Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

xLeeS

Membro Pleno
  • Total de itens

    224
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Posts postados por xLeeS

  1. @Maycon Lucas Então, vai depender muito da BIOS, eu lembro que tinha uma placa-mãe da Gigabyte e não conseguia fazer o downgrade; já numa da ASUS ia normalmente.

     

    Acredito que o ideal é você mandar um e-mail pra Biostar pedindo um arquivo de correção pra sua BIOS, eu não sei se ela tem suporte aqui no Brasil, mas caso não tenha, acredito que mandando o e-mail pro exterior e dizendo seu problema, eles também iriam te ajudar.

  2. @Henrique Schinaider Se você já está com o Windows em modo Alto desempenho, acredito que o próprio XTU abaixa seu clock por temperatura ou algo do tipo, assim evitando um thermal throttling.

     

    Sobre você não perder desempenho, acreditava que sua frequência só caia em idle e não quando estivesse rodando algum programa ou jogo que usasse bastante carga.

     

    O único jeito de você reverter isso é fazendo o OC pela própria BIOS. Eu particularmente não sei usar o XTU, nunca fiz OC por ele. Mas, na BIOS com certeza você conseguirá bons resultados levando em consideração que pode mexer no LLC, tensão e tudo mais...

     

    Caso você nunca tenha mexido em BIOS com chipset da Intel eu recomendo assistir alguns vídeos, pois, é importante entender os conceitos e o que é prejudicial ou não.

     

    Acredito que deva haver um jeito também de deixar 100% da frequência no XTU, mas eu realmente não sei utilizar ele.

  3. @Henrique Schinaider No caso você quer que o seu CPU fique sempre no clock que você definiu, certo?

     

    Geralmente o Windows tem como padrão o modo de energia Equilibrado que faz com que em idle e quando não tiver nada muito complexo para os núcleos da CPU, as frequências fiquem mais baixas para economizar energia e calor.

     

    Verifique seu modo de energia e veja se há a opção alto desempenho. Em alto desempenho ele ficará com a frequência sempre em 100%. Mas lhe digo que quando você roda um jogo ou um programa que requer uma atenção maior, a sua CPU mesmo no modo equilibrado irá para a frequência mais alta automaticamente. Essas CPUs mais novas conseguem pular de uma frequência pra outra e se adaptar muito rápido. 

     

    Em suma, não haverá maior ganho de performance, apenas fará com que a CPU consuma mais em idle.

  4. @Vanessa Est O monitor IPS terá uma qualidade de imagem melhor, possui maior fidelidade. Exemplo, você vê um filme ou um jogo e o diretor quer que você veja naquela cena alguns tons mais esbranquiçados, você com certeza verá. 

     

    A tela LED é uma tela com menos fidelidade nas cores, eu não sei se ela é mais puxada pra um maior contraste como uma tela VA ou menos. No entanto, para jogos competitivos uma tela IPS não é muito escolhida, uma porque uma tela IPS com alta taxa de atualização é bem caro e outra porque outros tipos de painéis como o TN, VA são mais apropriados pra maiores hertz e pouca latência. 

     

    Eu acho que se o seu intuito é jogar jogos com muita ação, é legal ter um monitor de pelo menos 120hz. No seu caso esse de 165Hz LED seria o mais favorável para jogos rápidos.

     

    Agora, se o seu intuito é também trabalhar com edição, assistir bastante filmes, séries e jogar jogos mais tranquilos sem ser FPS ou Moba por exemplo... aí eu recomendo o IPS.

    • Curtir 1
  5. @Maycon Lucas Desculpe a demora, não sei se já resolveu o problema. Mas esse Power Reporting Deviation seria a precisão da placa-mãe em dizer quanto a CPU está consumindo. No caso como o seu está em alto número, faria sentindo dizer que sua placa-mãe está dizendo que a CPU está consumindo muito mais do que realmente está. 100% seria o ponto de equilíbrio pelo que entendi.

     

    Muitas pessoas relataram problemas com esse PRD, mas não parece ser nada muito importante a levar em consideração, acho que apenas quando está abaixo de 100 que seria mais complicado. No seu caso, a placa-mãe diz que sua CPU está consumindo mais do que realmente está. Mas não há nenhum efeito de temperatura ou tensão por causa dessa informação. 

     

    Na prática sua placa-mãe teria um mal monitoramento de tensão e consumo, levando em consideração os números que você apresentou.

  6. @Rodrigues01 Bom, existem varias maneiras de você camuflar um link, tanto por redirecionadores e também encurtadores de link. Aqui mesmo no fórum eu posso camuflar o link usando a própria ferramenta do post, até mesmo em no-code.

     

    Exemplo: https://www.clubedohardware.com.br.

     

    Veja que este link irá te jogar na página inicial do Google, e não do fórum. Enfim, dá pra fazer muita coisa pra fazer algo malicioso. Por isso sempre tome cuidado ao clicar em qualquer coisa. 

    • Curtir 2
  7. @Bvla Então, tendo conexão Sata II na sua placa-mãe, você vai estar limitado a uns 300MB/s de leitura e escrita.

     

    Você pode usar um adaptador PCI-E de SSD NVMe, ou um próprio SSD para pci-e como os da Intel da série 750 (são caríssimos)

     

    No seu caso, para usar SSD M.2 seria necessário um adaptador para SSD NVMe em sua entrada PCI-e. Porém, é preciso dizer que no seu chipset atual, não poderá usar este SSD como disco bootável, ou seja, não poderá colocar o Windows nele, e sim somente jogos, programas e etc... Somente poderá bootar em SSD Sata.

     

    Dependendo da sua placa-mãe, existem algumas BIOS modificadas para fazerem o SSD com adaptador no PCI-e ter a capacidade de ser um disco bootável. Mas nada é garantido.

     

    O SSD Sata convencional; eu creio que, apesar de vocé estar limitado a 300MBps, vai dar uma diferença boa no seu PC e até vale a pena. Porém, fique ligado e compre somente SSDs Sata que possuem o Cache DRAM que expliquei anteriormente. Veja sempre uma review de qual vai comprar, principalmente se for do AliExpress e outros sites chineses.

    • Curtir 1
  8. @Luiixw Com certeza o Windows está com os arquivos de boot faltando ou corrompidos. 

     

    É bem complicado arrumar levando em consideração que você precisaria de outro PC para analisar o diretório do Windows, e nem assim seria 100% garantido que conseguiria.

     

    O Windows 7 tem esse problema de muitas vezes ter arquivos de boot faltando e ele continuar nessa tela de loading, o Windows 10 geralmente já dá tela azul e diz o problema. 

     

    Realmente, só formatando do zero mesmo. Ao contrário, demoraria bastante para achar uma solução eficaz.

  9. @Diego Martins1 Vi aqui novamente as prints e vejo que havia visto errado sobre a GPU. Acabei confundindo com a onboard.

     

    Sua GPU está com uma temperatura boa, onde em full load se mantém na casa dos 70c. O problema está na CPU mesmo, onde tem um aquecimento bem acima do normal.

     

    Com isso a CPU faz com que a GPU não consiga trabalhar direito e começa o gargalo.

     

    Leve a um técnico qualificado e tudo dará certo :)

    • Curtir 1
  10. @Nicolas Fava Tolentino Vi aqui as prints e de imediato não vejo nada muito estranho. O HWMonitor colocou que houve uma limitação de performance por temperatura. No entanto, vejo que a GPU alcançou bom uso e clocks.

     

    Quando você começa o jogo, ele está ok, e depois de um tempo ele começa a ficar ruim? Ou logo no começo já tem essas quedas? Ou só depois que coloca a fonte?

     

    A sua temperatura bem dizer está no limite, não passou dos 90c na CPU, mas houve sim um thermal throttling. Eu teria que ver esses clocks em tempo real durante o jogo. Seria bom baixar o MSI Afterburber e o Riva Tuner, e então durante o jogo com o overlay do programa, mostrar as informações de uso e clocks.

  11. @Kennedy Roger Sendo desktop e onboard, acaba ficando mais difícil de analisar o problema, considerando que, você está usando um sinal de vídeo que vem do circuito da placa-mãe.

     

    Nessas horas é importante trocar o cabo, tentar colocar em outro monitor ou tv, para ver se realmente o problema não está do lado externo. Mas, acredito que já deve ter feito isso.

     

    Sendo onboard, o problema pode vir tanto da placa-mãe, quanto da própria APU. Seria bom poder testar outra APU nesta placa-mãe e verificar se acontece o mesmo. O que posso recomendar é atualizar os drivers, e tentar atualizar a BIOS também. 

    A tela pisca em verde somente quando há certo estresse na APU, digo em jogos ou vídeos com resoluções altas? Ou até mesmo sem stress ele dá essas telas?

    • Obrigado 1
  12. Sim, se você usar um SSD NVMe M.2, com certeza ele irá ser 10x mais rápido. Geralmente todos eles tem uma leitura acima de 1GB/s, o que já fez ser praticamente 10x mais rápido.

     

    Se você está falando do SSD Sata III convencional, ele consegue ter uma leitura de aproximadamente uns 500-600MB/s. O que faz ser 5x mais rápido.

    Entre esses 2, apesar de realmente ter uma boa discrepância de velocidade, você não irá sentir essa diferença no Windows ou nos jogos. Isso se você usar um SSD SATA com DRAM Cache. É muito importante usar um SSD com DRAM Cache tanto para leituras aleatórias, quanto para ter uma velocidade estável. SSDs SATA que não possuem DRAM Cache, e usam o SLC Cache por exemplo; possuem um desempenho bem medíocre que começa com uma leitura e escrita veloz, mas depois de alguns minutos essa velocidade vai caindo drasticamente ficando mais lento que um HD convencional. Fora que também na hora que precisa ler vários arquivos em setores diferentes (ex: iniciar o Windows), estes SSDs SATA sem DRAM são péssimos.

     

    O maior problema do NVMe é a temperatura, e isso vai de marca e modelo. Por isso é sempre bom usar um dissipador nesses NVMe, mas no geral caso aqueçam, apenas vão diminuir a velocidade de escrita e leitura por thermal throttling. 

     

    Eu poderia explicar mais sobre os tipos de SSD Sata, os TLC, MLC, QLC, etc... mas iria demorar muito, eles variam até mesmo no tempo de vida útil. Mas, sempre vá naqueles de marcas confiáveis e procure bastante reviews antes de comprar um. 

  13. @Thiago Monteiro Em SP há uma empresa muito boa especializada em placas de vídeo e que fazem um trabalho ótimo. 

     

    Não sei se é de SP, mas eles também aceitam que você envie a placa para o prédio deles, antes obviamente você vai abrir um ticket no site deles e dizer seu problema, e então você pode também perguntar qual seria o valor padrão para troca de pasta térmica, que seria o que você quer.

     

    Eles também dão garantia após o conserto, no caso, qualquer problema que dê posteriormente, é só contatar eles.

     

    Aqui o contato deles:

    Site: https://harteck.com.br/

    Instagram: https://instagram.com/harteck_teclab

     

    Na minha opinião, são os melhores do Brasil, já fazem reparos até mesmo na série 30.

     

    Com certeza por ser um trabalho simples, eles não irão cobrar nada muito caro. O maior problema seria morar longe e ter que pagar um frete caro até SP. 

    • Obrigado 1
  14. @Thiago Monteiro O problema está no HotSpot. 

     

    HotSpot é a área mais quente do silício da sua GPU. O chip.

     

    Com certeza a aplicação da pasta térmica não está ok, e pode haver alguma bolha de ar, ou má pressão do cooler. Se você nunca mexeu nela e está na garantia, recomendo acionar um RMA.

     

    HotSpot OK seria um delta entre +/- 15 entre a temperatura média da GPU. Exemplo placa rodando a 75c e um hotspot de 90c.

     

    Quando o HotSpot passa de 15c de delta já é um problema de mau contato com o cooler da GPU.

     

    Há quem diga que é normal o HotSpot passar de 100c, mas, a NVIDIA toma como limite máximo um hotspot de 105c-106c e quando chega nisso a BIOS manda a placa começar a rodar a fan em toda potência (acima de uma rotação que você poderia setar num software, uma rotação de emergência). Sempre é bom manter esse HotSpot abaixo dos 100c.

     

    Imagine que o HotSpot esteja numa área onde o chip controla as memórias, e tendo esse calor excessivo durante meses com certeza faria o controlador de memória dar defeito e acabaria dando um baita prejuízo. 

     

    Para chegar nos 106c a placa deveria estar em pelo menos uns 90c de temperatura média, uma temperatura já crítica. 

     

    Acione o RMA o quanto antes, se não estiver mais na garantia recomendo um técnico qualificado. 

    • Curtir 1
  15. Sua frequência está normal. Esta placa em modelos não-referência chega a atingir uns 1935mhz em boost.

     

    Antes talvez algo estava limitando ela, ou jogava algum jogo que não chegava a usar 100% dela. 

     

    Outra possibilidade é que você tenha também alterado a BIOS da placa de vídeo em algum switch físico. Geralmente essas placas tem modo OC e Silent. Verifique se a sua tem esse mecanismo, pois, possa ser que você esteja usando agora o modo OC.

     

    Se você está com gargalo, recomendo limitar o fps do game.

  16. Estranho. Me parece ser um processo no qual está buscando algum endereço de DNS para você.

     

    O que você pode fazer pelo que dei uma pesquisada é setar manualmente o DNS, tanto primário quanto secundário. Caso não saiba, clique aqui.

     

    Os DNS que recomendo são:

     

    Google - Primário: 8.8.8.8 / Secundário: 8.8.4.4

     

    Cloudflare: Primário: 1.1.1.1 / Secundário: 1.0.0.1

     

    Depois de setar manualmente o DNS você pode desativar este serviço, já que não será mais necessário o Windows buscar por um.

     

    Para desativar este serviço, abra o CMD com privilégio de administrador e jogue o comando:

     

    reg add "HKLM\System\CurrentControlSet\Services\Dnscache" /v "Start" /t REG_DWORD /d "4" /f

     

    Caso queira reativar novamente no futuro, basta digitar o comando no CMD novamente:

     

    reg add "HKLM\System\CurrentControlSet\Services\Dnscache" /v "Start" /t REG_DWORD /d "2" /f

     

    Veja se resolve seu problema.

  17. @Diego Martins1 Sua CPU está passando por thermal throttling. O calor desmasiado na CPU faz com que ela tenha que baixar a frequência, e então tudo acaba ficando muito lento.

     

    Sua GPU também está com uma temperatura acima levando em consideração a porcentagem de uso.

     

    Recomendo que leve para algum técnico fazer uma manutenção, onde irá trocar a pasta térmica e ver a situação da fan. Não vi nenhum sensor sobre a rotação da ventoinha, então não da pra saber se está ativa ou não.

     

    Se a fan não estiver funcionando, não adianta trocar só a pasta térmica. Necessita de um resfriamento ativo para este notebook. O resfriamento passivo não irá dar conta.

     

    Leve ao técnico e com certeza ele irá te guiar, se quiser fazer por conta própria, fica a seu critério. 

    • Obrigado 1

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Redes MikroTik

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.