Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jodson_09

Membro Júnior
  • Posts

    7
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Muito bom @thiago.jj! Eu não conhecia este recurso. Vou pesquisar e parece ser uma excelente opção.
  2. Prezado @apresenta problemas Laza, obrigado pelo retorno! Já fiz no passado esse tipo de mapeamento único com as subpastas limitadas, mas mudamos para os mapeamentos individuais. Isso se dá, pois alguns departamentos tem "Pastas Raizes" confidenciais e que eu não quero que apareçam para os demais usuários (por mais que eles não consigam acessa-las) - isso é uma particularidade interna. Sobre o redirecionamento de pastas que você citou (para usar o caminho de "Documentos", por exemplo), dá pra fazer isso via GPO? Sobre a sincronização de horário, desculpa, não mencionei isso no post. A respeito do print com o IP privado oculto, acontece que apenas reaproveitei uma imagem já existente.
  3. Prezados, bom dia! Estou numa situação que ainda não consegui achar uma solução no Google nem em outros tópicos aqui do Clube (desculpem se houver e eu não localizei). Em nosso Servidor de arquivos, diversos departamentos acessam seus arquivos em suas respectivas pastas dedicadas ao departamento. Hoje, consegui configurar que os usuários recebem os mapeamentos das unidades de rede automaticamente através de regras de GPO, que leem arquivos ".bat" localizados na pasta netlogon e associam ao "perfil" do usuário. Está funcionando muito bem...o usuário faz login, e já aparece para ele unicamente as pastas compartilhadas que estão no ".bat" que associei a ele. No entanto, pela quantidade de departamentos e necessidades que surgiram, todas as letras de unidades de rede ja foram usadas, então, para as novas pastas mapeadas eu estou precisando mapear manualmente para os usuários, ou então tenho que substituir alguma letra (o que acaba despadronizando nossa configuração). Existe alguma forma de usar mais unidades de rede além das tradicionais (D:, E: F;.....Z:)? Por exemplo, tem alguma forma de usar unidades do tipo: AB:, AC; AD; etc.? Ou isso é improvável e não existe no Windows? Acredito que uma saída seria usar "LOCAIS DE REDE" ao invés de "UNIDADES DE REDE", visto que os "LOCAIS" não usam letras. Porém, neste caso, não achei nenhuma GPO no Google para automatizar isso. Usamos Windows Server 2019 Standard no Servidor e Windows 10/11 nos usuários. Por favor, podem me ajudar com isso? Em anexo está um exemplo de ".bat" que uso aqui. Muito obrigado pela atenção. Abraço!
  4. Boa tarde companheiros de profissão. Bom... Encontrei alguns tópicos relacionados a controle de banda, porém nenhum possuía exatamente o que eu preciso. Na empresa que trabalho, tenho cerca de 160 equipamentos conectados ao meu Mikrotik todos os dias. Alguns deles usam internet, outros apenas a rede interna. Possuo um link dedicado de 10mb. Porém, noto que alguns usuários fazem downloads que consomem uma boa parte da banda, "roubando" assim de quem realmente precisa. Sei que é possível controlar o máximo que cada usuário receberá em MB, adicionando IP por IP manualmente (ex.: 192.168.0.5, 192.168.0.6, 192.168.0.9, etc), ou adicionando a faixa inteira de uma só vez (192.168.0.0/24 [recurso QUEUES no Winbox]). O que acontece é que, a grande maioria não precisa de toda a banda disponível, porém alguns precisam de tudo. O problema é que são muitos IPs para que eu possa adicionar um por um para receber, por exemplo 1MB. E se eu optar por adcionar a faixa inteira de uma só vez, os que precisam receber uma quantidade maior também estarão inclusos. Gostaria da ajuda de vocês, para saber como adicionar todos os IPs com, por exemplo 1mb, mas criar exceções para que alguns recebam os 10MB. Por exemplo: Todos (1MB) exceto 192.168.0.100 (10MB) 192.168.0.102 (10MB 192.168.0.106 (5MB) 192.168.0.200 (4MB) Obs.: Já tentei adicionar a faixa inteira (192.168.0.0/24) com um 1M e depois acrescentar os IPs que precisam de mais, com 10, porém não resolveu. Estes, continuam incluídos nos que receberão 1MB) Se precisar de mais detalhes, poderei incluir aqui. Obrigado.
  5. Cadu, trabalho com dois provedores. Só que não estão configurados para balanceamento. Um fica como principal, caso caia o outro entra. Em relação ao DHCP... Sim.Tenho apenas uma faixa, entre 192.168.0.1 a 192.168.0.253 liberados para DHCP. Nessa faixa, existem IPs amarrados ao MAC também. Apenas alguns estão disponíveis para distribuição DHCP.
  6. Boa noite! Pessoal, não encontrei um tópico semelhante a esse, por isso abri um novo. Sou novo com Mikrotik. O problema é que trabalho sozinho na área de TI numa empresa considerada grande, porém em fase de conclusão da implantação. Vamos ao que interessa... Toda semana a Diretoria e Presidencia está aqui, e precisam acessar o o Bradesco para realizar pagamentos. O problema, é que, os computadores deles, que não fazem parte de minha rede interna (são de outra unidade. Lá eles possuem sua própria rede), não conseguem acessar o Banco Bradesco (acredito que outros bancos também). Descobri que isso acontece com qualquer computador com um DNS diferente do que tenho fixo nos computadores de minha rede (inclusive maquinas configuradas para recebimento do DNS automático). Aqui em minha rede interna, todos as maquinas estão com o DNS 192.168.0.250 primário - (servidor) e 192.168.0.254 secundário - (gateway). Estas maquinas conseguem acessar o site mencionado sem problema nenhum. Existe alguma forma de configuração no Mikrotik que distribua automaticamente esses endereços de DNS que fixei nas maquinas internas, para as maquinas que não fazem parte de minha rede os recebam? Se precisarem de mais esclarecimentos, é só falar. Muito obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!