Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SeuLuis Babinha

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que SeuLuis Babinha postou

  1. @Hugo Yuji Kato Não, eu não disse que o problema é a fonte. Apenas citei um problema similar que tive e como ele "se resolveu". Coloquei a questão da fonte por que era uma das minhas suspeitas e, na solução, além da atualização da BIOS, alterei configuração da velocidade da memória, o q poderia impactar no fornecimento de energia. As vezes para você poder elevar a velocidade da memória, tem que elevar a energia que vai para ela (por ex. de 1.35V para .1.40V), para que funcione corretamente. Mas não precisei fazer isso até o momento. Então mencionei a diferença das fontes por curiosidade, por que estas placas são PCIe 4.0, tecnologia recente, que estão apresentando este comportamento anômalo e quiz deixar registrado para ver se alguém do fórum mata a charada. No seu caso, caso você não saiba como fazer estas alterações que sugeri para ver se funcionam com sua placa e também não quer perder muito tempo pesquisando (olha a garantia correndo...), sugiro que procure um técnico, pague uma horinha para ele e mostre essa nossa conversa. Ele entenderá e poderá fazer rapidamente para você, sem ter que mexer fisicamente na placa, para não perder a garantia. Pode ser que ele resolva dessa maneira ou de outra que ele conheça. Se não der certo, aí corre para o processo de garantia que é bem enjoado. Obs:As minhas placas aceitaram dual-channel. Apenas travavam aleatoriamente no led laranja.
  2. @Hugo Yuji Kato Não sou lá "um RusTy", mas vou colocar uma situação parecida com a sua que talvez lhe ajude e já deixo aqui como dúvida minha. Tinha 3 TUF x570 com wi-fi, adquiridas final do ano passado, para renovar a "frota familiar". Todas com R7 3600X e 2x16Gb TForce. Uma "afundou" sozinha nos primeiros meses e, como o "estaleiro" não tinha uma igual para reposição, foi substituída por uma x570-BR, sem wi-fi.Ocorre que desde suas primeiras batalhas, uma das w-fi e a BR que veio depois, volta e meia insistiam em não dar partida no motor, travando na maldita luz laranja do dram. O problema era intermitente e se resolvia com um ou dois resets (ou 3, 4...). Depois que ligava, o barquinho navegava que era a coisa mais linda. E ficava dias as vezes sem problema. Mas vira e mexe, krau, engasgava. Para não se incomodar mais ainda com o "estaleiro" e passar pelo inferno do RMA, resolvi aguardar por uma atualização da BIOS, até porque pela característica do problema, talvez ele não ocorresse na bancada do mecânico tão facilmente e eu só iria ter mais confusão. Então, minha situação era de uma X570 wi-fi de boas e duas, uma xi-fi e uma BR, engasgando. Quando saiu a primeira atualização da BIOS, a wi-fi deixou de dar esse problema. Mas a BR não, apesar de ter diminuído bastante, Com outra atualização da BIOS, a BR diminuiu ainda mais, quase não ocorrendo mais. Porém, fiz alguns testes com velocidades alteradas da RAM, subindo até 3600, 3800Mhz, e ela funcionou normalmente, sem apresentar travamento algum, mesmo sem modificar a tensão. Deixei em 1.35V padrão e não observei problemas algum, nem em jogos, nem no Autodesk Inventor, nada. Ou seja, no momento, parece que foi resolvido, mas sabe como é, não custa perguntar, está resolvido mesmo? Aproveito para deixar uma última observação: a única diferença entre as 3 máquina é a fonte. Duas estão com uma AZZA 650 novinha e uma com uma XFX 550 de 4 anos. Agora advinha qual das 3 nunca deu esse problema? Pois é...
  3. @BrcObrigado. Tenho duas T-Force de 16gb cada. Vamos ver o que acontece agora.
  4. @RusTy007 Tenho um 3600X e a mesma moba. Vou dar uma brincada então para ver o resultado. Em um processador de segunda geração, consegui colocar até 3200, até entrava no windows e rodava, mas dava travamento. Fui baixando, mas qualquer coisa acima de 2666, puf, acabava dando pau em algum programa. Neste link, fala sobre a recomendação da AMD de se usar até 3600 nos de terceira: Bora lá e ver o que acontece. Obrigado.
  5. Tenho duas T-Force de 16gb 3200mhz cada, mesma placa-mãe e para reconhecer acima de 2400 mhz tive que configurar o DOCP. Para aumentar o clock acima de 3200mhz você teve que configurar outros parâmetros ou apenas o DOCP? Se sim, tens como descrever?
  6. Obrigado Marcos, vou ter que estudar como liberar o perfil da memória. Para mim qq coisa muito diferente de "Load safe mode and exit" já é quase um OC, então..
  7. Hãããã... quase... Minha questão não é dar OC, mas sim saber se as placas ASUS X570 aceitam 3200 nativo, sem OC e se não, porque. Afinal, não deveriam? Principalmente se eu estiver usando um Ryzen de 3a geração e memória 3200 certinho. Neste caso, teria que setar 2666 na bios, mesmo tendo uma 3200, para não fazer OC? Fiz um chart com algumas mobas de outros fabricantes no nível das TUF e todas especificam 3200 sem OC. Então fiquei pensando se as da Asus tem alguma deficiência, limitação na fabricação, etc. Ou só um estagiário que marcou bobeira ao escrever as especificações?
  8. Pois agora. Comprei este modelo no Kabum, só que com Wi-Fi e Bluetooth ontem a noite porque: - Com WF e BT estava só 50 pilas mais caro. - Frete saiu grátis para minha região, o que a colocou no preço de outras placas do mesmo nível, mas sem WF e BT, se compradas em outras lojas ou mesmo no Kabum (difícil encontrar preço melhor que a santissima trindade Kabum, Terabyte, Pichau). - Só no Kabum ainda tem modelo com WF e TB. E mesmo a sem WF e TB está difícil de encontrar. Estão sumindo por causa da BFriday. Fiz um comparativo entre placas até 1300 pilas. São bem semelhantes. As da Asus são um pouco mais caras, mas tem um visual um pouco mais trabalhado (tem uns leds, sabe como é...hoooo). As diferenças entre as placas estão nos recursos. Um pouco mais de USB, som 7.1 ou 5.1, etc.. estou mandando um chart que fiz de comparação. Não está exatamente completo, mas ajuda. Boa sorte. Observe que a velocidade de memória máxima indicada para ASUS é 2666 sem OC. Para todas as outras é 3200 (com OC todas vão até 4000 e até mais). E aqui está minha dúvida. Pesquisei e tudo que encontrei diz que X570 com Ryzen 3a Geração vai até 3200 sem OC. E que isso depende do processador. Gostaria de saber porque a Asus está especificando 2666 para suas placas. Pode ajudar? adicionado 2 minutos depois KKKK só agora ví que você perguntou sobre X470 e não X570!!!!
  9. Salve. Estou pensando em comprar um Asus TUF Gaming X570. Fiz uma comparação de praticamente todas as Mobas X570 do nível desta TUF (MSI, Gigabyte, ASRock e Asus entre 1000 e 1300 reais). Me chamou a atenção que todas, com exceção das da Asus, dizem nas especificações (assim como esta matéria) que para ryzen da 3a Geração o clock da memória DDR4 máximo sem OC é de 3200. A partir daí, só com OC. Mas as duas TUF (são praticamente iguais, mas uma tem wi-fi e outra não) especificam 2666 como clock máximo sem OC para ryzen de 3a Geração. Pesquisando, reparei que esta placa desta matéria que estamos lendo de vocês (ASUS ROG STRIX X570-E GAMING) possui a mesma especificação da TUF, apesar de ser de nível superior, ou seja, exige OC para memórias acima de 2666. Poderia esclarecer? O clock depende da placa, do processador, de ambos ou do fabricante? Ou outra coisa? Segue as especificações da ASUS para memória: 3rd Gen AMD Ryzen™ Processors 4 x DIMM, Max. 128GB, DDR4 4400(O.C)/4266(O.C.)/4133(O.C.)/4000(O.C.)/3866(O.C.)/3600(O.C.)/3400(O.C.)/3200(O.C.)/3000(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Un-buffered Memory * Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!