Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gil_AS

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olá Isadora Ferraz, infelizmente não tenho o esquema dessa placa, mais posso colocar umas fotos para ajudar. Obrigado pela dica, vou tentar dessa forma, ja tinha testado antes mais so com o resitor e os leds, so que liga um dos leds, o outro que está invertido não liga. A questão é que não sei se está oscilando, porque se tiver setado como nivel logico alto apenas, pode ser o motivo de estourar o fusivel e o MOSFET, então se for isso tenho outro problema, saber o porque o oscilador está se comportando dessa maneira e como ainda sou principiante com fontes chaveadas vou sofrer até descobrir. Olá Bcpetronzio, sim o diodo D105 que está na trilha do VCC do CI FA5571 pino 6 que é um diodo normal, pois no pino 8 tem dois zeners regulando 40v nesse pino e de acordo com o datasheet ele suporta até 500v. A dúvida que tenho nesse ponto é quanto a tensão do VCC, não tenho outra fonte para testar e ja troquei esse oscilador, mais todo MOSFET que coloco na posição Q101 que é para chavear queima fechando curto e estoura o fusivel da placa menor. Ainda não entendi porque o oscilador seta o MOSFET para entrar com potencia maxima a ponto de queimar o mesmo e o fusível. Ah sim e quando medi a tensão no gate do MOSFET em relação ao drain tenho o valor de 165v e sem falar que o CI oscilador esquenta quando ligo a fonte sem o MOSFET.
  2. Olá amigos.... Estou com uma impressora HP M175A que foi ligada no 220v e torrou a fonte secundária, aquela maior. Pesquisando na net e aqui no forum encontrei alguns casos semelhantes, sendo possivel identificar o ci osciador dessa fonte. Nosso chegado Bcpetronzio: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/863136-resolvido-placa-fonte-da-impressora-hp-cp1515/ E o outro fórum: http://eletronicabr.com/impressoras-e-copiadoras/8/laserjet-m175a-ligada-em-220v/24913/ Como aqui no fórum não tem nenhum tópico para essa impressora resolvi criar um. Bem o problema é que troquei os componentes que se danificaram, no caso o MOSFET que faz o chaveamento (Q101), o ci oscilador FA5571 (IC101), o fusivel da fonte menor (FU801), a ponte retificadora (DA101), um resistor que tem valor bem baixo 0,3 homs (R106) e um diodo (D104), até então era para resolver o problema, pois testei os componentes tanto smd quanto os normais que ficam no primário da fonte e estavam bons, mais quando liguei para testar queimou o fusível da parte menor novamente (FU801), o MOSFET (Q101) e aparentemente o oscilador (IC101). Se for trocado esses tres componentes eles queimam novamente. :/ Testei o sinal no gate do MOSFET e me parece que ele fica setado como nivel logico alto, o problema é que não tenho um osciloscópio para saber se está oscilando e outra coisa, no VCC do FA5571 está chegando 32v e no datasheet diz que o maximo é 28v. Bem agora não sei o que fazer, pensei em trocar o diodo da trilha do VCC desse ci por um zener de 24v mais não sei se pode alterar alguma coisa nos valores de saida do secundário, na verdade não sei nem se vai funcionar a fonte. ^^ Ainda não tenho muita experiencia com fontes chaveadas e venho buscar um pouco de sabedoria com os parceiros do forum, se alguém ja tiver passado por uma dessas me dá um help por favor.
  3. Cara, valeu pela dica! Mais acho que o problema não e só na ponte retificadora. Testei a mesma fora da placa com multímetro e ta ok, portanto como não tenho um osciloscópio para testar o funcionamento dela fiz a troca da mesma. A placa continua aquecendo o termistor, não como antes, mais ainda aquece bastante. Aquece também na região dos IGBT's, mais com um multímetro não consigo identificar nenhum problema neles, talvez estejam com fuga também, terei que trocar todos eles e testar.
  4. Olá! Estou com um inverssor WEG IEE7.00IM ADW01 para motores de 1cv(Aqueles com dois capacitores de 1000uF). Ele está com um problema que não estou conseguindo resolver. O seu fusível queimou e desde então substituí o fusível por outro e então ele super aquece o termistor e queima novamente o fusível. Já substituí os capacitores e testei os IGBT's e também troquei o termistor, estão todos funcionando direitinho mais o problema persiste. Testei o motor com outro inverssor e está funcionando bem. So não testei trocar os ir2108. Alguém ja passou por algo parecido ou tem alguma ideia do que pode ser??

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!