Bom dia, boa tarde e boa noite, senhoras e senhores.
Bem, há uns dias atrás acordei e como de costume fui ligar o PC. Me deparei com um problema inusitado. No dia anterior havia usado o computador normalmente, mas quando liguei a máquina, não se formava nenhuma imagem! Note que meu monitor não acusava estar "sem sinal", ele tinha um sinal, mas formava só uma tela preta (só o backlight ligado). De cara achei que fosse a placa de video. Removi ela, coloquei em outro computador aqui, mesmo problema.
Achei estranho que o computador parecia não carregar o windows (?). Quando eu o iniciava, fazia o bip padrão, não apontando pra nenhum erro. A tela estava preta, como eu disse, mas se eu apertasse o botão de desligar, ele desligava instantaneamente, como se o windows não tivesse sido ao menos carregado (não rolava o procedimento de desligar como geralmente ocorre). Removi a placa e coloquei o cabo na saída da placa-mãe e o computador iniciou corretamente.
Então eu decidi desinstalar todos os drivers da placa de video. Usei o DDU, tudo certinho. Mas quando recoloquei a placa, mesma coisa. Liga o PC > tela preta pra sempre, mas sem nenhum bip indicando algum erro > aperta o botão de desligar > PC desliga instantaneamente como se nada tivesse sido carregado.
Já limpei os contatos com borracha, já tentei outras portas de video, já troquei as memórias RAM, nada resolveu. Hoje eu decidi ligar o computador na tv da sala pra ver se dava alguma coisa. Agora sim apareceu um "sem sinal" na tv. Realmente não sei o que foi que aconteceu.
A placa morreu do nada, sem dar nenhum sinal de que ia partir?
Vale pontuar. A placa-mãe que eu uso é um tanto antiga, comprei lá em 2014. Ela esteve presente num computador cuja fonte estourou rsrs, mas nunca deu problema. A única peculiaridade é que ela parece "esquecer" as configurações da BIOS se o computador for tirado da tomada. Toda vez que eu o tiro da tomada, na próxima vez que eu ligar o PC, vai aparecer uma mensagem me dando opções de "entrar na BIOS" ou "iniciar com as configurações recomendadas". Por isso eu nunca tiro o PC da tomada. Apesar disso, usava esse PC a mais de um ano com essa placa de video até acontecer esse problema.
Me ajudem, por favor.
Obrigado.
Configurações do PC:
i5 3570
GTX 750 Ti (a suposta falecida)
2x 4Gb DDR3
Placa-mãe H61M-S1
Corsair CX450