Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nikolas_Luan

Membro Júnior
  • Posts

    6
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Nikolas_Luan postou

  1. Os cabos utilizados em Sistemas Fotovoltaicos do lado de Corrente Continua são Cabos de Cobre eletrolítico Estanhado. Basicamente, o Estanho envolve o Cobre para garantir ainda resistência a temperaturas extremas, visto que esses cabos ficam em cima de telhados e susceptíveis a Temperaturas e Intempérie, mas pelo fato do Estanho estar revestindo o Cobre, um metal pode conferir características diferentes ao outro metal, como maior ou menor condutividade, a condutividade do Cobre é conhecida, mas dos dois elementos em conjunto eu não encontrei.. Por isso peço ajuda aos Senhores: Qual a Condutividade ou Resistividade do Cobre Estanhado usado nos Cabos Solares?! E qual a Densidade desse Material?! Estou precisando desses dados para calcular a máxima distância em metros para uma queda de tensão admissível nos cabos.. Desde já, muito grato aqueles que se disponibilizarem pra me ajudar, Obrigado!!
  2. @Isadora Ferraz há entendi.. Eu não descartei o CI realmente, porém a função única dele não é receber um sinal elétrico para acionar as hélices e ventilar o PC, ou seja, ele só é utilizado na função máquina e não gerador, por isso não achei que fosse impactar na geração de energia entende..? Sim são 4 bobinas interligadas.. "Dica: tem polaridade (lado certo). Se ligar errado pode não acender a contento mesmo." Então no próprio circuito as saídas das bobinas ja vem soldadas e à amostra, é so ligar o fio e realizar os testes, foi o que eu fiz.. A minha teoria para não funcionar os fios isoladamente é de que não seja 4 bobinas e sim 1 só, o que explica o led acender quando uso as duas saídas principais em conjunto, enquanto isoladamente cada saída é inutil.. a ideia do circuito aberto! "Pra constar: são meus conceitos teóricos: nunca desmontei um trem deste." haha tudo bem Isadora, também nunca desmontei e quando invento surgem várias dúvidas teóricas também, normal.. Mas obrigado pela atenção e ajuda! adicionado 20 minutos depois @Sérgio Lembo "Não sei se seu propósito tem que estar amarrado no motor de cooler." Sim, a ideia era fazer do cooler um mini gerador trifásico, apenas para auto-conhecimento, e o que para mim era o suficiente, porém uma dúvida levou a outra e me fez querer entender mais.. "Uma máquina DC com escovas (brush) te dá a tensão DC já retificada" Show, mas também não tem problema em usar o cooler, uma vez que eu tivesse o gerador trifásico basta fazer um retificar de tensão simples com 6 diodos, um capacitor e resistor que eu teria a tensão DC.. A ideia mesmo era fazer o gerador trifásico.. "A questão é descobrir se são múltiplo de 4 ou não (tem 4 bobinas coletoras aí), isto é, saber se todas estão em fase. ou se há um par em contra-fase. Usando um pequeno ímã se consegue levantar isso, tornaria a discussão mais interessante." É isso realmente torna bem mais complexa toda a ideia, realmente não sei.. Mas o que o senhor acha da possibilidade das quatro estarem atuando como uma única, o que explicaria o led acender quando as saídas tivessem sendo usadas em conjunto e não isoladas.. Um circuito fechado. "Teremos norte - norte no superior e inferior e sul - sul nos laterais, isto é, o eixo vertical em contra-fase ao horizontal. Isso ajuda a entender como estarão as bobinas a cada momento de giro e como conectá-las sem que uma fique cancelando a outra." Não havia pensado nisso.. será mesmo que uma bobina pode estar cancelando o efeito da outra, então porque isso não acontece quando estão em conjunto?! Nossa, as dúvidas so aumentam.. hhaha " Sua vez de queimar a cachola." So o que tenho feito, mas as dúvidas parecem que dão cria.. haha Eu agradeço ao senhor pelo apoio, vou reabri-la e rever/estudar tudo!
  3. adicionado 4 minutos depois @Isadora Ferraz "O circuito que o faz girar, descarte-o.." explica melhor essa parte por favor porque tive n interpretações.. Os 60 V também achei alto.. :/ Vou refazer as medições, porém tenho gravado em vídeo o valor medido pelo multímetro.. Concorda com a ideia acima que respondi ao albert_emule?! Sobre o porque as saídas das bobinas não acenderam separadamente, mas sim apenas juntas..?!
  4. Bom Dia Pessoal, Então, primeiro vou explicar o que foi feito e depois as duvidas. Retirei um cooler de uma fonte de PC para utiliza-lo como um gerador de energia eólica, na placa dele retirei os dois fios de alimentação elétrica, e liguei três fios de saída da placa como segue imagem abaixo: Feito isso fui testar o gerador, inicialmente liguei cada saída a um resistor e para dar a ddp conectei também ao neutro (0 V) da minha casa, e tentei medir a tensão CA com um multímetro que ao meu ver 'deveria' existir em cada saída de bobina e não obtive êxito, depois liguei um led a cada bobina por vez e novamente liguei ao neutro (0 V), mas também não obtive êxito.. Depois fiz como todos fazem e conectei as extremidades do led a duas saídas por vez, nas saídas vermelha e branca o led acendeu e eu obtive 60 V de CA, nas outras combinações, vermelha e preta e branca e preta não consegui acender o led e nem obtive nenhum valor de tensão.. Dito isto as duvidas são: 1. Cada saída dessas bobinas não deveriam gerar uma tensão alternada de frequência e tensão de pico variáveis de acordo com a velocidade de giro das hélices?! Então ao ligar cada saída tanto no restistor como também no led, deveria haver valor de tensão CA como também o led deveria acender pelo menos quando o valor da tensão estivesse positivo na onda senoidal. 2. Porque o led acendeu ao ligar as saídas branca e vermelha?! Considerando que um led é apenas um diodo, eu pensei que o que ocorreu foi que as ondas senoidais formadas pelas duas saídas fizeram a corrente passar pelo led de forma a acende-lo, pelo menos enquanto isso fosse verdade: O que explica ele piscar.. Porém se isso é verdade para as suas saídas em conjunto, porque também não é verdade para cada saída em particular?! Talvez aqui a primeira pergunta responda continuamente a segunda.. haha 3. Medi a tensão nos terminais do led quando teste com as saídas vermelha e branca, dando exatamente 60 V quando estabilizada a velocidade das turbinas, levando em conta que cada saída gera uma tensão senoidal, esse valor de 60 V seria uma combinação da tensão de cada saída, que daria 30 V em cada?! As características do cooler são: DC12V 0,25A.
  5. Boa Noite Amigo, obrigado por me responder e desculpe a demora, foram dias corridos.. Então vou testar e te digo qualquer coisa, abraço e fica na paz!
  6. Boa Noite Pessoal, estou montando um projeto de pesquisa no qual me deparei com uma situação que preciso manter 5V constante na saida da bateria, e assim que sua tensão começar a baixar preciso ligar outro circuito para poder recarregar e não deixar sua tensão diminuir, sendo assim tenho 2 perguntas: 1. Sei que a bateria estando ela 100% carregada oferece 5V em sua saída, mas quero saber até quantos por cento ela mantém esses mesmos 5V e o quanto sua tensão baixa? 2. Qual a melhor bateria recarregável que possa me oferecer um melhor desempenho no sentido de manter esses 5V o maximo que puder até que chegue a um menor valor em porcentagem de energia acumulada que ainda mantenha esses 5V, para que eu possa ligar o ciruito e carrega-la novamente? Obs: O circuito que carrega a bateria possui tensão de saída de 6V, esses 6V é a tensão de entrada da bateria para carrega-la.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!