Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Beu777

Membro Pleno
  • Posts

    45
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Beu777 postou

  1. Olá pessoal, Tenho um pedal de guitarra da Behringer GD21 e ele foi definhando aos poucos (cada vez demorava mais para acender o LED ao ser plugado) até que ele não ligou mais. Abri para ver o circuito e vi um resistor queimado de 10 ohms (R25 da figura, está no canto inferior direito). Após eu substituir o resistor, o LED voltou a ligar, mas não sei se fiz algo errado ou se algum outro componente foi danificado, porque o som da guitarra ligado no pedal só consegue sair na caixa com o volume da caixa no máximo e o knob de volume do pedal não aumenta nem diminui o som de fato. Alguém saberia me dizer se é possível identificar algum componente falho somente com multímetro?
  2. Então se eu entendi direito, depende basicamente do ruído (caso não seja de áudio). Se, por exemplo, existe um grande ripple na conversão de Ac para Dc, é preciso uma capacitância alta pois a variação é grande. Se o ruído é pequeno, uma capacitância pequena ja faz uma filtragem satisfatória. Mas como fazemos para saber o tamanho do ruído? Só por osciloscópio ou...sei lá, como você disse, experiência mesmo? De qualquer forma, acho que entendi melhor o tema, obrigado. Mas me corrija se eu estiver errado haha.
  3. Sei disso, minha fonte consegue liberar 2A. É aí que não entendo, quais são os critérios pra escolha? O que seria essa "necessidade"? Há uma variação muito grande nos valores que você citou, queria ter uma base pra, pelo menos, saber escolher um capacitor de um circuito parecido. Beleza @aphawk ! Valeu pela ajuda.
  4. Pessoal, como faço pra calcular o capacitor C4 neste regulador simples DC/DC? Ele depende da corrente que vai pra carga ou algo do tipo? Como eu calcularia o capacitor se quero uma saída de 3V com corrente de 0.5 A? Valeu
  5. Alguém sabe me dizer qual o nome desta entrada na foto? No caso, é de um controle sem fio de xbox 360. E também queria saber se da pra conectar esta porta normalmente no USB, pois a porta USB deixa 5V e o controle é alimentado com 3V de pilha. Valeu
  6. O circuito funciona, mas vou testar pra valer depois de comprar dissipadores de calor, pois o CI esquenta muito quando tenta carregar celulares. Outra dúvida sobre as fontes: aquela mais antiga de 12V/1A que mencionei lá em cima, o multímetro lê 24V, isso seria por que o positivo é +12V e o negativo é -12V? Agradeço a ajuda de todos.
  7. Inicialmente eu queria dar um uso pro motor que comprei pra fazer um trabalho, e como ando bastante de bicicleta achei que seria interessante adaptar o motor na bike pra carregar o celular. Sim, eu sei que da pra comprar o circuito baratinho, mas eu sou do tipo que gosta de entender como as coisas funcionam, então quis estudar este circuito e fazer ele funcionar. Sei que não da pra carregar meu cel com ele porque a potência do motor é menor que a do carregador (a não ser que eu ligue os dois motores que tenho em paralelo), mas por agora só queria ver funcionando mesmo (em outros celulares que tenho aqui) pra que meu tabletzinho não tenha morrido em vão .
  8. Fui em várias lojas de eletrônica por aqui e ninguém tinha indutor . A única loja que tinha, era essa que eu comprei o azul pequeno da foto lá em cima. Pelo menos achei o LM2576 5.0, vou fazer um teste com ele e bem mais cuidadoso agora. Tenho outros celulares antigos comigo que carregam mais fácil que o meu, então pode dar certo. Além de que achei outra fonte de 12V só que essa consegue liberarv1.5A. Quanto ao indutor, vou pesquisar mais se há lojas outras lojas espalhadas pela cidade, estou procurando o PE 92108 ou equivalentes.
  9. Pessoal, ainda não entendo por que o CI queimou, eu liguei o multimetro errado na hora de medir a corrente? Anteontem, deixei o circuito carregando o tablet por um tempão...bom, não deu certo porque a fonte era aquela de 9V/210mA. Ontem deixei ele carregando o tablet por um tempinho também, dessa vez com a fonte de 12V/1A (que o multimetro leu 24V ) e não esquentou, o CI estava morno, a saída estava 5V, e carregou um pouquinho, aparentemente tudo ok. E sim, testei antes com uns resistores e tava tudo certo, a cag*da aconteceu porque quis ler a corrente. Bem depois do episódio, vi num blog (falando sobre o lm2576) a seguinte observação: "**** Don't use the ammeter directly with a power supply source, as it actually shorts out the output leads of the power supply and might be hazardous." O cara disse que ligando o amperímetro diretamente na fonte, vai curtar os fios...mas não entendo por que isso acontece, abaixo segue o esquema de como liguei o amperímetro. Liguei errado ou o que? Blog: http://redwanhasan.blogspot.com.br/2014/12/5v-multi-purpose-smps.html Relaxem, o tablet não vai fazer falta, mal dava pra usar pois travava só de olhar pra ele. Obrigado a todos pela ajuda. @Mestre88 @Isadora Ferraz @Sérgio Lembo
  10. @Sérgio Lembo Seguindo sua dica, medi a tensão da porta usb do PC e deu 5.07V, o multímetro ta ok mesmo. Usei uma fonte de 12V/1A e comecei a carregar o tablet com o circuito, esperei uns minutos e deu 1% (estava zerado), conferi o CI e tava morno, aí fui querer medir a corrente que o tablet tava puxando e acabei fazendo me*da, me distraí olhando pro multimetro que indicada uns 1.6 A e quando me dei conta do cheiro de queimado o CI e o tablet ja tinham ido pro saco. Menos mal que o tablet mal era usado e estava antigo, mas queria saber se vale a pena continuar com isso, pois o motor que tenho é 24V/0.25A e acho que o valor da corrente me parece muito pequeno e o efeito provavelmente vai ser igual ao da fonte de 9V. Outra dúvida que queria tirar é sobre o carregador da Samsung que uso no meu celular. Sua tensão de saída é 9V/1.67A ou 5V/2A, mas como isso é possível? O que faz ele dar uma tensão pra um aparelho e outra tensão pra outro aparelho? O fato é que meu celular só carrega com este tal de "fast charging". @Mestre88 @Isadora Ferraz
  11. Será que não carrega porque a fonte não consegue dar corrente suficiente? Dei uma olhada na fonte aqui e ta escrito 9V DC 210mA. Quanto ao indutor, é um idêntico a este da foto. E a fonte parece bem um pouco antiga mesmo, daquelas que você tem que escolher a chave pra colocar na tomada 110 ou 220V.
  12. @Isadora Ferraz @Mestre88 @Sérgio Lembo Pessoal, ja comprei os componentes e testei o circuito. Mas no caso, só tinha o LM2576 ADJ e tive que usar o potenciômetro pra deixar em 5V certinho. Usei um R1 de 1k5 e o R2 pot. 10K. A única diferença do meu circuito pro de baixo foi que o meu CI não é HV, então ele aguenta uns 40 V de entrada e o Diodo que comprei foi o 1N5822 que é pra 3A também. O resto ta igual, mas não consegui carregar meu celular e nem um tablet que tenho aqui (ambos 5V DC). O que acham que pode ser o problema? Os dois aparelhos identificam o "carregador" mas em ambos a porcentagem da bateria só decresce. Vale acrescentar que meu celular não se carrega facilmente. Obrigado. Ahh, estou usando uma fonte DC de 9V para entrada (que o multímetro lê 14V não sei porque).
  13. Excelente resposta! Obrigado @Sérgio Lembo!
  14. Se eu quiser ligar dois celulares, basta os colocar em paralelo na tensão de saída? Se eu fizer isso irá sobrecarregar o LM2576? Pois viria 2A para meu cel e 1A para outro. Ou conhece algum regulador que forneça mais corrente? @Isadora Ferraz @Mestre88
  15. @Isadora Ferraz Entendo Isa, mas to querendo fazer mais por fins didáticos mesmo. Neste circuito que me mandou, tem como eu regular a tensão de saída? Vi alguns circuitos prontos para vender que é possível regular, como eu poderia fazer isso? Potenciômetro?
  16. Obrigado @Isadora Ferraz , mas me responde uma coisa: estes componentes a mais podem ser de qualquer fabricante ou de algum específico? É só terem estes valores da imagem que ele vai funcionar tranquilo?
  17. Boa noite pessoal. Tenho um motor DC 24V (Imax = 250 mA) e queria fazer um carregador com ele (numa bicicleta ou manivela mesmo) e queria alguma orientação sobre como fazer isso. Vi alguns videos no youtube que ensinam a fazer com uma bateria de 9V e um CI regulador de tensão 7805. Meu celular só consegue ser carregado com um carregador que consegue fornecer 2A. Não manjo muito de eletrônica, por isso tenho umas dúvidas: - Esse carregador que vi no youtube traz riscos a bateria (ou o celular)? - O regulador de tensão poderia ser um Zener? - Como ficaria o circuito para meu caso? Se puderem me ajudar com essas dúvidas, ou me indicarem algum livro/site/blog em que eu possa aprender mais sobre isso, agradeço.
  18. Boa noite pessoal. Alguém sabe me dizer quais os limites do "controle remoto"? Sabemos que é possível controlar pequenos objetos com isso, mas e quanto a grandes objetos? O tamanho do objeto a ser movido tem alguma coisa a ver com a potência do controle? É possível um avião de pequeno porte ser controlado remotamente? Se sim, como? Valeu.
  19. Beu777

    Projeto com LM3914

    Consegui fazer ele funcionar do jeito que eu queria, troquei o R13 por 10K e nos LEDs coloquei em série 560R. Testei ele por alguns minutos e o transistor nem esquentou, e acredito que eu não comprometi o brilho dos LEDs porque eles ficaram bem fortes. Valeu por toda ajuda aí @Mestre88 o circuito ficou show.
  20. Beu777

    Projeto com LM3914

    Os dois primeiros transistores dos LEDs queimaram. O do Zener não queimou e nem esquenta. adicionado 1 minuto depois Acha que eu deva usar um transistor mais potente? Se sim, qual indicaria?
  21. Beu777

    Projeto com LM3914

    @Mestre88 Consegui fazer os LEDs funcionarem, mas em vez de 47K lá no começo coloquei 22k porque só acendia até o terceiro LED. Mas se a gente vai aumentando a tensão até 24V os primeiros transistores queimam depois de alguns segundos. Eu devo aumentar a resistência em série com os LEDs para limitar a corrente (coletor-emissor) nos transistores? Lembrando que agora não to testando mais em programas, e sim na protoboard.
  22. Beu777

    Projeto com LM3914

    @Mestre88 Agradeço demais a ajuda cara, mas o testando o circuito num software ele não funcionou. Só funcionou depois que tirei aquela parte com o R14, Q6 e o Zener, coloquei o R13 como 7k mas aí só o potênciômetro fez os LEDs funcionarem, a variação no dínamo só controla o brilho. O que (eu acho que) acontece é que a corrente não estava indo pra base do Q6, logo não tem como liberar a passagem do coletor pro emissor. A corrente desce, veja na foto. Se puder me ajudar a resolver esse problema, agradeço. Ou talvez seja o programa... testei em outro aplicativo e deu certo (após eu trocar os 47K por 20K), funcionou tanto pelo potenciometro quanto pelo dinamo.
  23. Beu777

    Projeto com LM3914

    Beleza @Mestre88, obrigado pela ajuda e paciência!
  24. Beu777

    Projeto com LM3914

    @Mestre88 Entendi, mas os valores dos outros resistores estão ok? Se eu aumentar o número de LEDs (pra uns 30, por exemplo), eu teria que mexer só no valor de R13? Se sim, como eu calculo quanto?
  25. Beu777

    Projeto com LM3914

    @Mestre88 Cara, desculpa chamar de novo mas só estou com dúvidas quanto aos valores dos resistores, não sei se fiz corretamente. (Nunca mexi com circuitos mais complexos que os do Ensino Médio) 47 ohms não seria muito pouco? você quis dizer 470 ou 47 mesmo? Se antes os resistores em série com os LEDs tinham 1K, porque reduziu? E de onde saiu este valor? Enfim, dei os valores dos R de acordo com os circuitos anteriores, se você puder conferir eu agradeço. Mais uma vez, obrigado por toda ajuda.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!