Ir ao conteúdo

JonatasDSO

Membro Pleno
  • Posts

    50
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de JonatasDSO em PC congela e/ou reinicia(Ryzen 7 5700g + RTX 4060ti) foi marcado como solução   
    ATUALIZAÇÃO FINAL:
    Passei praticamente todo o domingo testando tudo, como descrito no meu último post. Quando me dei por satisfeito de que o problema era a fonte, decidi ligar tudo de volta do jeito original: todas as minhas peças de quando começou a dar o problema, inclusive a fonte. Resultado: não deu mais problema.
    Pode ser um típico caso de Informágica, mas está tudo funcionando como deveria e dois dias depois não deu mais um reset ou travamento, mesmo voltando o cabo de força pra régua ao invés de direto na tomada, jogando, etc.
    Pra não dizer que está tudo 100% igual ao que era, troquei o conector 8pin de alimentação da GPU. Minha outra fonte tem os dois 8pin bem próximos um do outro, mas essa fonte da MSI mag tem uma distância considerável entre os dois, quase um palmo. Por motivos de péssima organização de cabos, eu usava o conector da ponta, o mais distante da fonte, por exemplo: [FONTE]------------------8pin----------8pin.. Como já estava remontando tudo, organizei de um jeito que o primeiro 8pin chegava até a entrada da GPU, cheguei a cogitar trocar isso lá no começo dos testes mas o cabo não vinha de jeito nenhum, devia estar mega preso lá atrás do gabinete.
  2. O post de JonatasDSO em 4060 ti entregando desempenho abaixo do esperado? foi marcado como solução   
    ATUALIZAÇÃO FINAL
     
    Vou deixar essa última atualização para fins de registro e ajudar alguém que tenha ou pense em ter a mesma placa. Achei o problema definitivo: quantidade de VRAM. Infelizmente, mesmo a placa estando dentro dos requisitos recomendados, é necessário mais do que 8gb de VRAM para ter um desempenho fluido no jogo. Sempre que o uso de VRAM ficava em torno de 7.2 GB, eventualmente ela precisava puxar um pouco mais do que 8 para alguns lugares/cutscenes, era disso que nascia o lag e a latência ia pro espaço (pelo que pesquisei, porque o sistema começava a usar RAM para compensar a VRAM, aumentando o trajeto dos dados). É fácil de notar o consumo de VRAM desse jogo quando usando uma placa com mais de 8GB de VRAM, normalmente o consumo passa desses 8GB em vários casos. É um "problema" difícil de detectar e com pouca coisa falando sobre porque a maioria dos vídeos de teste é nas áreas iniciais do jogo, onde é mais fácil contornar isso, depois que começa a aparecer neve, florestas e cidades populosas o problema se faz mais presente. Então seria uma meia culpa da otimização do jogo (mas a tendência é cada vez mais 8gb ser pouca VRAM) e uma parte do meu hardware.
    Resolvi baixando as configs gráficas até ter um consumo médio de 6.4GB de VRAM, assim ela teria uma sobra para as áreas mais pesadas(inclusive a VRAM sempre vai pra 7.5GB mais ou menos nessas áreas, e esse já era meu consumo normal nas outras áreas mais tranquilas), ativando DLSS e Frame Gen e usando o RivaTuner para limitar o FPS numa quantidade que meu PC aguente manter estável, visando diminuir os stutters. Enquanto não melhoram a otimização no uso de VRAM e eu não pego uma placa com mais de 8GB...

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!