Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MATHEUS_LACOMBE_OLIVEIRA

Membro Júnior
  • Posts

    7
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por MATHEUS_LACOMBE_OLIVEIRA

  1. Olá pessoal! Recentemente instalei o componente ZipMaster e comecei a "brincar" com ele para aprender a utilizar quando me deparei com o seguinte problema: sempre que adiciono arquivos de pastas diferentes na compressão ele simplesmente não gera o .Rar ou se gera não tenho como saber onde vai parar porque a pasta de destino continua vazia(!!). O interessante é que o contrário não acontece: se todos os arquivos são do mesmo diretório tudo ocorre tranquilamente.  

    Alguém saberia me informar que propriedade precisaria mexer para funcionar compressões com arquivos de pastas diferentes? Ou talvez se é alguma coisa no código..? (vou deixar a seguir, inclusive, o código utilizado):

     

    ZipMaster.ExtrBaseDir:=Caminho;
      ZipMaster.ZipFileName:='Anexos';
      Query_Anexos.first;
      While not Query_Anexos.eof do
      Begin
        ZipMaster.FSpecArgs.Add(Query_Anexos.FieldByName('CAMINHO_ANEXO').AsString);
        Query_Anexos.next;
      end;
      ZipMaster.Add();

     

  2. poxa, rafael, desculpa o atraso.. mas como prometido aqui está o feedback: funcionou perfeitamente!!!!

     

    não modifiquei quase nada no código, apenas por uma questão hábito deixei sem as abreviações.. e, claro, ajustei o nome das tabelas. De resto ficou igual e funcionou perfeitamente aqui no ems interbase & firibird manager 3.

     

    FORUM.png?1506871770

     

    select
    
    livros.titulo_livro,
    autores.nome_autor
    
    from intermediaria
    
    join autores on (autores.id_autor = intermediaria.id_autor)
    join livros on (livros.id_livro = intermediaria.id_livro)
    
    where intermediaria.id_livro in (select distinct id_livro from intermediaria where id_autor in (select id_autor from autores where nome_autor like 'marcos antunes'))

     

  3. Ér.. na verdade os campos ali não importam muito. Daria pra considerar apenas TÍTULO e ID nas tabelas principais e só as duas chaves estrangeiras na tabela intermediária. O que acontece é que é só uma situação complicada em que eu precisaria saber todos os integrantes de um determinado grupo de registros pelo nome de um deles. Seria mais ou menos isso. 

     

    Ou em outras palavras, como eu falei, selecionar o nome de todos os autores relacionados a um livro pelo nome de um dos autores deste livro.

  4. Olá, tudo bem? Estou com a seguinte dúvida: partindo da ideia de que um livro pode ter mais de um autor criei uma relação muitos-para-muitos entre "Livros" e "Autores". Gostaria então de fazer o seguinte select:

     

    Selecionar todos os autores de um determinado livro quando um autor específico está entre eles.

     

    Ex: Busco por "João da Silva Pereira"; E o banco me retorna:

     

    TÍTULO   |   AUTOR
    Livro "A" | João da Silva Pereira
    Livro "A" | Mariazinha dos Santos
    Livro "A" | Elivaldo de Andrade

     

    DUVIDA.png?1505869274

     

    Obrigado pela atenção.

    Abraços, povo.

  5. Confuso? Calma, explico a seguir.

    - Ah! Aliás, primeiramente boa noite!

     

    Continuando:

     

    Criei uma base de dados no Micrisoft Access 2007 contendo duas tabelas, cada uma com o seu formulário de cadastro. A primeira tabela é "Objetos" e diz respeito ao objeto de controle do sistema, já a segunda é a tabela "Tipo". O objetivo aqui é evidentemente o controle dos objetos, porém, por via de norma e pra evitar redundâncias decidi manter o tipo dele em uma tabela separada. O problema mora no seguinte: é muito ruim e muito pouco prático pro usuário ter que consultar a relação total de "tipos de objeto" e seus códigos cada vez que for cadastrar um objeto novo. No entanto, por não saber exatamente como se fazem essas relações muitos-para-muitos no Access aceitei a ideia de trabalhar dessa forma. Porém tem um ponto que gera muito incômodo na hora de realizar os cadastros - e falo isso também como usuário(!):

     

    A falta de qualquer confirmação visual de que o código digitado corresponde mesmo ao tipo de objeto que você queria cadastrar.

    Exemplo: Quero cadastrar um objeto do tipo filme; executo uma consulta para verificar o código do filme; fecho ela e volto para o cadastro. Digito o código no campo "ID_TIPO" e pff.. nada acontece.

     

    Do ponto de vista de quem projeta o sistema pode parecer algo besta e que se as relações entre as tabelas estão corretas não tem nada de mais, é só efetuar as buscas e inserir os códigos.. No entanto no dia-a-dia ao usar o formulário fica algo bem chato e inviável por também acarreta erros uma vez que com a repetição.. e sem a tal confirmação visual ao digitar o código muitas vezes você acaba preenchendo o numero errado e passa batido.. o que depois pra reaver isso... Senhor do céu!

     

    Então o que eu gostaria de saber é o seguinte: como eu faço para trazer o campo "Título" da "tabela detalhe" quando digito o código na "tabela mestre"? Exemplo: dou o nome ao objeto, preencho todas as suas informações, mas quando digito o código do "Tipo do Objeto" um campo calculado ao lado dele exiba o "Titulo do Objeto" (apenas exiba! sem gravar no banco). Como faço isso no Access? Pergunto pois estou muito acostumado a esse modelo de cadastro e em Delphi, inclusive, é muito comum as pessoas usarem isso, mas vasculhei a internet e não achei até agora nenhuma explicação completa ou coerente sobre isso.

     

    Segue abaixo a imagem do exemplo:

     

    exemplo.jpg?1504387253

     

    Obs: A ideia é que esse campo seja atualizado automaticamente. Eu digito o numero do código e do lado aparece o tipo correspondente.

     

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!