@GabrielTorres
sobre redes de anúncio: use o adsense ou outra rede q tenha apenas texto, sem movimento. fica a dica
sobre usuário vips: é diferente de um patreon. No patreon você passa o chapeu pedindo uma contribuição da galera que curte teu trabalho. É o mesmo espírito da galera, assim como eu, paga por games independentes, só p ver o cara continuar trabalhando naquilo q ele gosta e q eu acho legal. E acho q consegue com certeza um dinheiro legal p manter o site e as custas com o editorial com o público q você tem. Com os dados q você disse em matérias anteriores, 5 milhoes de visitantes únicos (?) mensais... se 1% (50.000) contribuir com 1 dolar (R$ 3,80) mês = R$190.000/mês, acho q temos ai uma fonte de receita interessante. Sem falar que n custa nada tentar.
caridade: você deduziu erroneamente coisas q eu n disse. A ideia de abrir as contas é para chamar mais atenção sobre a importância da colaboração, porque transparência é legal e inspira confiança de quem contribui. Não ia ficar satisfeito de saber que pago 50 reais p ter acesso ao conteudo exclusivo (e colaborando com o pedido de ajuda do site), e depois descobrir que os donos faturaram uma grana preta e enganaram seus leitores. Mas essa é minha opinião. Não seja radical porque eu n disse p trabalhar por amor exclusivamente: tem q se trabalhar com amor, mas tb saber dialogar com quem consome seu conteúdo. Outro fato importante é que n conheco nenhum case de sucesso do modelo de cobrar p acesso VIP no site.
sobre usar adblock com orgulho: outra dedução erronea. Uso porque infelizmente a internet é um lugar sem lei, com banner falsos de download, scripts de propaganda e rastreio (só nessa pag contei 38) que deixam a navegação lenta que doi (processador vai a mil as vezes), popunders, etc. Em compensação, vários sites com propagandas moderadas estão na minha whitelist (reddit, stackoverflow, blogs autorais, etc.). Outra alternativa, é estudar as API's de propagandas como amazon, submarino, etc, e fazer uma listagem prévia (por categoria, wildcards, ou manual mesmo) p maximizar o CTR desses anuncios. já fiz isso como consultoria p outros sites, e te falo que uma propaganda sintética bem contextualizada alcança 10x mais performance do q anuncios a esmo.
E tb, n adianta ficar irritado com seus usuários, porque acredito q a galera aqui é de alto nível, sabem se virar, e se atochar propaganda no site vão ignorar solenemente. Se vipar o site, a galera some ou dá um jeito de pegar o conteúdo por outros meios (a informação sempre acha um meio de se propagar se for boa). Se ficar indócil com os leitores (igual você esta sendo cmg), ai sim n vão ser camaradas mesmo com o seu trab. Por isso acho q o modelo é: pedir ajuda e ideias, expor os numeros, achar uma solução em conjunto com quem compoe audiencia do seu site. Como você mesmo diz, fb taí comendo a internet.
Maaassssss, isso só sou eu dando pitaco (coisa q to fazendo de graça aqui porque gosto do site, mas por default cobro por isso). Pense com calma.
Como diria Napoleão: q eu consiga mudar o mutável, aceite o imutável, e tenha perspicácia para saber diferenciar uma da outra.