Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4060 ti entregando desempenho abaixo do esperado?


Ir à solução Resolvido por JonatasDSO,

Posts recomendados

Olá. Peguei essa GPU recentemente e até agora não tive grandes problemas. Recentemente comecei a jogar o novo Horizon Forbidden West e o desempenho está extremamente aquém do que eu esperava. Vi no youtube pessoas testando com uma 4060 e o jogo ficava em torno de 60fps, até mais às vezes, com os presets Alto e Muito Alto. Aqui eu tentei o preset Médio e não passei de 50 fps. Não creio que seja gargalo de cpu ou de RAM pois monitorei o uso e não passava de 60%

A dúvida principal é se tem algum benchmark que eu possa baixar pra testar ela e comparar com valores de referência de outras pessoas. Por exemplo, ver quanto de Score minha GPU alcançou e comparar com os Scores de outras pessoas.

 

Grato pela atenção.

Restante da configuração:
image.png.585b196439bbf149c3bd55886edd0445.pngimage.png.63bf071b830c418912e3c641cb42f7b0.png

image.png.80b37bfa599801c97bb41f4c689d9722.pngimage.png.5eaf8480c31088f619ab7714c3e12b5a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, JonatasDSO disse:

Olá. Peguei essa GPU recentemente e até agora não tive grandes problemas. Recentemente comecei a jogar o novo Horizon Forbidden West e o desempenho está extremamente aquém do que eu esperava. Vi no youtube pessoas testando com uma 4060 e o jogo ficava em torno de 60fps, até mais às vezes, com os presets Alto e Muito Alto. Aqui eu tentei o preset Médio e não passei de 50 fps. Não creio que seja gargalo de cpu ou de RAM pois monitorei o uso e não passava de 60%

A dúvida principal é se tem algum benchmark que eu possa baixar pra testar ela e comparar com valores de referência de outras pessoas. Por exemplo, ver quanto de Score minha GPU alcançou e comparar com os Scores de outras pessoas.

 

Grato pela atenção.

Restante da configuração:
image.png.585b196439bbf149c3bd55886edd0445.pngimage.png.63bf071b830c418912e3c641cb42f7b0.png

image.png.80b37bfa599801c97bb41f4c689d9722.pngimage.png.5eaf8480c31088f619ab7714c3e12b5a.png

Boa tarde, poderia passar os benchmarks em questão? outra coisa, você está rodando o jogo em 1080p? 

15 minutos atrás, JonatasDSO disse:

Aqui eu tentei o preset Médio e não passei de 50 fps

Por que quando você diminui o gráfico, você joga a carga para o processador, teria que fazer os testes no mesmo preset dos vídeos. 

16 minutos atrás, JonatasDSO disse:

ver quanto de Score minha GPU alcançou e comparar com os Scores de outras pessoas.

Acredito que o 3DMark, porém é pago na steam. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JonatasDSO Talvez teu processador não seja forte suficiente para 60 Fps constantes nas configurações mais altas não tente comparar testes com um 5700x porque está acima do seu, afinal de contas lamento acabou pegando um processador capado. o 5700g por ter placa integrada entrega menos desempenho até mesmo que o 5600 (sem G) porque teu R7 tem somente 16mb de cache l3, um erro que muita gente vem cometendo hoje infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, MarkolaBR disse:

Por que quando você diminui o gráfico, você joga a carga para o processador, teria que fazer os testes no mesmo preset dos vídeos. 

Eu já baixei os gráficos justamente porque o desempenho com os presets do youtube estava ainda pior. Com a câmera parada, no preset Alto, ficava perto de 60FPS, mas ainda abaixo. Quando movia é que degringolava de vez, com vários drops drásticos pra 10/11 FPS, apesar de rápidos davam aquele stutter chato, coisa que não vi tanto nos vídeos, apesar da pessoa falar que tinha stutter, não notei tão gritante quanto no meu.

47 minutos atrás, MarkolaBR disse:

Boa tarde, poderia passar os benchmarks em questão? outra coisa, você está rodando o jogo em 1080p? 

Sim, 1080p 16:9 porque estava sem meu monitor ultrawide que acabou de chegar, agora que a performance deve ficar prejudicada mesmo. 

52 minutos atrás, MarkolaBR disse:

Boa tarde, poderia passar os benchmarks em questão? outra coisa, você está rodando o jogo em 1080p? 

Usei o Furmark por enquanto, eis os scores

image.png.58dea306f56d8b9fd763290ef300091e.pngimage.png.d0212132e9e2aced992a7cd06eeb4a71.png

 

image.png.7a60c44e91c07b31dcfa4c55a3d38854.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2024 às 16:15, Kevin Aguiar disse:

@JonatasDSO Talvez teu processador não seja forte suficiente para 60 Fps constantes nas configurações mais altas não tente comparar testes com um 5700x porque está acima do seu, afinal de contas lamento acabou pegando um processador capado. o 5700g por ter placa integrada entrega menos desempenho até mesmo que o 5600 (sem G) porque teu R7 tem somente 16mb de cache l3, um erro que muita gente vem cometendo hoje infelizmente.

Considerei isso, naturalmente, eu sei das limitações do meu CPU, mas, por razões que não vêm ao caso, não uso processadores sem vídeo integrado. Como citei, a diferença de FPS era extremamente discrepante, apesar de inferior, meu 5700g não devia levar uma surra tão grande assim de um processador que entrega pouca performance a mais, ao ponto de não entregar um desempenho parecido nem usando Preset Médio x Preset Ultra. Além do mais, como também citei, o uso do processador nunca passava de 60%, então não consigo entender como ele seria o culpado dessa diferença tão grande.

 

Atualização:

Reinstalei o jogo e resolvi reinstalar uma coisa que já me deu dor de cabeça várias vezes: Microsoft Visual C++. De 2012 até o mais recente que achei. Tanto os x64 quanto os x86, porque, mesmo usando Windows x64, certa vez um jogo meu ficou sem áudio e resolvi instalando um C++ antigo da versão x86.

 

Resultado:

image.png.137a3158aeb4497d5ccb54e381c1615d.png

Mesmo com a resolução 2560x1080, consegui um desempenho muito melhor do que estava tendo no FHD padrão, agora estou tendo os FPS bem mais próximos aos que vi nos testes do YouTube. Nessa parte onde tirei o print, não passava de 55fps mesmo no médio e aí está no Preset Muito Alto.

Não sei qual parte do que fiz resolveu mas foi resolvido. Obrigado pela atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, JonatasDSO disse:

Reinstalei o jogo e resolvi reinstalar uma coisa que já me deu dor de cabeça várias vezes: Microsoft Visual C++. De 2012 até o mais recente que achei.

Quando precisar instalar/reinstalar recomendo o All in One Runtimes

58 minutos atrás, JonatasDSO disse:

Não sei qual parte do que fiz resolveu mas foi resolvido

Rodar em uma resolução maior ajuda com o gargalo... Ryzen 7 5700G // RTX 4060ti 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, MarkolaBR disse:

Quando precisar instalar/reinstalar recomendo o All in One Runtimes

Valeu pela dica, mas tenho a impressão que o que resolveu foi algum dos recentes, tipo o 2022. Os antigos eu já tinha todos, se não me engano. Instalei um pack que consegui de 2015-2022.

 

13 horas atrás, MarkolaBR disse:

Rodar em uma resolução maior ajuda com o gargalo... Ryzen 7 5700G // RTX 4060ti 

Pois é... em todo canto vejo falar sobre gargalo da CPU mas não consigo aceitar isso, durante todo o jogo eu fico monitorando e o uso da CPU é bem tranquilo. Mesmo no print que mandei acima dá pra ver como a GPU está dando tudo de si e o CPU ainda tem bastante lenha pra queimar. 
Voltei a perceber uns lags bem marcantes mas em algumas partes específicas, com bastantes cutscenes, já vi que outras pessoas reclamaram disso nos tópicos da Steam, então deve ser problema de otimização. Quando fui pra área de jogo com mundo aberto mesmo o FPS voltou ao que deveria ser.
Notei que esse lag é acompanhado de um aumento significativo desse indicador da NVIDIA de "Latência média do PC", não sei ao certo o que isso mede mas ia dos 30ms para variantes entre 60-120. Junto com esse aumento, o uso da GPU ficava sempre em 99% e, mais uma vez, a CPU ia no máximo a 60%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JonatasDSO O uso de cpu nunca foi preciso chegar a 100% para ser o gargalo. afinal de contas nenhum jogo hoje vai usar todos os núcleos de uma cpu, maioria é Single thread ou seja a força de um único núcleo, o máximo que meu Ryzen 5600 entrega independente da Gpu no Counter strike 2 é por volta de 250 fps de média, e o uso não chega a 50% mas a temperatura a 76 graus com cooler box e boa refrigeração, significa que o cpu entregava o máximo que podia e chegou ao seu gargalo. nem no Red dead 2 onde o uso de cpu fica maior o processador esquenta tanto. tem que aceitar que Amd capa MUITO seus processador por causa do gráfico integrado. tanto em cache l3 e também no Pci 3.0, núcleos não são tudo, a prova disso é que um 7800x3d de apenas oito ganha de um i9 com mais que o dobro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2024 às 17:44, Kevin Aguiar disse:

@JonatasDSO O uso de cpu nunca foi preciso chegar a 100% para ser o gargalo. afinal de contas nenhum jogo hoje vai usar todos os núcleos de uma cpu, maioria é Single thread ou seja a força de um único núcleo, o máximo que meu Ryzen 5600 entrega independente da Gpu no Counter strike 2 é por volta de 250 fps de média, e o uso não chega a 50% mas a temperatura a 76 graus com cooler box e boa refrigeração, significa que o cpu entregava o máximo que podia e chegou ao seu gargalo. nem no Red dead 2 onde o uso de cpu fica maior o processador esquenta tanto. tem que aceitar que Amd capa MUITO seus processador por causa do gráfico integrado. tanto em cache l3 e também no Pci 3.0, núcleos não são tudo, a prova disso é que um 7800x3d de apenas oito ganha de um i9 com mais que o dobro. 

Mais no tópico de gargalo de CPU, encontrei um post na internet falando sobre "Nvidia reflex", e o autor do post falou justamente sobre isso, ele tinha uma limitação de FPS e diziam que era gargalo de CPU; aparentemente esse jogo ainda precisa de algumas otimizações por patchs.

Enfim, no tópico do reddit ele falava sobre como desabilitar essa função melhorou o desempenho pra ele e como todos diziam pra ele exatamente que ele não tinha melhor desempenho pelo processador, e acabou acontecendo comigo. Bizarro, pois, como o próprio nome diz, ela deveria reduzir o lag/latência do PC e ajudar no desempenho, mas foi só desativar que notei várias melhoras na latência, que era a principal causa das minhas quedas de FPS; sempre vinham acompanhadas de uma subida de 9-15ms pra 50-120ms no painel de monitoramento da NVIDIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

ATUALIZAÇÃO FINAL

 

Vou deixar essa última atualização para fins de registro e ajudar alguém que tenha ou pense em ter a mesma placa. Achei o problema definitivo: quantidade de VRAM. Infelizmente, mesmo a placa estando dentro dos requisitos recomendados, é necessário mais do que 8gb de VRAM para ter um desempenho fluido no jogo. Sempre que o uso de VRAM ficava em torno de 7.2 GB, eventualmente ela precisava puxar um pouco mais do que 8 para alguns lugares/cutscenes, era disso que nascia o lag e a latência ia pro espaço (pelo que pesquisei, porque o sistema começava a usar RAM para compensar a VRAM, aumentando o trajeto dos dados). É fácil de notar o consumo de VRAM desse jogo quando usando uma placa com mais de 8GB de VRAM, normalmente o consumo passa desses 8GB em vários casos. É um "problema" difícil de detectar e com pouca coisa falando sobre porque a maioria dos vídeos de teste é nas áreas iniciais do jogo, onde é mais fácil contornar isso, depois que começa a aparecer neve, florestas e cidades populosas o problema se faz mais presente. Então seria uma meia culpa da otimização do jogo (mas a tendência é cada vez mais 8gb ser pouca VRAM) e uma parte do meu hardware.
Resolvi baixando as configs gráficas até ter um consumo médio de 6.4GB de VRAM, assim ela teria uma sobra para as áreas mais pesadas(inclusive a VRAM sempre vai pra 7.5GB mais ou menos nessas áreas, e esse já era meu consumo normal nas outras áreas mais tranquilas), ativando DLSS e Frame Gen e usando o RivaTuner para limitar o FPS numa quantidade que meu PC aguente manter estável, visando diminuir os stutters. Enquanto não melhoram a otimização no uso de VRAM e eu não pego uma placa com mais de 8GB...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!