Ir ao conteúdo

MauricioBMS

Membro Pleno
  • Posts

    499
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Uma placa com uma construção de entrada não precisa de nenhum cuidado especial a mais. Deve-se ter as mesmas precauções com qualquer placa de vídeo. Os cuidados se baseiam em monitorar a temperatura, fazer uma limpeza na placa e principalmente nas ventoinhas periodicamente, usar suporte caso a placa seja pesada, também fazer uma troca da interface térmica quando observar uma diferença significativa na temperatura. Por último, e não menos importante, proporcionar um bom fluxo de ar para melhor eficiência do sistema de arrefecimento. Todos esses cuidados vão fazer com que uma placa caríssima ou até mesmo a mais barata se mantenha funcionando saudável e tenha mais longevidade. Temperatura na casa dos 70c está OK. Boa jogatina!
  2. Uma pergunta. Você está atingindo esta temperatura com o gabinete aberto, como na foto? O mais provável é que haja algum erro de instalação, fazendo com que o contato com o IHS do processador não esteja bom. Eu sugiro que você faça novamente a instalação, com uma nova pasta térmica. Aplicando uma fina camada tanto no IHS, quanto na superfície de contato da bomba. Veja também se há vibrações na mangueira após ligar o seu computador. Isso porque, caso não haja vibração, é porque o fluido não está circulando e haveria um defeito ou algum cabo desconectado da bomba. Também seria bom visualizar o comportamento do seu WC pelo software Armoury Crate da fabricante.
  3. @João Yury CL20 pra 3200MHz é realmente alto. O ideal pra essa frequência seria CL16. Mas, como você disse... Você está jogando com um FPS alto nos seus jogos e por serem jogos competitivos, deve ter certa estabilidade. Em outros jogos com uma memória CL16, por exemplo, pode te trazer uma melhoria significativa no alcance de FPS e estabilidade. A minha sugestão é que se você está gostando da sua performance atual e consegue realizar suas tarefas sem problemas, dê o tempo necessário para estar disposto a gastar em novas memórias.
  4. Com a sua placa-mãe, um overclock na CPU não seria possível. Pois, é uma placa-mãe de entrada que foi projetada para o uso normal, em stock. A placa de vídeo você conseguiria aumentar a frequência, e de uma forma mais eficiente ajustando a curva de tensão. A memória também daria para incrementar algo, mas precisaria ter conhecimento sobre tensão e timings. Como mencionei, sua placa-mãe não é projetada para overclock, e com isso tudo fica um pouco mais instável. Mas, o overclock mais tranquilo e com margem no seu setup, seria a sua placa de vídeo mesmo.
  5. A opção mais cara possui um perfil significativamente melhor, o que pode trazer um chip com uma classificação superior. Não conheço muito sobre a tecnologia Expo, mas acredito que seja como o D.O.C.P e XMP. Apenas um perfil pré-configurado e otimizado pela fabricante. Levando em consideração os perfis, com certeza a segunda memória vai ter uma margem maior em desempenho e capacidade de overclock. Mas, em vários cenários, essa diferença talvez não seja tão significativa. Ambas vão cumprir as suas tarefas de jogos e edições de vídeo normalmente. Porém, se você está disposto a pagar a diferença de preço para ter uma memória com um perfil de mais desempenho, pode ser que te traga algum benefício no fim do dia.
  6. @FantaLaranja O Undervolt feito da forma correta, não irá prejudicar o desempenho da sua CPU. Onde, irá trabalhar de forma estável e pode até mesmo melhorar o desempenho devido a redução da temperatura. A tensão padrão que a BIOS utiliza possui uma margem significativamente alta, para evitar que haja problemas de estabilidade. No entanto, a sua CPU pode trabalhar com uma tensão mais "apertada", mas ainda assim estável. O Undervolt requer um pouco de paciência, pois você vai ter que lidar com a frustração de colocar uma tensão e ver o sistema não estabilizar, onde até mesmo pode não dar imagem. Mas, aí geralmente o sistema vai se recuperar e bootar com os padrões de fábrica, (ou você mesmo reseta com Clear CMOS, por exemplo) e em seguida você vai saber que aquela tensão não serve. Lembrando que cada CPU tem suas próprias características, mesmo as de modelos idênticos. Cada chip vai ter suas particularidades no funcionamento, onde algumas vão precisar de mais tensão, outras conseguirão trabalhar com menos, por exemplo. No fim, você só vai saber a capacidade e a "configuração ideal" do seu processador testando mesmo. Fora o undervolt, eu faria uma nova instalação do watercooler com uma pasta mais condutiva, como a Kryonaut. Uma instalação feita da forma correta, onde você deve espalhar uma fina camada da pasta sob o IHS do processador e a base do dissipador (recomendo esquentar as superfícies previamente para garantir uma maior viscosidade na pasta [use um secador de cabelo]). Em seguida, parafusar a bomba do WC em X, distribuindo a pressão aos poucos, de forma uniforme. Também há a questão do airflow do seu setup, montagem das ventoinhas... Um gabinete com um airflow ruim fará com que o sistema opere muito mais quente, pois não será feito o arrefecimento de forma eficiente. Para que haja uma troca de calor ideal, é necessário que o interior do gabinete tenha um bom fluxo de ar, assim renovando e eliminando o ar quente que se estaciona na parte mais superior. Todos esses procedimentos podem te ajudar. Caso você não esteja seguro com o Undervolt por falta de prática mesmo, eu sugiro que foque nos outros dois cenários que mencionei para melhorar a temperatura do seu computador. Espero que dê tudo certo.
  7. É importante entender se o seu AIO está instalado da forma correta, com a pressão e a distribuição da interface térmica adequada. A qualidade da pasta também entra na questão. Também é importante conferir a tensão da sua CPU, onde acredito estar desnecessariamente alta. É possível estabilizar com uma tensão bem menor e irá te dar uma folga muito grande na temperatura. Caso você não saiba como configurar a tensão na sua BIOS, recomendo procurar por "Undervolt em CPU Ryzen" no YouTube. É um pouco trabalhoso devido a necessidade de testar diversas tensões para ver a estabilidade. Mas, no final de tudo vai valer a pena.
  8. Caso você queira algo silencioso, eu optaria realmente por um watercooler mesmo. O 9900K é um processador considerado quente, e caso você use com algum incremento de frequências (overclock), acaba ficando mais ainda. O watercooler é mais preferível na questão do silêncio, devido a presença do líquido (fluído), que além de aumentar a área para a retenção e troca de calor, irá fazer com que esse calor seja transferido para o radiador que possui uma grande capacidade de arrefecimento. O segundo fluído, irá ser o próprio ar que vai fazer o trabalho para que todo esse calor que foi trocado com o primeiro fluído (líquido) diminua, e o radiador consiga manter sua eficácia. O aircooler, apesar de diversos tamanhos, possui menos área para fazer a troca e captação do calor. Consequentemente, ele irá atingir o equilíbrio térmico com muito mais facilidade e por isso é necessário que a ventoinha exerça um trabalho maior para manter sua eficiência comparado ao watercooler. O aircooler no seu caso, para manter seu 9900K numa temperatura considerada "fria", teria que ser um bem parrudo e de qualidade.
  9. Não sei se você já conseguiu, pois já passou algum tempo desde a abertura do seu tópico. Mas, realmente fica difícil de se ter essa informação. O ideal é sempre medir a espessura dos thermalpads originais, antes de fazer a troca. Você pode fazer essa medição com a ajuda de um paquímetro, por exemplo. Essa informação da espessura correta, você apenas conseguiria direto com a fabricante, ou alguém que já realizou esse procedimento. Mas pelo que pesquisei aqui e consegui encontrar, dizem que é em torno de 0.5mm. Mas, não sei te dizer se todo o PCB utiliza exatamente 0.5mm. O backplate também é importante usar a medida correta, pois você pode acabar colocando uma pressão incorreta sobre a placa e danificar alguma solda, ou até mesmo as trilhas. Eu se fosse você tentaria encontrar alguém que já mexeu com essa placa, ou entrar em contato com a própria fabricante. Estou te indicando os 0.5mm pelo que pesquisei, mas não posso te dar a certeza e nem me responsabilizo pelo resultado.
  10. Vai ligar normalmente. Mas, pode acontecer de dar o aviso de "CPU Fan Error". Basicamente esse aviso quer dizer que não há nada conectado no header CPU_Fan. Em algumas placas-mãe, você pode desabilitar esse aviso na própria BIOS.
  11. Acredito que o melhor a se fazer no seu caso, seria pegar essas configurações listadas do seu XMP e setar elas manualmente na BIOS. Isso, caso você tenha conhecimento de como alterar os timings e a tensão. Caso contrário, seria bom resetar todas as configurações da BIOS e tentar ativar o XMP novamente. Você também poderia ver se há algum update disponível de BIOS.
  12. @Carolina Fernandes Eu não me preocuparia com isso. Não é nenhum defeito ou algo do tipo. No seu caso, poderia ser alguma configuração da BIOS. Onde, ela mantém as ventoinhas girando após o encerramento do S.O para reduzir a temperatura e não desligar a refrigeração abruptamente. Também pode ser uma configuração do seu próprio sistema operacional. Onde, seria necessário ver algumas configurações relacionadas ao gerenciamento de energia. Enfim, só daria pra resolver isso fuçando as configurações da BIOS e do Windows. No seu caso, eu não me preocuparia com isso, pois você pode alterar alguma outra configuração e acabar criando algum problema.
  13. Um upgrade de watercooler para 240mm ou 360mm valeria a pena. Mas, o gabinete vai depender do que você quer pro seu setup. Se você quer ter mais espaço, ou acha que o airflow não é tão decente... São essas coisas que vão fazer com que você decida se vale a pena trocar ou não.
  14. Quando você desliga o seu computador, depois de aparecer a tela de "desligando...", ele desliga o monitor e continua em pleno funcionamento? Seria mais ou menos quanto tempo entre ele desligar o monitor e desligar completamente?
  15. @Juliobraga22 Se o seu computador está iniciando direto pra tela da BIOS, é provável que seu dispositivo de boot esteja com problema ou foi removido. Qual tipo de armazenamento você usa para o seu sistema operacional? Disco rígido, SSD SATA ou NVMe? Se puder mandar uma foto de como está a página de boot da sua BIOS, seria bom para analisar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...