rfoliveira, Com certeza, afinal estamos aqui pra ajudar.
Vou te relatar como é na minha empresa, você pode tirar por base, mas, te aconselho procurar (contratar) uma empresa especializada pelo menos pra te entregar tudo configurado e pronto, até porque eles que vão se virar pra te entregar sua rede rodando, muito importante é você acompanhar essa empresa e ir Documentando e registrando toda configuração (IPs, usuários e senhas) que estão fazendo e ir atualizando conforme vão refazendo, não esqueça também de ir etiquetando e identificando nos equipamentos, porque depois de um tempo você não vai se lembrar de quem é quem, e não caia nessa história de que depois de pronto nós anotamos tudo que não dá certo, vai por mim...!!!
Bom, minha rede está assim:
1- Tenho um link de internet, o fornecedor desta internet nos entrega ela num Modem (deles) e já passa toda a configuração de Rede, o IP fixo deles (IP externo, Mascara, GateWay, DNS).
2- Liguei o RJ45 deste modem na porta Wan do Roteador e configurei o roteador para se conectar na internet com as informações passadas pelo fornecedor de internet.
3- Configurei a parte Lan deste roteador com as configurações da minha rede interna, o famoso 192.168.0.???, e liguei um RJ45 do roteador até o Switch.
4- Agora, eu ligo cada estação (e o Server) diretamente na porta do Switch.
Neste exemplo eu só fixei o IP do Server que é em distribui o DHCP para as estações que ficaram com as configurações de Rede dinâmicas (nada impedia de ser IP Fixo também).
Com isso, desafoga o Server e cada estação trabalha de forma independente, exigindo mais do Switch e Roteador do que o processamento do Serve.
Utilizamos o Server apenas como Servidor de Dados, cada usuário tem uma pastar particular no C: do Serve que cada um se loga com senha, assim ninguém vê a pasta do outro. Mapeei nas estações a pasta de cada usuário no Serve, assim, o usuário utiliza a pasta mapeada para salvar todos os arquivos, pois, em caso de problema na estação, é só trocar a estação e mapear a pasta do usuário que os arquivos estão salvos no Server.
E no Server, criei uma rotina de Backup diário (backup completo, pois incremental pramim não funciona) para um segundo HD dentro do Serve (e não é espelhado). Também tenho uma rotina manual de sempre pegar o ultimo backup feito e subi-lo para Nuvem, pois, caso haja alguma catástrofe física na empresa (fogo, curto circuito, etc) temos o ultimo backup acessível de qualquer lugar.
Espero que tenha ajudado. É atitudes simples que para mim funcionam, coisas muito sofisticadas, podem ser mais difícil e complicada de resgata-las na hora do desespero.
Grande Abraço.!