Fala galera belezinha?
Sou meio novo no mundo da técnica do undervolting e tenho algumas duvidas. Tenho um sistema de R5 5600x e uma B550m Aorus Elite. E nesse calor que esta fazendo resolvi testar fazer um undervolting na CPU.
Antes ela estava atingindo em jogos e processos como edição na casa dos 70/75 e até 80 graus. Nada mais que isso. Sei que a AMD garante que até os 95 graus esta tranquilo sem afetar a vida útil do componente.
Mas depois resolvi testar o undervolting, na BIOS da placa-mãe eu fiz as seguintes configurações ( CPU Vcore 1.124V e no SoC Voltage eu coloquei 1.044 ) antes eu tinha mexido na opção calibragem da linha de carga CPU Vcore e tirei do Auto para colocar no High. Bom no caso meu PC reiniciou depois de alguns minutos usando algumas aplicações. Mas voltei com a opção calibragem da linha de carga CPU Vcore no Auto, com as configurações que listei de CPU Vcore 1.124V e no SoC Voltage 1.044V. Bom como eu posso dizer, meu processador não passa dos 59 graus!
Rodei Cinebench por mais de 40 minutos com HWmonitor para monitorar tudo, e realmente nada de instabilidade ou reiniciar o sistema, mantendo realmente os 59 graus e 4.6Ghz travados!
Minha duvida seria, mantenho meu undervolting ou volto para as configurações padrões. Porque encontrei poucos comentários que dizem que com o passar do tempo o undervolting pode danificar o processador. E manter a temperatura padrão que a AMD manda é seguro.