Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gkellermann

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Eu mesmo montei, tomei o devido cuidado na hora de montar, não forcei a APU ela encaixou sozinha, quando retirei ela para testar a possibilidade de mau contato eu verifiquei se não haviam pinos tortos e nao haviam. Quanto a ponte norte e sul já tinha lido um artigo que estavam acabando com um deles, no entanto, quando inicio o UEFI (programa da asrock para gerenciar a mobo) ela acusa a existência de uma ponte norte e outra sul, no caso a ponte sul fica encarregada mais dos USB, na ponte norte eu gerencio a memoria compartilhada.
  2. Boa tarde, Estou enfrentando um problema de artefatos e travamento do driver gráfico da placa de video VGA onboard. Realizei várias tentativas de corrigir o problema sem sucesso. (atualizar a BIOS, contato da memória, slot da memória, PSU, mau contato da APU (CPU+GPU), superaquecimento, OS corrompido, compatibilidade de sistema (testei windows 7 e windows 8.1 ambos 64bits)). Então com a ajuda da comunidade me disseram que o problema era na minha APU que devia estar defeituosa (por um relatório que eu vi mas não sei se entendi direito, a sincronização do pedido e da resposta da memória não está bom, mas as memórias estão boas) Como informação adicional, o problema começou 1 semana depois de eu começar a usar o computador, ele funcionava tudo certo, porém após tentar atualizar o amd catalyst os artefatos e o congelamento do sistema começou e algumas mensagens de "o driver da amd parou de funcionar e se recuperou com exito" antes dele congelar, tentei reverter o driver mas o problema persistiu, formatei o HD e instalei tudo de novo, mas o problema persistiu. Então minha duvida agora é a seguinte: Eliminadas todas as outras possibilidades, e dado o fato de que quando eu desabilito o driver do adaptador gráfico (serie R7 da AMD), logo passa a vigorar o driver básico do windows, os artefatos cessam. Então é seguro eu assumir que a placa mãe, mais especificamente o chipset ponte norte (north bridge) não está defeituosa e sim a APU que está com defeito. Pergunto isso pois não sou especialista e não entendo a fundo a arquitetura de uma placa mãe, porém acredito que o driver do windows deva usar também a ponte norte para fazer o gerenciamento gráfico, ou seja, o VGA onboard é o mesmo usado pelo driver VGA da AMD. Nota: caso não tenha ficado claro eu tenho uma APU (CPU+GPU integrados num só chip) modelo A10 7700k socket FM2+, ela funciona como uma VGA onboard também. Placa mãe: Asrock fatal1ty FM2A88X+Killer Hoje (28/06/2015) descobri mais um indicio de problema com a APU, desde a primeira vez que eu liguei o computador as imagens geradas não coincidiam com o tamanho da tela do monitor, sem o driver gráfico não era possível enxergar partes da tela e com o driver gráfico funcionando (mesmo no inicio quanto não haviam artefatos) ficavam "sobras" na tela do monitor. No inicio não dei bola pois comprei um monitor com IPS e não sabia direito o que significava, até agora, mas testando no PC do meu irmão eu vi que não deveria haver as "sobras" na tela do monitor, então pelo visto a APU já veio com defeito.
  3. Tive um problema semelhante com meu notebook, só que no meu caso o chipset estragou de uma vez, no seu caso que é um PC o jeito vai ser trocar a placa mãe, ou como disse o Tendou colocar uma placa offboard, porém isso não acaba com o defeito da placa.
  4. O temperatura máxima de operação para processadores é de 70°, se a placa mão esta aquecendo tanto não é de se espantar que esteja dando problema, ainda mais porque normalmente o processador aquece mais que a placa mãe, no entanto o correto seria o computador se desligar sozinho e quando você ligasse ele novamente apareceria um aviso que o sistema se desligou para proteger o hardware de superaquecimento. Se a pasta térmica está seca já passou da hora de troca-lá. Outro item que as pessoas dão pouca importância na hora de montar o PC é o gabinete, quando fui ver review da APU A10 7850k da AMD muitos reclamavam de superaquecimento com o cooler box, no entanto quando falei com um vendedor que tinha esta APU ele me disse que não esquentava mesmo ele usando o cooler box, por problemas de entrega acabei tendo que ficar com uma a10 7700K mas ela também é quadcore com 3.4ghz (300mhz a menos que o 7850k) e usando um gabinete Abaddom 6070GS o temperatura de operação fica em torno de 30º no verão pode ser que ele aqueça mais, porém deve ficar num máximo de 60° quando roda a full a APU. Como seu pc é antigo verifique se o gabinete tem uma ventilação adequada, mais um item a confirmar é se a fonte está corretamente instalada, nos computadores novos as fontes são em baixo e puxam o ar de fora para se resfriarem diferente das antigas que ficavam em cima.
  5. valeu a dica achei que era apenas na primeira semana
  6. valeu pela dica mas não resolveu, inclusive comprei uma licença do windows 8.1 para garantir que não era problema de compatibilidade com o OS, e no processo descobri que não podia usar minha chave do notebook no PC, já iniciei com a AMD o processo de pedido de garantia agora o jeito é esperar e ver no que vai dar.
  7. Nao é problema de superaquecimento, a APU ta trabalhando a 30 graus no maximo, quanto ao defeito não sei como comprovar.
  8. Boa tarde, Pela primeira vez eu quis montar meu próprio PC e na montagem ocorreu tudo certo, porém acredito que me falte algum conhecimento de compatibilidade de driver, se alguém já passou por um problema semelhante e puder me ajudar serei muito grato, então vamos começar pela configuração: Mobo: Asrock fatal1ity fm2a88x+killer (socket fm2+) barramento até 2400Mhz+OC Processador: escolhi um APU da Amd, A10 7700k 10 núcleos (4cpu+6gpu) Memória: Kingston Hyper X 1866Mhz, 2x4Gb HD: Hitachi 1Tb 7200rpm Sata 2 (achei que estava comprando um sata 3 pois o anuncio estava confuso) Fonte: seventeam 700w com selo 80 Plus bronze OS: windows 7 64bits Pelas minhas pesquisas as APUs são relativamente recentes, acontece que durante 1 semana o computador funcionou sem problemas, então após essa semana baixei o aplicativo da asrock que seria para ajudar a manter bios e alguns drivers atualizados, porém quando o amd catalyst foi atualizado é que os problemas começaram. Durante três dias tentei varias possibilidades, usei o HD que eu tinha do notebook mas ao instalar os drivers que vinham no cd da placa-mãe ele apresentava os mesmos problemas. Formatei o HD e resinstalei tudo de novo do 0 (usando o driver fornecido com a placa mãe como da primeira vez), porém o problema persistiu, a assitencia da asrock me instruiu a retirar e reinserir as memorias e o processador (na chance de ser um mau contato), porém não era este o problema. Então cheguei onde estou hoje, a instalação do windows foi feito a partir de um cd de camelô porém a chave é original (do notebook que eu tinha), após 2 dias com o driver desabilitado o windows update fez 1Gb em atualizações e depois disso os artefatos ("manchas coloridas na tela") diminuiram muito, acredito que em virtude de uma série de atualizações para sistemas baseados em 64 bits, eles pararam completamente (aparentemente) no desktop, o chrome começou a funcionar (porém o driver de video sempre falha e se recupera exatamente 3 vezes), o IE continua travando. No entanto ainda ocorrem artefatos 1° em videos (eles são quase imperceptíveis em videos em HD, é uma linha que aparece e some) e 2° em jogos, em ambos os casos o driver fica falahando e se recuperando até o windows executar um despejo de memoria. Na caixa da APU vem escrito que ela foi desenvolvida meticulosamente para conseguir usar o máximo do directx 11.2, e dai tiro minha suposição que gostaria de saber se alguém consegue me responder: As APUs da AMD foram feitas para trabalhar somente com windows 8 ou superior? no meu pc esta instalado o Directx 11 e o 11.2 é só para o windows 8. Se não for este o caso alguem tem alguma ideia de como posso corrigir o problema? Obs: o OS esta com todas as atualizações que estavam disponiveis.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...