Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GiovanniFelicio

Membro Pleno
  • Posts

    40
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por GiovanniFelicio

  1. Eae galera, estou com o problema de TypeError: AtivaBotDet() missing 1 required positional argument: 'self', e isso é devido a um programa que estou desenvolvendo em python com a biblioteca do tkinter, são duas janelas diferente em dois arquivo diferente e eu estou tentando chamar a função da classe da janela x dentro de uma função da classe da janela y e ai que tá, quando eu chamo na função na classe janela y ela tem que chamar a função da outra janela, porém ela pede um argumento porém eu não sei o que colocar para dar certo.

    Error.png

  2. 12 minutos atrás, faller disse:

    Um centelhador, às vezes chamado de dispersor a gás, ou mais antigamente de mata-chispas serve basicamente como proteção contra surtos de tensão quer derivados eletricamente em algum local quer derivado de raios em tempestades elétricas..

    image.png.b4bf6935176ca13904feb550f755cd53.png

     

    image.png.499361cc7267da06e6b8eab25b173a35.png

     

    image.png.847f3ccaa15daf2e21aae2aa62a252eb.png

     

    Esse tipo de dispositivo é basicamente constituído de dois ou mais elementos metálicos, com pontas, contrapostas e separados por um determinado espaço, de micrômetros a milímetros.

    Quando uma diferença de potencial, um surto de tensão, se apresentar com tensão suficiente para irromper arco elétrico entre as duas pontas o conjunto passa a se comportar como um curto circuito, dissipando a energia contida no surto de tensão.. Nas condições normais a relação de separação das pontas e a tensão necessária para irromper arco é de 1.000 Volts para cada milímetro de separação, mas isso, no meio ambiente e conforme a umidade do ar e a altitude pode variar e muito.

    Dai nasceram os centelhadores a gás ou dispersores a gás, consistidos dessas mesmas pontas porém em um ambiente fechado e com atmosfera estável e sabida..

     Centelhadores a gás:

    image.png.caad042b56f6d95860ed86505c5593e9.png

    @faller Entendi o Funcionamento dele e desse outro que foi mandado, em um circuito na qual tem um fonte de 3,3v que passa por um banco de capacitores poliéster e oscilador 555 que oscila a 60hz e joga o sinal para um trafo de núcleo com lâmina "E" e "I" que eleva a tensão para 1000v e passa por um circuito triplicador de tensãoz depois tem um centelhador e no final tem uma bobina com a intenção de gerar um pulso eletromagnético, o que aconteceria se não tivesse o centelhador ali ?

  3. 3 horas atrás, Mestre88 disse:

    A grosso modo:

    O transistor NPN satura com tensão positiva da base para o emissor. Isso explica a letra "P" no meio, ela fala da base.

     

    Já o PNP é o contrário, satura com tensão negativa da base para o emissor.

    tran43.gif.a46ad760290e7626e0363741c38a3adc.giftran44.gif.b062042b73734bd24712999238f02437.gif

       

     

    Exemplo de quando se usa um ou o outro:

    Num circuito lógico onde temos o nível "1" e precisamos amplificar o sinal para ligar uma entrada maior usamos o transistor NPN, pois este vai acionar a carga quando receber o "1" (valor positivo) em sua base.

     

    Em alguns circuitos onde precisamos ligar a carga com o valor "0" podemos usar o PNP, uma outra aplicação para eles é em circuitos onde o negativo da carga precisa ser obrigatoriamente o Comum.

    Ah sim comecei a entender bem agora

  4. Queria saber a diferença prática entre eles, eu sei que ele são diferentes, base emissor, base coletor, mas o que eu quero saber é diferenças significativas entre eles, tipo, tal projeto não dá o Npn, tal dá Npn mas não o Pnp, o porque disso, porque existe os dois o que realmente é essa diferença ?

  5. 1 hora atrás, Tito Fisher disse:

    Ola,

     

    você deve ter reparado nas calculadoras online que o numero de voltas no secundário seria mais de 35 mil, e o calibre do fio seria AWG 52 ( fino como teia de aranha ).

     

    Tem algum motivo especial que o impeça de usar um elevador de tensão eletrônico semelhante ao das raquetes ?

     

    '_'

     

    Na verdade eu quero mesmo para aprender e entender como fazer, futuramente farei isso com máquina, o problema é que eu não quero nada online entende, o que eu quero e usar papel, calcular e entender o por que de ter tal quantidade, tal fio, tal carretel, se o senhor souber e puder me ajudar eu ficaria muito feliz e grato

  6. Olá galera, recentemente iniciei uns estudos relacionado a Trafo e achei esse site aqui: 

    http://eletrotecnicaatual.blogspot.com/2015/02/transformadores-como-calcular-e.html?m=1

    Nele tem uns cálculos para enrolamento de trafo, minha ideia é enrolar um trafo parecido com o de raquete elétrica que entre 3v e sai 1000v eu sei que tem que usar trafo com núcleo de ferrite para aguentar a alta frequência, mas a dúvida é se eu posso usar os mesmo cálculos do site acima ou o cálculo é diferente ? Se for, me passem por favor.

     

  7. 7 minutos atrás, Mestre88 disse:

    Tenta então com a bobina usada nas TVs, ela usa fio mais fino e mais comprido que o do trafo de PC, assim a descarga dos capacitores é maior e talvez dê tempo você brincar com ela.

    A bobina fica presa ao tubo das TVs, é cheia de fita isolante:

    degaussbobina.jpg

    Tem dois fios ligados a placa da TV, você usa eles pra ligar ela.

    muitíssimo obrigado, vou tirar terça e quando o projeto estiver pronto irei compartilhar aqui valeu

    • Curtir 1
  8. 2 minutos atrás, Mestre88 disse:

    O motor gera 210V com baixa corrente, tem que girar bastante pra ele conseguir "encher" os capacitores.

    É como encher uma caixa d'agua com baldes, demora bastante!

    Bom sera que tem como eu fazer um circuito na qual pegue os 210v e abaixa para 180v e esses 30v perdido tornar ele corrente, eu vi numa pagina do face que o cara falou isso pra mim porém nao explicou como fazer, tipo ele falou mais ou menos assim para melhor entendimento: uma bateria de 12v com 7A, pega os 12v passa pra 8v e os 7A vai tipo pra 9A, mais ou menos assim sendo que a potencia de entrada e de saída continua a mesma.

    6 minutos atrás, Mestre88 disse:

    Já mediu os capacitores pra ver se estão carregando mesmo?

    Medi sim eles ficam com 52v...60v...80v mas de acordo com o que eu vou girando ele vai aumentando, mas estão carregados sim.

     

    7 minutos atrás, Mestre88 disse:

    E que bobina é essa que você fez?

    desenrolei um trafo de fonte de pc e fiz uma bobina em formato de um circulo, e também eu raspei os esmalte da ponta para passar a energia

  9. Iae Clube Tudo tranquilo ?, Bom inicie um outro projeto com bases nas informações que peguei na pergunta passada, resolvi fazer um projeto mais simplificado. Eu tenho um motor de microondas aqui e eu peguei um multímetro na escala de alternada e medir o tanto de tensão gerada a partir do giro dele, essa tensão foi na média de uns 210 volts(realmente foi 210 sim) e eu também tenho uns capacitores de 450v com 1500mU, eles tem mais ou menos 12 cm de comprimento, e eu resolvi usar o motor com uma ponte e nas pontas da ponte coloquei uns 3 capacitores em paralelo, e coloquei a ponta de um capacitor no interruptor e a outra ponta na bobina que fiz, e toda vez que eu rodava o motor ele gera energia e mandava para os capacitores, ai eu peguei uma calculadora para teste e coloquei em cima da bobina com intenção de resetar a calculadora ou queimar, porém quando eu gerava energia e depois ativava o interruptor, nada acontecia. Me ajudem ai please 

  10. 45 minutos atrás, Mestre88 disse:

     

    Se o inversor consome 12V por 5A está certo que ele tem uma potência de 60W.

    Na saída em teoria ele também deveria ter 60W, mas existe perdas, pois o próprio circuito do inversor consome energia.

    Então na saída deveria ter uma tensão de:

    120V por algo a menos que 0,5A. Isso depende da eficiência do circuito.

    Se fosse 220V teria uma corrente próxima de 0,2A.

     

    https://pt.aliexpress.com/item/1-5KW-1500W-1500-Watt-Modified-Sine-Wave-Power-Inverter-Home-Car-DC-12V-to-AC/32696115256.html?spm=2114.16010208.99999999.264.Qrpj2A

    adicionado 6 minutos depois
    45 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

    Claro amigo. Mas ideia não é minha. São leis da física as quais defequei com minhas tradicionais palavras kk. Mas acho que depois disso

     

    vamos ter alguma dificuldade. Penso que você deve primeiro ver/estudar/refletir sobre alguns conceitos de energia, calor, potência P=V*I, lei da conservação da energia, antoine lavoisier e etc.  e etc.

     

    Resumindo a parte elétrica é tipo assim Volts você aumenta, Amper também. Mas Potência (os 2 ao mesmo tempo): nunca

    Sobre acumular energia um outro exemplo (mais sério) é um circuito de cerca elétrica. Algo como gera 10000V e uns 0.1A (chute) o que daria 1000W certo? sqn pois o pulso dura frações de 1mS = tempo de descarga dum capacitor. Taí o envolvimento um pouco mais complexo do tempo na parada

    abç

    saquei, Você poderia me passar os conteúdos desses tópicos que você me falou, para eu estudar melhor ?

  11. 6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    Só pra jogar lenha na fogueira. É possível sim aumentar a corrente E tensão considerando um sistema na quarta dimensão: o tempo. Por muito tempo, acumule a energia sobre a forma de tensão alta num capacitor e a libere por pouco tempo. Neste breve momento haverá mais corrente e tensão (mas nunca mais potência do que a consumida no tempo longo). Uma comparação esdrúxula: a caixinha de descarga com cordinha do seu banheiro.

     

    Agora, tirar energia do "nada", só mesmo seres de 5ª dimensão pra cima. kk

     

    Melhor puxar a cordinha... kk

    Achei muito interessante a sua ideia, poderia me dar uma ajuda utilizando ela ?

    adicionado 2 minutos depois
    50 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

    @GiovanniFelicio, vamos por partes. Toda fonte é construida em função daquilo que será alimentado. Sem saber o que irá na saida é o mesmo que construir uma casa sem saber se será uma residencia ou um boteco. Qualquer resposta mais precisa minha ou dos demais colegas irá depender dessas definições.

    @Isadora Ferraz, obrigado pelos 5 minutos de riso contínuo. Seu humor nas respostas sempre me alegra.

    Na verdade tirei a ideia de amplificação de corrente do projeto do inversor de tensão pois o inversor e alimentado por 12V e consome em media de 5A dependendo do inversor isso da um total de 60Watts, e na saída do inversor sai 220v com 2000 Watts (não sei se essa afirmação minha influencia em alguma coisa, mas caso sim acho que melhora o entendimento .

    adicionado 4 minutos depois
    18 horas atrás, cesardelta1 disse:

    Vou complementar a explicação do Paulo, aliás, vou dizer quase a mesma coisa, mas de forma mais simples.

    Repare bem que a fonte de 80A é alimentada pela sua rede 127V/220V (fonte de energia primária) que pode te oferecer 100, 200A ou mais.

     

    100Amperes ? Tem certeza ?

  12. Bom galera Fiz algumas perguntas a respeito de circuito de potência aqui no forum e me ajudaram muito muito muito as respostas, então resolvi fazer outra também, bom hoje eu estava montando minha printer 3d ai eu precisava de uma fonte para fazer-la funcionar então achei uma, quando olhei as especificações, eu observei que ele e uma fonte de 12V muito potente. ele tem 82,9A na saída, então fiz o que todo eletrônico curioso faz, abrir e olhei o circuito dela, então vi que ele tinha um circuito de potencia muito forte, e bem complexo, então logo em seguida pensei e fazer um também só que ao invés do circuito ligar na tomada ou ser alternado eu pensei em usar uma bateria de 12 de 7A para usar como fonte para tentar fazer um circuito que aumente a corrente dela na saída, (obs: não quero um circuito com input de 7A e output de 80A quero um circuito para aprender com fazer isso mesmo que aumente de 7A para 10A), e eu sei que tem como fazer esse tipo de circuito sim, porém não faze-lo por estou aqui perguntando ou melhor pedindo ajuda para vocês para eu aprender também como se faz isso.

  13. Bom pessoal estou com um projeto de inversor de tensão que ele vai ser alimentado por uma bateria de 12v com 7A vou usar o ci555 para oscilar o circuito ai eu queria fazer um circuito de potência com mosfets em especifico com o meu se der (modelo 2837), que eu quero colocar o gate deles na porta de output do 555 só que eu só tenho mosfet de canal N e irei usar um indutor e um trafo de 110v para 12v so que de forma invertida no caso o secundário como primário , se puderem me ajudar, eu vi uns inversores mas são muito fracos, e eu quero gerar um P.E.M(pulso eletro-magnético), ai os inversores são só de 100w quero fazer um de pelo menos 200w caso quiser usar em outra coisa.

     

    No caso quero Fazer esse projeto que segue ai abaixo, porém quer fazer um circuito de potencia e colocar no lugar desses transistores NPN e PNP o mosfet de Canal N, ai estou precisando de ajuda para entender e fazer o circuito, sei lá, com uns 4 mosfet para aumentar a potencia dele para eu gera um P.E.M considerável, Eu sei que para gerar um P.E.M muito forte precisaria de muito energia então por favor não precisa falar isso

    NE555-DC-to-Ac-Inverter.jpg

  14. Boa Tarde Pessoal Da Eletrônica. Como a maioria sabe eu tenho muitas duvidas em alguns circuitos e essa duvida que mantém minha vontade de aprender eletronica e minha duvida hoje é como eu uso um triac em lampadas fluorescente e led, eu sei que tem que fazer um circuito eu ja achei os circuitos porém eu nao entendi, eu quero fazer um projeto usando o arduino para controlar a luminosidade, eu sei que com incandescente e mais fácil porém ela gasta muito kw/h então eu quero usar fluorescente ou lampada led, me ajudem com isso. por favor

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!