Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mk_Wyzp

Membro Júnior
  • Posts

    7
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. @Renato.88 Como o @.if disse, realmente a minha primeira ideia usando o circuito do primeiro post era simplesmente usar um dissipador, mas como eu achei que a temperatura estava MUITO alta e aumentava MUITO rápido estranhei, e de fato o problema era o próprio circuito em si, com a ajuda do pessoal aqui consegui fazer um que funcionasse certo e portanto pelo feedback que recebi do rapaz que testou os transistores nem sequer esquentam (digo, com relação a temperatura ambiente). Eu creio que esses TIP142 e 147 estejam SUPER SUPER dimensionados pra esse circuito, mas enfim como é só o prototipo e eu sou bem iniciante ainda não tenho certeza kkkk.
  2. Oi pessoal, queria agradecer a paciência e ajuda de todos aqui. Estou BEM corrido esse fim de mês e acabei não tenho novidade no meu projeto. Mas consegui ontem terminar um "prototipo" da ponte H que discutimos aqui e deixei com outro rapaz no laboratório. Ele me retornou e disse que está funcionando. Eu não tenho acesso a solenoide, mas segue abaixo pelo menos o prototipo que eu fiz (lembrando que é minha primeira vez fazendo isso, e eu não tenho as melhores ferramentas pra poder fazer isso, então deve estar horrível kkk)
  3. @aphawk É uma solenóide Latch, acho que precisa da ponte H para ter a inversão da corrente pra controle da abertura e fechamento. @.if Então, eu sou bem iniciante na área, eu peguei esse projeto largado pela "metade" na faculdade (inclusive o circuito está lá, por isso não tenho foto dele) e a principio, até o momento a configuração é: Eu tenho uma raspberry, um modulo LCD (2 pinos são usados para comando). A raspberry a principio é pra ser energizada por uma fonte externa (power bank de celular). Usamos o LCD pra rodar um programa (feito pelo rapaz anterior) que abre ou fecha a solenóide Latch. A principio eu simplesmente peguei o que o outro rapaz tinha feito e fui tentar montar (o primeiro circuito que mandei aqui) pra ver o que não estava ou estava funcionando, e me deparei com esse problema dos transistores esquentando muito. E o resto é a discussão que estamos tendo aqui. Desculpa, acho que minha falta de conhecimento ta atrapalhando um pouco, mas essa é uma das minhas dúvidas. Usar o pino GND da raspberry nesse circuito não tem chance de dar problema? Digo, não teria chances de voltar uma corrente maior que a suportada pelo pino da raspberry e queima-la? E no caso, esse seria meu circuito final, certo?
  4. @.ifNão sei se entendi muito bem. Os emissores dos meus TIP142 vão no -Vcc (Negativo da bateria) e somente os sinais 0 (baixo) estariam conectados também ao -Vcc? O que eu entendi foi assim: Mas se for isso mesmo eu não sei como fazer porque não sei como isolar somente o sinal 0 (baixo) para -Vcc sem também mandar o sinal 1 (alto) para -Vcc. O que eu consigo fazer seria assim: Porque meu sinal 0-1 vem de um mesmo pino, então se eu mando o sinal 0 pra -Vcc o sinal 1 também vai pra -Vcc. Mas desse jeito o circuito não funciona.
  5. @.if Obrigado, realmente não tinha reparado nisso. @Renato.88 Eu acho que segui mais o menos o que você falou e fiz uma outra configuração usando uns TIP122 (eu tenho um par aqui por isso usei eles) Porém para funcionar corretamente eu tive que ligar os emissores dos TIP142 e o negativo da bateria no GND, desculpe minha ignorância, mas me surgiu uma dúvida : Eu posso usar o GND do próprio raspberry pi? Não existe a possibilidade de uma corrente maior que o GPIO suporta "entrar" nele e acabar danificando o raspberry pi ou o GPIO do GND usado?
  6. Olá, não tenho muita experiência com eletrônica, mas fui tentar fazer um circuito que controle uma solenóide usando uma raspberry pi, uma bateria de notebreak 12V e uma ponte H. O esquema ta no axexo. Basicamente como dito anteriormente, o circuito é composto por: ponte H com 2 TIP142 e 2 TIP147 solenóide de 12V bateria de nobreak de 12V Tudo controlado por uma raspberry pi. Fazendo testes rápidos (conectando a bateria) e mandando sinais 0-1 e 1-0, eu vejo que o circuito se comporta como esperado, abrindo e fechando a solenóide, porém o problema é que os transistores estão esquentando muito e bem rápido, coisa de 5 segundos é o suficiente para não conseguir tocar neles. Fazendo a simulação no Proteus o circuito não parece ter qualquer problema que pudesse ocasionar o aquecimento dos transistores, alguém poderia me dar uma ideia do porque isso poderia estar acontecendo?
  7. Pessoal, vai ser uma pequena história, mas não acho que vai ser em vão (porque cada detalhe pode ser útil). Eu usava Win 10 até que resolvi testar o Linux, fiz o dual boot com sucesso, após um tempo sem motivo nenhum meu Win 10 teve um problema de rede e simplesmente não conectava com a net, eu satisfeito com o Linux resolvi tirar o Win 10 e até aumentar minha partição do Linux que até então era pequena e só para um teste. Após um tempo precisei de algumas coisas que eu usava no Win 10, resolvi instalar ele novamente (eu sei que dual boot Linux / Windows é mais complicado), e realmente foi, fiz um pen-drive bootavel do Win 10 e já na instalação recebi o erro de "A instalação não pode criar uma nova partição do sistema....", fiz muitas coisas mas o que me "resolveu" foi usar o prompt e o xcopy para (eu acho) passar os arquivos do pen-drive direto para um drive que eu crio, até então Ok, consegui agora estar com os dois sistemas e funcionais, porém o problema é que o Win 10 instalado aparece em 2 discos (Tela1.PNG) e parece que o motivo é por causa da partição criada no método (no caso 5GB, como visto no Analisador de disco do Linux). No GRUB do Linux aprece o Linux, a partição de 5GB (instalação do Win 10) como /sdb1 e a o Win 10 como /sdb2. Agora que vem o problema, quero ficar somente com meu Linux e o Win 10, não preciso dessa partição de 5GB. Achei que seria fácil me livrar dela, de primeira só deletei ela, mas ai o Win 10 que estava como /sdb2 simplesmente sumiu/não dava boot. Agora fiz todo processo novamente e estou nessa mesma situação, O que essa partição de 5GB tem a ver com o Win 10 ? tem alguma forma de me livrar dela? Não sei se é de alguma ajuda porém uma foto do que que contém dentro da Partição de 5GB Obs: Já dei uma pesquisada, mas talvez por eu não saber o que é realmente o problema não consegui achar algo esclarecedor

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!