Ir ao conteúdo

Saiko

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Saiko postou

  1. Agradeço as dicas, encomendei ontem um Akko 5075S com switch black, o mesmo que o Middoken mencionou, agora é esperar chegar. Cheguei à conclusão que eu realmente não queria voltar pra membrana, e no conjunto da obra de fato este é o que parece atender melhor. Estava olhando os vídeos do software da Akko e parece que dá pra remapear as teclas, então vou sacrificar Pg Up e Pg Down pra atribuir respectivamente a combinação de Shift + Insert e Ctrl + Insert, se der certo vai ficar sensacional. Ainda tenho que escolher outra tecla pra sacrificar e estabelecer o Print Screen. No mais, se eu esgotar os switches reserva e eu não achar da Akko, consigo colocar um Gateron ou algum outro pra quebrar o galho?
  2. Muito obrigado! Sobre os pontos que você citou, esclareço que seria bastante preferível sim o ABNT2, então é importante ter opções, mas é algo que eu poderia talvez abrir mão caso a qualidade do teclado compense. O barulho também não é tão relevante assim. Claro que agrada um teclado silencioso, mas eu prezo mais o conforto ao digitar. Sobre switch, estou muito aberto a todos os tipos, é que pessoalmente só tive a oportunidade de conhecer o red e tive curiosidade de conhecer o brown. Importante mesmo é presevar o conforto na digitação (algo que eu encontrei em teclas menos duras), e se um switch blue for capaz de proporcionar isso eu não me importaria. A questão é que o meu Logitech de membrada é BEM duro rsrs, tem bastante diferença pro mecânico. Por fim, gostaria que o teclado tivesse o mesmo layout do meu atual (80% que se chama, correto?), com teclas home, end, insert e delete acima das setas. Uso muito essas teclas (principalmente o insert) e elas precisam ser acessíveis. Por exemplo, uso muito os atalhos Ctrl (direito) + Insert e Shift (direito) + insert, que são basicamente os comandos de copiar e colar, mas que funcionam melhor pra colar dados em terminal/linha de comando.
  3. Olá pessoal, Utilizei um HyperX Alloy Origins Core com Switches HyperX Red por aproximadamente 3,5 anos. Adoro o teclado, pois as teclas são telepaticamente macias, muito bem tensionadas e relativamente silenciosas. Nunca tive dores ao digitar ou jogar. O problema é que nos últimos meses diversas teclas começaram a funcionar mal, tendo que apertar várias vezes pra funcionar, às vezes com duplo clique, e por aí vai. O que o está enterrando é que não achei switches à venda nem no Brasil e nem na China, e pra piorar parece que eles são soldados na placa. Isto também aconteceu com o meu antigo Red Dragon Kumara Outemu Red, só que em escala muito maior e em muito menos tempo. Precisava de WD-40 cada dia em um switch diferente (era rir pra não chorar). Agora estou usando temporariamente um Logitech sem fio que comprei pra outro fim, mas não estou gostando porque as teclas são duras e porque a presença do teclado numérico à direita restringe muito o movimento do mouse. Resumidamente, o teclado será usado para digitação diariamente, e de vez em quando vou usar em um FPS, RPG ou assemelhado. Quanto a requisitos, preciso de um teclado: Sem o numérico (ou com ele na esquerda, o que é raro); Durável (mais que os citados pelo menos); Se mecânico (não precisa ser), de preferência um que aceite a troca dos switches em caso de defeitos e que seja possível encontrar os mesmos no mercado; E com teclas macias como as que estou acostumado; Que tenha teclas multimídia pra aumentar e diminuir volume (ainda que seja por tecla FN). O orçamento é maleável, cravei esse número porque acho que é um valor justo/suficiente pra esse item com as qualidades que procuro. Pra ser mais caro tem que ser algo realmente muito bom, e se for mais barato o bolso agradece Por fim, vi que estão recomendando bastante o Fallen Pantera ECO. Ele serve pro meu contexto ou tem coisa melhor? E se eu ficar no mecânico, continuo nos switches red ou os brown seriam uma opção? Grato desde já, se desse pra dar um superchat da vida eu daria rsrs.
  4. @Contiusa Acabei deixando como na imagem aí. Perfil constante a 85% e 3900 rpm de média. O ruído é aceitável nesse nível. Também desliguei o controle de ventoinha da BIOS (não afeta o SO) porque parece que isso libera 3V a mais pro CHA_FAN3 (de 9V vai pra 12V) na minha placa. Como ela ligou em full logo de cara (antes demorava pra ter o start), deixo assim.
  5. @Contiusa Vou ver o que vou fazer então. Só me confirme duas coisas sobre esse print do manual da minha placa-mãe... o CHA_FAN3 (entrada onde conectei a bomba) é de 5V e não de 12V e nenhum dos meus CHA_FAN possuem PWM de fato, correto?
  6. @Contiusa Eu ia colocar como edit mas agora vai por aqui mesmo. E acredite, o sistema é bem silencioso em idle Fiz o teste com o perfil setado a 100% (4200 rpm) o tempo todo e de fato, desse jeito dá pra ouvir bem (com ar ligado e tudo). A 80% (3700 rpm) melhora bastante em termos de ruído. Mas então... se você diz que a bomba deve ficar em 100% o tempo todo, então acredito que seja assim mesmo no final das contas. O que você tem de leitura pra indicar sobre o funcionamento dessas bombas (algo que explique, por exemplo, a necessidade da bomba trabalhar em full)? Acho que ficou evidente que não conheço muito do assunto rsrs ----edit---- Esse foi o perfil que tinha criado. Em idle ele fica em 3100 rpm em média.
  7. @Contiusa Print abaixo. Pra bomba ("Back Fan") o limite máximo constado no software é de 1400 rpm, enquanto os demais CHA_FAN (dois Viper e dois genéricos da Thermaltake que vieram com o gabinete) elevam até 1800 e 1850 rpm, respectivamente. O CPU_FAN (dois Viper, um na traseira do gabinete e o outro na bomba) vai até 1800 rpm. Correção_1: os limites do "RPM Fix Mode" do software não são tão reais assim... desconsiderar. Quanto ao que você diz da variação, de fato, quando mudo alguma coisa consta que a rotação se eleva a mais de 3000 rpm, só não sei se é verídico. Correção_2: como dito em outra correção, a bomba chega a 4300 rpm, então é verídico. ---edit---- A placa-mãe é uma Maximus V Gene. ----edit---- Fiz um perfil personalizado pra bomba. Ativei um desses programas de doação de processamento que estressa tanto CPU quanto GPU e consta que a bomba está em 80~90% da capacidade, trabalhando a 3800~4000 rpm. Mesmo assim não escuto ela rsrs Correção_3: como dito nos posts que seguem, não se deve fazer perfis de rotação pra bomba de water cooler.
  8. Só pra deixar um parecer sobre a questão do barulho do H45. Há umas duas semanas comprei um aqui na minha cidade e de imediato me pareceu muito promissor. Instalei na traseira do gabinete, conectei o cooler (nem testei o original rsrs, troquei por um Viper que eu já tinha junto a um filtro de metal excelente da Akasa) na entrada do CPU_FAN, a bomba num CHA_FAN e não escutei o famigerado barulho da bomba de forma permanente. Era só na inicialização e depois esquecia dela de tão silenciosa. Aí eu achei que as temperaturas não estavam boas (batendo 80ºC num 2600K a 4.2GHz), e somando isso ao fato de eu ter retirado dois fans do gabinete nessa instalação inicial do H45, levei o PC pra bancada e arrumei tudo de novo. Deixei o radiador no teto, bem no lugar onde costuma ficar o leitor de DVD, e assim os outros coolers puderam voltar pro lugar. Como não haviam mais entradas Chassis-Fan disponíveis, coloquei a bomba na CPU_OPT (segundo fan de CPU). A temperatura melhorou, mas passei a ouvir de intermitente o barulho chato da bomba. Na manhã seguinte tentei passar a bomba de volta pro Chassis-Fan anterior e... bom, ficou na tentativa: ela não funcionou mais (estragou). Fui pra loja, acionei a garantia, esperei os procedimentos deles de RMA e essa semana pude resgatar uma nova unidade (lacrada, definitivamente era outra). Hoje à tarde tive a oportunidade de instalar e testar. Deixei o radiador no teto, na mesma posição que a outra estava quando morreu, mas dessa vez conectei direto no CHA_FAN e passei o traseiro pro CPU_OPT, e, como eu desconfiava, a bomba ficou em perfeito silêncio. Correção_1: em perfeito silêncio porque, como descrito nos posts abaixo, é uma bomba que chega a 4300 rpm e no momento ela estava setada a 1400 rpm no máximo... Explico: minha placa-mãe (da Asus) possui um software chamado AI Suite II, que permite criar perfis personalizados para os coolers ou mesmo travar a rotação. O porém é que eu só possuo controle total sobre os CHA_FAN, pois parece que ela continua gerenciando os fans da CPU mesmo travando a rotação (pelo menos no caso do OPT). O CHA_FAN no qual a bomba estava conectada possuía rotação fixa, razão pela qual eu não escuto o seu ruído de forma intermitente. No entanto, basta mudar o set (pra cima ou pra baixo) que o ruído volta a ser audível, mas só até a rotação se estabilizar, porque depois disso reina o silêncio e eu esqueço que ela existe. Correção_2: SIM, eu posso controlar a rotação do CPU_FAN e do CPU_OPT (ainda que o set seja um só), mas pelo fato da bomba não ser PWM (3 pinos) ela não se torna gerenciável e funciona em rotação máxima a todo o momento. Correção_3: o ruído se tornava audível não por causa da variação em si, mas porque toda a mudança no set da rotação fazia com que ela aumentasse pra mais de 3000 rpm e depois é que ela se estabilizava na velocidade setada. Portanto, não procede o que eu disse de rotação fixa interferir no ruído.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...