Oi Joaquim, poxa, muito obrigado pela pronta resposta!!!
Passei boa parte do dia investigando isso e foi o seguinte:
Atualizei a BIOS da v.5 para a v.6 após o cooler Corsair H80i dar problema quando o USB de seu link é conectado no slot USB da placa mãe (aparentemente resolvido na v. 6d).
Bom, segui suas sugestões de ajustes na BIOS e não surtiu efeito. Resolvi ver o hardware e entre verificações percebi que quando removi o cabo USB do link do cooler, a BIOS parou de dar erro no boot após qualquer ajuste que eu removia do "auto". PROBLEMA 1 resolvido.
Agora consigo fazer quaisquer ajustes e entrar no Windows 10 (YEAH!) no entanto, eles não surtem efeito, como era aparentemente perceptível antes.
Coloco qualquer Ratio ou BCLK e o Win10 simplesmente ignora. O limite de frequencia é 1.2 Ghz (que é o Maximum Frequency) que vi no Resource Monitor do windows.
Bem, resolvi instalar o EasyTune para ver o que dá. Imediatamente me chamou a atenção que 1.2 GHz é a frequencia sugerida por ele para economia de energia. Mas coloquei outros ajustes maiores ratio 3.5 por exemplo e naaaada.
Rodei o Autotuning e ele faz testes de ratio 3.4, 4.1 e não consegue ultrapassar os 1.2 GHz. No final ele selecionou um ratio de 41, BCLK 100,06. Mas, no stress test que fiz no Prime95 não passa dos 1.2 GHz. Parecia ser algo no Windows mesmo. Mas o interessante que no "MIT Current Status", ele mostra ratio 12 e frequencia 1.2 GHZ, mesmo com outros ajustes no setup,
As opções de energia do Windows já estão como alta performance. No CPU-Z mostra 12x - 36x.
A tensão VCore percebi que é sempre a mesma: 1.25
Mistéeeeeeeeerio.