Coloquei o SSD com sistema operacional um um desktop antigo e funcionou normal de primeira (talvez isso prove que o ssd está normal) coloquei o HDD no notebook e também funcionou normal (pra mim está parecendo que tem algum tipo de incompatibilidade do notebook com ssd, já que é bastante antigo) Mas ainda não achei explicação técnica.
  5. Não, já tinha feito isso há muito tempo. Foi uma das primeiras ações.
  6. Atualizei a bios, mas via windows mesmo. Com o driver disponível no site da Sony
  7. Boa tarde a todos, peguei um notebook velho de um amigo pra colocar ssd no lugar do drive de cd. Descobri que o drive de cd não era sata (velho mesmo). Olhei o hd e esse sim era sata, resolvemos colocar o ssd la mesmo. liguei o hardware, instalei o windows 7. Até ai tudo bem. o problema é que agora quando liga ele, fala que não achou o sistema operacional, inclusive na bios parece que não reconhece a existência do hd, mas seu eu faço qualquer modificação na bios e reinicio, ele passa a reconhecer tudo normal e inicializa. Além isso, se na inicialização eu pressiono F8 ou F10 ele apresenta as opções normais do windows e inicia normalmente. No gerenciador de dispositivos o ssd tb não está reconhecido, fica com um detalhe amarelo como dispositivo de armazenamento em massa. Fiz algumas tentativas para solucionar o problema em tutoriais, pensei que o problema pudesse ser o MBR, mas não tive sucesso. Vou colocar umas imagens para explicar melhor. Em algus momentos, utilizando o prompt quando mando listar os discos, o ssd nem é reconhecido. Esse notebook é um sony vaio VGN N130G, os drivers dele são de windows XP e vista apenas. *******ATUALIZAÇÃO******* Coloquei o SSD com sistema operacional um um desktop antigo e funcionou normal de primeira (talvez isso prove que o ssd está normal) coloquei o HDD no notebook e também funcionou normal (pra mim está parecendo que tem algum tipo de incompatibilidade do notebook com ssd, já que é bastante antigo) F8 na inicialização F10 na inicialização Nesse caso a bios identificou o ssd, mas na primeira inicialização fica HDD: NONE Mensagem exibida quando de inicia o pc pela primeira vez Tentei fazer procedimentos de restauração do MBR, mas a instalação nem foi reconhecida Tentei fazer procedimentos de restauração do MBR, mas a o disco nem foi reconhecido
  8. Boa tarde, estou utilizando as três interrupções externas de um pic 18F4550 em um projeto e estou tendo problemas com a INT2. Percebi que o PIC estava detectando interrupções externas sem que as mesmas existissem. Com o osciloscópio percebi que no pino RB2 (o mesmo da INT2) estava apresentando um sinal com forma de onda alternada de baixa amplitude, uns 500 mV. A partir daí passei a acreditar que este sinal "saindo" deste pino estava causando a detecção de borda indevida. Como estou utilizando um kit didático de uma empresa que usa um bootloader para fazer a gravação via USB, pensei que o bootloader poderia estar causando o problema. Então comprei um pickit 3 para fazer a gravação e o problema persistiu. *** Aproveitando a oportunidade, não tenho muita experiencia com gravadoras, mas sei que o processo de gravação é bem crítico e também tive problemas com isso. Quando gravo um programa simples, como piscar um led, funciona perfeitamente, mas quando gravo meu programa, que é bem mais complexo, muitas vezes o microcontrolador não funciona, e em outras funciona até eu ligar a parte analógica do circuito, ai ele trava ou funciona de forma estranha.
  9. Boa tarde, comprei um GTA V para meu ps4. Tentei instalar duas vezes e tive o seguinte problema. Coloquei para baixar. Foi feito o download de 11,3 gigas. Terminado coloquei pra instalar. A instalação é extremamente lenta. Deixei umas 8 horas e quando fui ver se tinha terminado me deparei com o seguinte erro: Não é possível continuar usando o aplicativo. Os dados do aplicativo a seguir estão corrompidos. exclua o aplicativo do ps4 e baixe-o novamente da biblioteca na tela principal. Alguém sabe como me ajudar? obrigado.
  10. Obrigado pela sugestão. Tentei isso e também não deu certo. Até instalei outro comilador, mas de nada adiantou.
  11. O problema ocorre com qualquer programa. Até no mais simples, tipo: #include <stdio.h> void main() { printf("Hello world"); }
  12. Obrigado pela resposta. Vou ver o que consigo fazer, mas não tenho conhecimento tão avançado em programação a ponto de compilar à mão. Sou engenheiro eletricista e atualmente trabalho como professor. Ensino linguagem C para aplicação em microcontroladores. E como dou aulas em curso técnico nada é tão avançado. Vou deixar o tópico aberto e ver se alguém aparece com uma solução.
  13. SIm. Usei um programa para desinstalá-lo por completo. Mas acho que o problema não é ele em si, porque usei outro compilador e ocorreu o mesmo erro.
  14. Bom dia, uso constantemente o codeblocks para dar aulas de linguagem C e, outro dia, depois de ficar uns meses sem utilizá-lo, tentei compilar alguns programas simples e ocorreu o seguinte erro: CreateProcess: No such file or directory Não consegui resolver o problema mesmo reinstalando o editor e o compilador. O olhei no google e vi muita gente com esse erro, mas tinha mais a ver com programação em C++, arquivos de bibliotecas e etc, que não é meu caso. Instalei o DEV C++ e o correu o mesmo erro. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.
  15. Boa noite, vou começar a dar aulas de microcontroladores, mais especificamente sobre o PIC18F4520. Estou estudando bastante com material de internet e com os 2 livros de referência para o assunto (um do Fábio Pereira e outro do Miyadaira). No entanto gostaria de aprender mais profundamente a parte de arquitetura, tipos de memorias, funcionamento da cpu, barramentos, relação com os periféricos e etc. Em quais livros eu consigo essas informações? Obrigado a quem puder ajudar. Abraço
  16. Mandei o HD para o vendedor do mercado livre e vou pegar meu dinheiro de volta. Obrigado a todos que colaboraram. Abraço.
  17. Obrigado a todos que responderam até aqui, dei uma pesquisada rápida e percebi que esse erro pode ter várias causas e pode estar associado à memoria ram e ao HD. A questão é a seguinte, esse hd que comprei não é novo, foi retirado de produtos de mostruário, por isso acho que ele pode estar com defeito. Instalei o windows 7 nele pra a partir daí instalar o 10 (não fiz nada nele enquanto estava no 7). Tentei instalar várias vezes o windows 10 nesse hd, em vários pcs e estava tendo problemas, quando era a partir do 7 dava tela azul, e quando tentava por boot via pendrive a instalação nunca concluía, quando ia iniciar pela primeira vez travava na tela "preparando-se" e falava que deu erro. Depois de instalar mais de 10 vezes funcionou, consegui iniciar o sistema, mas quando tentei instalar programas simples como chrome e dropbox, o pc ficava muito lento (muito mesmo) e as instalações nunca terminavam, depois de vários minutos aparecia uma mensagem que a instalação não pôde ser concluída, sem maiores detalhes. Estou achando que o hd veio com defeito mesmo, mas nunca tinha visto um hd funcionar parcialmente, por acaso alguém ja viu esse tipo de coisa?
  18. Boa tarde, meu notebook está dando tela azul, mas ao reiniciar não aparece o log do erro. É possível descobrir o motivo só olhando pra tela? Segue a foto da mensagem de erro. Meu notebook teve o hd trocado e não tem nada instalado, além do windows 7. Estou tentando colocar o 10, no entanto antes de terminar a instalação ocorre o problema.
  19. Já ouvi falar de Python, está sendo ensinado em muitas faculdades, o problema é que no curso em que trabalho os alunos aprendem C para programar microcontroladores no 3º ano, então existe essa obrigação de ser tudo em C. Muito obrigado pela ajuda.
  20. Bom dia, Muito obrigado pela sua resposta. Sou engenheiro eletricista e não tenho muito conhecimento em programação, uso mais o matlab. Atualmente sou professor de disciplinas técnicas em um curso de nível médio, e como dou aula de programação para alunos do 1º ano estou mais preocupado em ensinar a lógica do que a linguagem em si, até porque a carga horária dessa disciplina é muito pequena. Inclusive comecei o curso ensinado a eles o portugol com o visualg, que é um tipo de tradução da linguagem pascal. Gostaria de saber se você pode me sugerir referências bibliográficas para o estudo da programação, principalmente a linguagem C/C++, de preferência livros em português e com linguagem mais tranquila, para alguém que não é programador. Desde já agradeço.
  21. Boa tarde galera, costumo usar o dev c++ para dar aula, mas ele é meio *****, deixa passar muitos erros de sintaxe e acaba encerranro a execução do programa sem indicar onde está o erro. Por isso estou começando a usar compiladores on line, pois eles são mais precisos em detalhar os erros dos códigos. O problema é que os dois melhores compiladores que eu encontrei não reconhecem a biblioteca conio.h, alguém sabe o porque? Abaixo os links dos compiladores. Abraço. http://www.tutorialspoint.com/compile_cpp_online.php http://cpp.sh/
  22. Bom dia galera fiz o programa abaixo que calcula o maior autovalor de uma matriz, ele funcionou bem para o exemplo que eu tinha aqui, matriz A=[3 0 1;2 2 2;4 2 5], porém quando tentei usar outra matriz recebi o seguinte erro: Error in autov (line 4) [m,n]=size(A); Output argument "maxA" (and maybe others) not assigned during call to "C:\Users\Mateus\Dropbox\Mestrado\Métodos numéricos\listas\Lista 2\menu\autov.m>autov". se alguem puder me ajudar agradeço. Sei que meu programa é meio complicado, mas talvez alguém possa me ajudar apenas com o erro. function [ maxA,iter ] = autov( A,toler,itermax )%entrada: matriz, precisão, usada no exemplo, 0.001, e número máximo de iterações%Saída: o maior autovalor e o numero de iterações[m,n]=size(A);y0=ones(n,1);erro=toler+1;iter=0;z1=zeros(n,1);av=z1;av0=av;z1=A*y0;%calcula o z inicialvetor_E=zeros(n,1);%ITERAÇÕES. ATÉ ENCONTRAR A PRECISÃO DESEJADAwhile erro>=toler && itermax>iter iter=iter+1; alpha=0; for i=1:1:n %encontra o maior elemento de Z1 em módulo e armazena em alpha if abs(z1(i,1))>alpha alpha=abs(z1(i,1)); end end y1=(1/alpha)*z1; %CALCULA O Y INICIAL z1=A*y1; %CALCULA O NOVO VALOR DE Z(K+1) for i=1:1:n %encontra o vetor erro vetor_E(i,1)=abs(y1(i,1)-y0(i,1))/abs(y1(i,1)); end menor=0; maior=0; for i=1:1:n %encontra o maior e o menor elementos do vetor erro em módulo para o cálculo da precisão if abs(vetor_E(i,1))>maior maior=abs(vetor_E(i,1)); end if abs(vetor_E(i,1))<menor menor=abs(vetor_E(i,1)); end end erro=maior-menor;%calcula a precisão para verificar se chegou a esperada av0=(z1./y1);%CARREGA O VETOR DE AUTOVALORES%VERIFICA QUAL VALOR TEVE MENOR VARIAÇÃO menor=0; for i=1:1:n %encontra o maior e o menor elementos do vetor erro em módulo para o cálculo da precisão menor=abs(av(i,1)); if abs(av0(i,1)-av(i,1))<menor maxA=abs(av(i,1)); end end y0=y1; %CARREGA Y0 COM O VALOR DE Y1 PARA A ITERAÇÃO SEGUINTEav=av0; %endy1end
  23. Bom dia galera, no meu programa feito em matlab eu preciso verificar as dimensões de uma matriz digitada pelo usuário, porém eu não quero que ele entre com ela termo a termo porque a grande vantagem do matlab é exatamente poder manipular matrizes. Porém depois que os dados entram eu preciso validar a matriz, pois ela tem q ser quadrada e ter a mesma quantidade de colunas de uma outra matriz. Alguém sabe uma função que retorna as dimensões de uma matriz?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!