Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zendion

Membro Júnior
  • Posts

    18
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Zendion postou

  1. Obrigado por responder Sérgio, mas eu conheço a furadeira, conserto esse tipo de máquinas elétricas, e acontece que esse tipo de peça eletrônica é sempre muito caro para pedir na fábrica, e é bem simples! Então eu queria poder desenvolver algo para baratear o custo para os clientes, entende. Eu acredito que resolvi o problema, pois eu testei agora esse ultimo dimmer que fiz e deu certo, deveria ser peças falsificadas! Obrigado pela atenção!
  2. Ah sim, obrigado pela dica! Com esse C1 de 68nF eu consigo 50% de onda ceifada, se eu aumentar o valor dele eu conseguirei ceifar mais um pouco da onda é isso mesmo?
  3. Está em anexo o circuito que montei, que inclusive está rodando o ventilador agora sem problemas.
  4. Mas a furadeira está normal porque é nova, entende, isso que me deixa pensativo! Não consigo entender o motivo, coloquei um Snuber justamente por ser carga indutiva, ainda assim queimou!
  5. Certo vamos lá, me desculpem mas esqueci de dizer a potência do dimmer né!? Então, é um dimmer pra 1000W em 127V, estou ligando ele em série com a máquina, antes de entrar no interruptor, a potencia da máquina é de 680W. Isso ajuda?
  6. Olá pessoal boa noite! O problema é o seguinte, já pesquisei em vários lugares mas não achei nada a respeito que pudesse me ajudar, então vamos lá.. Eu havia comprado um dimmer para variar a velocidade de uma furadeira comum, testei o dimmer em uma lampada, OK, testei em um ventilador, OK, então quando liguei ele na furadeira o triac queimou! Troquei o triac e testei de novo na lampada e ventilador, funcionou, porém ligando na máquina novamente ele torna a queimar! O triac é um BTA16 600B, na rede 127V. Decidi montar um dimmer pra testar, exatamente da mesma forma, funciona no ventilador e lampada, porém quando ligado na furadeira o triac também queima! o que pode ser?
  7. @albert_emule seu código está pronto, vou deixar aqui pra você, confere e me diz se está faltando algo, se estiver me avisa que eu arrumo. Código para Arduino. int bateria = 0; // Entrada analógica A0 do Arduino int niv_bat = 0; // Variável para receber o valor da entrada A0 int triac_rede = 2; // Pino de saída para o triac da rede int triac_inv = 3; // Pino de saída para o triac do inversor int rl_on_off = 4; // Pino de saída para o relé do inversor boolean estado = false; // Variável que checa se a bateria está em processo de carga ou descarga void setup() { pinMode(triac_rede, OUTPUT); // Definindo o pino como saída pinMode(triac_inv, OUTPUT); // Definindo o pino como saída pinMode(rl_on_off, OUTPUT); // Definindo o pino como saída digitalWrite(triac_rede, LOW); // Colocando a saída em nível lógico zero, para evitar imprevistos nas condições iniciais digitalWrite(triac_inv, LOW); // Colocando a saída em nível lógico zero, para evitar imprevistos nas condições iniciais digitalWrite(rl_on_off, LOW); // Colocando a saída em nível lógico zero, para evitar imprevistos nas condições iniciais } void loop() { niv_bat = analogRead(bateria); // Recebe e armazena o valor da entrada analógica na variável niv_bat delay(100); // Tempo, em milisegundos, para efetuar a verificação da entrada analógica if(estado == false) // Se estiver em processo de carga da bateria ( inversor desligado ) { if(niv_bat > 1000) // Valor da entrada analógica varia entre 0 e 1023, portanto se estiver acima de 1000 já é considerado bateria cheia, para evitar problemas com possíveis quedas de tensão { estado = true; // Altera o processo para descarga digitalWrite(rl_on_off, HIGH); // Liga o relé delay(5000); // Espera 5 segundos digitalWrite(triac_rede, LOW); // Desliga o triac da rede delay(3); // Espera 3 milisegundos digitalWrite(triac_inv, HIGH); // Liga o triac do inversor } } else // Se estiver em processo de descarga da bateria ( inversor ligado ) { if(niv_bat > 500 && niv_bat < 520) // Se estiver com 2,5 volts na entrada analógica { estado = false; // Altera o processo para carga digitalWrite(triac_inv, LOW); // Desliga o triac do inversor delay(3); // Espera 3 milisegundos digitalWrite(triac_rede, HIGH); // Liga o triac da rede digitalWrite(rl_on_off, LOW); // Desliga o relé } } } Testei com um potenciometro na entrada simulando sua fonte variável de 0-5V. Tudo certo!
  8. Ótimo! Vou pesquisando aqui também! Até.
  9. Fechou, o sistema do microcontrolador é bem simples. Vou desenvolver e assim que pronto te envio, amanhã provavelmente estará pronto! Deixarei o mais claro possível para simples entendimento. Hehe beleza xD
  10. Se eu entendi direito, você quer que o microcontrolador se encarregue de conferir a tensão da bateria, caso esteja com menos de 10Vdc deve desligar o inversor e passar pra rede, e quando atingir 100% de carga novamente ligar o inversor? Deixei passar algo?
  11. hahah já é, preciso de um trifásico, até uns 5 cv, consegue? hehe
  12. Eu programo os dois, porém tenho muito mais experiência e prática com Arduino. Com relação a programação posso ajudar com certeza! Podemos nos ajudar então.
  13. É isso mesmo, e sim, sei programar!
  14. Olha cara, na verdade você até pode fazer as trilhas com solda, mas teria que usar um estilete ou outra ferramenta pra contornar sua trilha de estanho, retirando o cobre em volta da trilha, dessa forma você conseguiria. É muito trabalhoso, mas com canetão permanente também dá pra fazer as trilhas e fica muito bom. Pra corroer você pode optar por uma solução de vinagre e água oxigenada. Vou deixar o vídeo. corrosão de placa com vinagre e água oxigenada. Já pra furar, se tiver alguma broca de 1mm seria o ideal, da pra furar até na mão, é bem trabalhoso mas dá. Pode-se perfurar também, mas não aconselho pois expande em volta do furo. Espero ter ajudado!
  15. entendi entendi, na verdade já pensei em fazer um inversor, mas acontece que estive com dificuldade na hora de determinar os componentes adequados na parte de potencia, então encontrei esse circuito e queria saber se funciona. Se puderem me ajudar com essa parte vai ficar bem mais fácil, pois domino a programação e lógica de controle por trás dos chaveadores. Outra coisa que estive estudando, o que eu teria na saída do transformador no circuito abaixo? Por acaso se eu modulasse uma senoide pwm no primário, enquanto o valor da tensão vai aumentando em função do tempo T, eu teria uma corrente induzida no secundário em sentido horário. Depois de atingir valor máximo, manteria ligado durante o mesmo tempo T para que a corrente induzida voltasse a ser zero. Nesse momento, modularia novamente o chaveador, porém atenuando a tensão, isso faria com que houvesse uma corrente induzida no secundário em sentido anti-horário durante o tempo T, e em seguida manteria desligado pelo mesmo tempo para que a corrente voltasse a zero. Em teoria parece funcional, e na prática? Deu pra entender o que estou pensando? Caso seja inviável também, quero sim me aprofundar no inversor. Obrigado desde já!
  16. Olá pessoal, boa noite! Estou pesquisando conversores de tensão DC / AC e acabei encontrando um circuito ressonante que transforma onda quadrada em senoidal. Fiz a montagem e simulação no Proteus e aparentemente dá certo. Poderiam me ajudar a conferir o esquema elétrico e me ajudar com ele? No caso coloquei o clock para simular meu microcontrolador. A tensão que quero converter é 200 Vcc, posso chavear com esse mosfet mesmo certo? Espero conseguir até pelo menos por volta de 5A na saída, é possível? Esse circuito ressonante também converte a onda quadrada pra senoidal até mesmo com carga? Mesmo se a carga for indutiva? Fico no aguardo. Grato desde já
  17. Olá boa noite a todos primeiramente Estou desenvolvendo um projeto conversor CA/CA para fazer uma rede trifásica com um arduino acionando os gates dos TRIACs para chavear e controlar a frequência de saída. Esquema no proteus Coloquei transistores no esquema para simular apenas mas pretendo usar o BT136-600D. Minhas dúvidas são: 1. O arduino consegue acionar esse triac? 2. O capacitor de entrada está correto? 3. Preciso usar Snubber? Espero que entendam Quem puder ajudar fico grato!!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!