Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contiusa

Membros VIP
  • Total de itens

    10.311
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

4.425

Sobre Contiusa

  • Data de Nascimento 22-02-1967 (51 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Rio de Janeiro
  • Sexo
    Masculino

Outros

  • Biografia
    Entusiasta de montagem e configurações de micros pessoais e de amigos.
  • Interesses
    computadores, aviação, simuladores de voo e esportes
  1. @Sanoj__ é isso aí mesmo. Essas bombas foram projetadas para rodarem sempre a 12V (no máximo). Se deixar mais baixo, elas vão oscilar (não foram feitas para rodar abaixo de 12V), desgastar e quebrar com o tempo. Você só pode variar a bomba quando tem firmware (Corsair Link, por exemplo, que tem opções de silent, performance, etc), mas mesmo assim o conector primário tem que estar a 12V. Quem controla a bomba no caso é o firmware, não o conector. Se o SYS_FAN tiver aviso de que o fan / bomba parou, é bom ativar para caso der defeito. Ou se a placa-mãe tiver conector PUMP ou similar, costuma ter esse aviso.
  2. @Filipe Anestidis como eu disse, você não vai conseguir 5.3Ghz nesse chip sem fazer o delid. Mesmo que faça o delid, não é todo chip que alcança esse clock. Talvez você consiga 4.8Ghz sem delid. Esse seu water cooler também tem fans fracos para quem vai fazer over pesado. Overclock não é muito comum aqui no fórum (no Brasil em geral), especialmente porque os BIOS mudam a cada geração e não existe usuários suficiente fazendo over no brasil para aparecer em fóruns. Pode ser que alguém apareça para dar um alô, mas eu não contaria com isso. Melhor pesquisar nos fóruns internacionais por tutoriais de OC dos Coffee Lake.
  3. @Filipe Anestidis estou vendo vários erros sérios na sua configuração. Por que gastar uma fortuna com water cooler, placa-mãe, fonte e fans e comprar um i5? Não faz sentido, correto? Se você vai trabalhar com a suite da Adobe, compre um i7-8700K, uma placa-mãe na faixa dos 1K, uma fonte de 500-600W, uma placa de vídeo (não sei o que você vai usar da Adobe), um Maelstrom 240T (ou um wc de 360) e faça um over normal de 4.6 ou 4.7Ghz. Muito melhor do que esse i5 que você está pensando em comprar. Abre um tópico na seção de recomendações de computadores que o pessoal indica uma configuração decente (estou por fora dos modelos e preços). Você também não conseguiria deixar o i5 a 5.3Ghz sem delid. Também não são todos os chips que chegam a isso. Para quem quer um over forte, 5Ghz está mais do que bom, só que precisa fazer o delid. Também não recomendo fazer over de memória. Compre uma memória já do clock que você quer, por volta de 3000-3200Mhz e sete pelo XMP.
  4. Esse seu método é proprício para criar bolhas de ar (vide o vídeo abaixo). Na verdade, é o pior método, isso comentado em vários sites e reviews. Em geral, os veteranos só aplicam a gota e fixam o cooler. Eu já fiz centenas de testes e aplicações, sempre usando a gota, e nunca tive problema da pasta não espalhar. É só colocar a quantidade adequada.
  5. @thales_richardele mas esse modelo que eu postei é closed loop (selado). Pelo que você está falando, você quer montar um water cooler custom. Se não se importar de ser selado, tem esse mesmo que eu postei. Está um pouco caro, mas você está pagando pela estética. Senão compra um radiador comum e pinta como na foto, sem pintar o miolo (aletas).
  6. @thales_richardele você pode pesquisar na internet. Eu dei uma olhada rápida e o pessoal diz para não pintar as aletas (o miolo do radiador), só o corpo do radiador. Até porque as aletas vão ficar cobertas pelos fans e não vai dar para ver mesmo, a menos que o micro estivesse acima da sua cabeça. O que importa é o corpo do radiador. Como nesse radiador do Captain da DeepCool: Eu vi radiadores no Aliexpress com as aletas pintadas também, mas eu acho que não faz muito sentido, pois deve prejudicar a dissipação de calor, mas você conhece o Aliexpress... Tem muito produto OEM embuste. Mas pesquise direito, porque a própria DeepCool tem coolers com heatsink branco.
  7. @Rofran Santos a rotação da bomba está normal. Se um lado está quente e o outro está frio, também está normal. Teoricamente a bomba está correta. Os fans também parecem estar normais (se forem os que estão a mais de 2000rpm em carga). Você pode colocar uma gota maior de pasta térmica. As CPUs da AMD são maiores do que as da Intel. Pela foto, ela está bem centralizada. Eu fiz este vídeo faz um tempo e a gota parece ser um pouco grande, mas, na realidade, ela não chega a escorrer da CPU. Mesmo que fique uma borda, não tem problema. Pela posição do radiador, acho difícil estar com bolha. Você ouve barulho de borbulho? Ou a operação da bomba é silenciosa? Se não estiver com barulho, não está com bolha na bomba. Se um conector está frio e o outro está quente, também não acho que esteja entupido. Agora só resta instalar o Ryzen Master para ver as temperaturas e o vcore. Mas você precisa atualizar o BIOS para a última versão (que não seja beta). Aí você pode tirar um print em repouso (mostrando a temperatura, clock e vcore) e outro print em carga, também mostrando temperatura, clock e vcore.
  8. @Rofran Santos você viu o rpm da bomba e dos fans? Só assim você vai saber se a bomba está rodando ou não. Se ela estiver nos 2300rpm, ou está entupido (pode dar fungo) ou está instalado incorretamente se a CPU estiver em stock. Não acredito que você esteja fazendo overclock com vcore a 1.45V nessas condições.
  9. @43 do pet eu não recomendo nenhum dos dois. Melhor comprar o Maelstrom 240T, pois é um radiador de 240mm. Tem que ver se cabe no gabinete e se o lote já tem bracket para o AM4 (se você tem Ryzen). O Masterliquid está caro e eu não gostei do modelo de 240mm. A bomba faz barulho e o ar demora uma eternidade para sair do bloco se você virar o water cooler. O H45 é tão forte quanto um water cooler com radiador de 240mm, mas a bomba tem um barulho agudo de bobina, insuportável se o micro estiver em um lugar silencioso. O radiador também é maior e teoricamente não vai caber em gabinetes pequenos ou em placas-mãe micro ou mini. O fan também faz muito barulho em carga. Só recomendo se o lugar for barulhento ou se você usar fans de gabinete barulhentos. Aí tanto faz.
  10. @Ikazuch1 é só procurar o lote correto. Os Maelstrom 240T recentes já tem compatibilidade com o soquete AM4. Você tem que perguntar ao vendedor. Não recomendo o Captain. É mais caro e tem o mesmo desempenho.
  11. @Voga a geração Kaby Lake de dois núcleos e 54W de TDP (que seria o seu Pentium G4560) tem Tcase de 66,1ºC. Isso é a temperatura máxima permitida no tampo do processador. Mas a temperatura dos núcleos (interno, não no tampo) costuma ser de 6-8ºC mais quente, então você pode assumir que até os 70-72ºC em programas como HWmonitor (que lê o núcleo) você está dentro dos conformes, ainda que já seja no limite. Melhor manter sempre abaixo de 70ºC. Nos processadores Intel, tudo abaixo de 60-65ºC é uma boa temperatura. Acima de 75ºC você pode estar comprometendo a vida útil do chip, especialmente se for de 6ª, 7ª e 8ª gerações. Sobre a GT 630, parece que a temperatura máxima é de 90ºC (placas de vídeo são mais resistentes). Então até 80ºC você está legal. Se passar de 90ºC, ela vai abaixar o clock automaticamente para resfriar.
  12. @Ikazuch1 o Captain 240 coube. Eu acho que a posição do water cooler fica mais à direita, passando pela memória e os dissipadores. Essa Z270 (do vídeo) parece ter os dissipadores / capa altos. Pelo site da Aerocool, só dá para montar no teto. Melhor custo benefício é o Maelstrom 240T, que está por volta de 260$. Ainda sobra dinheiro para comprar os outros fans.
  13. @Rofran Santos vou dar os passos. 1 - a bomba do water cooler precisa ficar conectada no SYS_FAN2 (ao lado das memórias). 2- os fans do water cooler precisam ficar conectados no CPU_FAN (use o cabo splitter que vem junto com o water cooler para conectar os dois fans no mesmo CPU_FAN). 3 - depois vá no BIOS e coloque o SYS_FAN2 em Full Speed. 4 - o CPU_FAN deixe em Normal. 5 - o ideal seria depois comprar um extensor para o cabo da bomba e plugar no SYS_FAN3/PUMP, pois deve ter aviso caso a bomba pare de funcionar. 6 - reveja a montagem do bloco do water cooler, limpe toda a pasta velha e aplique uma gota de GC-Extreme. Gota tipo abaixo: 7 - Pode postar uma foto de como o water cooler está instalado? 8 - Ligue o micro e tire um print do HWmonitor mostrando o rpm dos fans (CPU_FAN e SYS_FANs) e da carga da CPU. Tente colocar o Ryzen Master junto mostrando a temperatura. 9 - tire outro print em carga, se a temperatura não subir muito. Pode ser um render leve ou o AIDA64 apenas com CPU marcado. A bomba do Sangue Frio precisa estar por volta de 2300rpm no HWmonitor. Se estiver muito baixa, nem precisa testar em carga. Veja se uma mangueira está fria e a outra está quente. Veja se tem trepidação no bloco, barulho de fluxo nas mangueiras. E veja se está instalado corretamente, com o backplate e os parafusos instalados corretamente.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×