Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

alanrodrigues

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Era isso que eu queria saber e não soube perguntar. Partiu trocar. Muito obrigado
  2. Obrigado Membro88! Na verdade acho que se você conseguir falar com o Arnie seria mais colocar um lembrete ou resalva naquela parte para ajudar os mais novatos como eu. No projeto dele ele ali soldou um terminal de 3 pinos para lm350 com encapsulamento to-3. Quanto ao potenciômetro: o que pode estar comprometido é o de ajuste fino ,470 ohms. O problema seria ele não chegar aos 470 ou chegar e posteriormente fechar curto entre o terminal e o cursor? Pergunto pois se for o primeiro caso, por mais que ele não chegue aos 470 está me atendendo. Mais uma vez obrigado.
  3. Muito obrigado Isadora! O problema era justamente a ligação invertida do lm350. Removi da placa e soldei com fios na sequência correta funcionou 100% Ajuste da tensão linearmente no curso do potenciômetro. Uma última pergunta: os potenciômetros estão funcionando corretamente apesar de ter saído fumaça em um deles na última tentativa antes da inversão. Devo trocá-lo?
  4. Boa noite amigos, estou montando um projeto de fonte de bancada regulável seguindo fielmente ( creio eu ) as especificações contidas nesta página: http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/Fonte_bancada_2.htm Me empolguei para a construção, apesar de minha pouca experiência, pois o autor explicou tudo bem detalhado, o projeto foi publicado em revista ( mecatrônica fácil ) e portanto creio estar livre de erros. Pois bem, fiz a pcb conforme o esquema fornecido pela página, usei um transformador de 12+12 por 3A conforme sugerido. Tudo funcionou muito bem menos os potenciômetros de ajuste de tensão. Inicialmente usei potenciômetros comuns e o maior queimou durante o ajuste da faixa de tensão. Troquei por potenciômetros de fio 4W e o problema agora é o seguinte: O pot. de ajuste grosso, 4K7, em 2% de seu curso já abre os 24v totais dados na fonte, o de ajuste fino controla toda a faixa 0 a 24v mas ao chegar em determinado valor queima. No vídeo postado na página do autor, https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gS5rMg7i1Mo, o potenciômetro ajusta gradualmente a faixa e o mais importante: não queima! Gostaria da ajuda dos amigos para descobrir o que há de errado. Segue foto de minha montagem. Estou a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. EDITADO: Depois de rever pela enésima vez o esquema me chamou atenção o seguinte: Eu inseri o LM350 como se o primeiro pino desta visão fosse o IN. O vermelho está em 1, o amarelo em 2 e o verde em 3. Fiz errado não fiz ? Como o potênciometro está queimando foquei nele. É esse o problema ?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!