Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Matheus Apollo

Membro Júnior
  • Posts

    5
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. O que vocês acham que pode ser? Está ocorrendo a mesma coisas com o tip147, e com o 2n3055, está ocorrendo está variação. Não troquei o resistor pois queria so testar, mas infelizmente o resultado foi o mesmo. Obrigado.
  2. Senhor Faller qual transformador você aconselharia então? Vou trocar o 2n3055 e ver o que acontece. Sim vou colocar diodos para proteger, já comecei a coloca-los, e o circuito de proteção na entrada eu tinha simulado este da imagem, mas confesso que não funcionou tão bem, consegui fazer o SCR cortar a alimentação, mas não determinar o valor correto do resistor para que limite em 3A, troquei várias vezes o valor dos resistores R1 E R2, tentando calcular eles, e o mais próximo do correto foi estes valores. Isadora vou tentar montar essa proteção sua e ver se funciona melhor do que a que eu simulei, acredito que funcione e seja o mesmo principio do que simulei. Desculpe a ausência, pois estou um pouco ocupado. Obrigado pela ajuda.
  3. Senhor faller, usando um LM350, e fazendo essa modificação que o senhor sugere, o circuito ficaria algo como isso? Olhando por esse ponto de vista em relação ao transformador o senhor tens razão, eu estava pensando em um mundo perfeito, e nós sabemos que não existe, e que devo pensar em todos os problemas que poderia ocorrer, eu estava olhando no mercado livre e tem transformadores 30V-0-30V/5A o que o senhor acha? Acho que isso resolveria o problema. Isadora, obrigado, tens razão, estava invertido e nem dei conta, confesso que uma das minhas maiores dificuldades são com os transistores, apesar de ter invertido ainda continua variando, e o problema deve ser o que o faller falou. Algo como esse circuito com o bd140 resolveria o meu problema? Esse circuito é uma indicação do próprio professor faller em outro post. Obrigado pela ajuda.
  4. Professor Faller, sim eu vi no datasheet que os reguladores só suportariam na entrada 35V, e por isso tinha colocado o 317 na entrada dele para rebaixar a tensão. O senhor tem razão minha topologia não está muito eficaz, sou novato, acabei de me formar, e o motivo de eu estar projetando, não seria uma necessidade, na verdade quero apenas testar meus conhecimentos e aprender mais, pois sei que não aprendi o suficiente nas aulas, e agora que está vindo a engenharia estou correndo por fora para aprender mais e mais. Como não estava muito bem formulada minha fonte, as criticas dos senhores me ajudaram, e fiz várias modificações, mudei meu transformador para 24V-0-24V/4A, no secundário, me permitindo retirar os reguladores antes dos 7X12, e também me permite ter 1A de folga, o senhor acha que isso é o suficiente como margem de "segurança"? Já na filtragem, a queda de tensão com a carga que estava ocorrendo pelo que percebi, me corrija caso eu esteja errado, seria por causa da minha filtragem, que estava "arriando" a fonte, antes com 6000uF, e agora recalculando cheguei a 60000uF, e um ripple de 0,92Vpp, o senhor considera um ripple elevado ainda para uma fonte se meus cálculos estiverem corretos? A fonte ajustável ainda esta variando um pouco mas acredito que seja o software, vou retirar está dúvida mesmo na montagem de teste, e o regulador que vou usar será o lm350 que suporta 3A, só que não encontrei para fazer a simulação. Minha intenção fosse que variasse como a sua fonte de 10A, que andei vários dias vendo seu post. Em relação a dissipação minha ideia inicial está em usar dissipadores como o senhor usou na sua fonte e dois coolers um para injetar ar e outro para retirar. Se até ai estiver tudo ok, minha intenção é colocar resistores para fazer o transistor conduzir quando a corrente no regulador chegar a 1A, e scr na saída para anti-curto. Sim amigo estou projetando do 0, eu vi muitos circuitos na internet, muitos até no próprio fórum e que o senhor e o professor faller estavam ajudando outras pessoas, minha intenção é tentar não fazer plágio pegando uma fonte pronta, e sim bota a prova a minha capacidade, mas usei muitas informações que o senhores deram aqui para outras pessoas para me inspirar e ter ideias. Se fosse possível me detalhe melhor essas "cagadinhas" pois iria me ajudar muito, talvez não esteja tão claro para mim, de qualquer forma modifiquei o circuito, se puder veja se concertei os erros que você percebeu, e me detalhe se eu mantive eles se possível. Eu retirei a fonte fixa de 5V, e mantive a ajustável de 0-30V/3A, e a Simétrica de 12V/3A, lembrando que as duas nunca funcionarão ao mesmo tempo, colocarei uma chave seletora para escolher qual quero utilizar. Aguardo a ajuda. Obrigado.
  5. Olá, estou projetando uma fonte de alimentação de 0 a 30V, fonte simétrica de 12V e uma fonte fixa de 5v, com capacidade para 3A, vou utilizar um transformador de 40v-0-40v/3A. Minha duvida principal se a um risco de usar o transformador na sua capacidade de corrente máxima ou se ele suporta essa potência tranquilamente. Outro problema que estou tendo e que quando coloco a carga no software proteus a tensão cai um pouco, como se o regulador não suporta-se a carga. Abaixo segue anexo das imagens do projeto, saliento que não está pronto, ainda falta sistema de proteção, revisar cálculos, etc.. Aguardo a ajuda, e estou aberto a dicas. Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!