Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LuizHMMM

Membro Júnior
  • Posts

    7
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por LuizHMMM

  1. Bom dia Pessoal , estou desenvolvendo uma caixa térmcia microcontrolavel em PID e havia feito placas separadas para acionamento de rele(ligar compressor/ligar resistencia compressor(frostfree)) , aquisição de temperatura(termopar) e acionamento célula peltier // e ainda um pwm para controlar o fluxo de ar do compressor . 

     

    Agora que juntei tudo em um circuito , estou percebendo uma variação estranha da tensão de saída do termometro Ex. 3.8V(normal) em temp. ambiente. Ao acionar o rele do compressor , torna-se 3.91V, deixando louco o termometro em várias etapas, bem como o acionamento do outro relé, que faz a função de frostfree, levando essa mesma tensão(3.8V) para 3.4Volts. 

     

    *para tentar resolver separei o terra, com um terra da fonte para o termometro apenas e um outro para o resto do circuito. As variações diminuiram , entretanto 0,2V de variação influenciam muito na temperatura aferida.

     

    Preciso usar capacitores / filtro?Gostaria de opiniões, valeu. Segue o circuito. 

     

    Obs: Circuito de Temperatura ( PT100)

    protototo.PNG

    Capturar.PNG

  2. Bom dia Pessoal , estou desenvolvendo uma caixa térmcia microcontrolavel e havia feito placas separadas para acionamento de rele(ligar compressor/ligar resistencia compressor(frostfree)) , aquisição de temperatura(termopar) e acionamento célula peltier. 

     

    Agora que juntei tudo em um circuito estou percebendo uma variação da tensão de saída do termometro Ex. 3.8V(normal) , ao acionar o rele do compressor , torna-se 3.91V deixando louco o termometro em várias etapas. 

     

    Preciso usar capacitores de desacoplamento ou o que? Não sei se o calibre do fio de terra influencia.Gostaria de opiniões, valeu. Segue o circuito. 

     

    Obs: Circuito de Temperatura ( PT100)

    hmmm.PNG

    protototo.PNG

  3. Olá pessoal me sugeriram um circuito de controle de potência de um bloco de células peltier para esquentar uma cx. térmica. a configuração utiliza um seguidor emissor , no qual a entrada é o controlador que manda 0 a 5v na entrada do Amp.op e esta tensão também é submetida a célula peltier(4,4V máxima) . entretanto , preciso aumentar o delta entre os lados , uma vez que o conjunto de células peltier( 2 células em paralelo) apenas fica "morno" elevando a cx. térmica para apenas 34ºC. O conjunto drena 5A do mosfet máximo (já testado) , ou seja 2,5A por célula

     

    Entrando mesmo aumentando INQ para 6 a 10V a queda na célula está meio que fixada e não passa de aproximadamente 5V, gostaria de saber o porque...

     

    anexei também o datasheet desta célula e tracei aonde mais ou menos estou no meu gráfico , no ponto verde. Penso comigo que preciso aumentar a corrente sem mexer na tensão para aumentar o DT certo para aumentar a temp.? Estou em dúvida se aumentando o Qw também eu consigo maiores temperaturas... 

     

    O que devo modificar no circuito? 

     

     

     

    ( não estou levando em conta o sistema derefrigeração e tudo é suprido por uma fonte ATX 

    loll.PNG

    Capturar.PNG

  4. 1 hora atrás, aphawk disse:

     

    Veja, a célula peltier é a carga de seu circuito, e ela pode ser entendida como uma resistência.

     

    Quanto maior a potência sobre ela, maior o Delta de temperatura ( desde que o dissipador seja dimensionado adequadamente ! )

     

    Como toda resistência, se você quer aumentar a corrente sobre ela, terá de aumentar a tensão sobre ela !

     

    Mas pela realimentação de seu circuito, você não vai conseguir aplicar mais tensão do que a que existe na entrada INQ.

     

    Que tal utilizar um divisor resistivo no loop de realimentação na entrada negativa ?

     

    Por exemplo, um divisor resistivo de 1 para 2  vai permitir aplicar o dobro de tensão na célula, e assim aumentar a corrente e por consequência aumentar a potência.

     

    Calcule um divisor resistivo que aplique apenas a metade da tensão na saída na entrada negativa.

     

    Como boa prática, a impedância vista pela entrada negativa deve ser igual à impedância vista na entrada positiva, ou seja, 10 Kohm. Claro que isso é a teoria, na prática quase todos ignoram isso ...... mas eu faria direito !

     

    Se tiver mais alguma dúvida nesse cálculo, sugiro uma leitura atenta neste artigo :

     

    https://www.embarcados.com.br/buffers-e-seguidores-de-tensão/

     

    Paulo

    &key=932d69d8514fc575

    @aphawk Deixe-me ver se entendi... eu espero :D

     

    no caso eu tentei já aumentar a tensão INQ usando uma fonte de bancada. Percebi que o circuito se limita a uma corrente máxima de 5AMP mesmo aplicando 8--10V

     

    Agora veja se concorda comigo... 

     

    Meu VDS é 12v-4,4v = 7,6V

    VGS é 11( saída do ampop) -4,4V = 6,6V 

     

    olhando no datasheet da pra fornecer tudo o que a célula necessita

     

    não sei se fiz certo mas joguei o que você sugeriu, mas deste modo eu estaria diminuindo a queda na célula certo? 

    não entendi ao certo...

    "Por exemplo, um divisor resistivo de 1 para 2  vai permitir aplicar o dobro de tensão na célula, e assim aumentar a corrente e por consequência aumentar a potência."

     

    agradeço a resposta desde já 

     

     

     

    show.PNG

    62222.PNG

  5. Olá pessoal me sugeriram um circuito de controle de potência de um bloco de células peltier para esquentar uma cx. térmica. a configuração utiliza um seguidor emissor , no qual a entrada é o controlador que manda 0 a 5v na entrada do Amp.op e esta tensão também é submetida a célula peltier(4,4V máxima) . entretanto , preciso aumentar o delta entre os lados , uma vez que o conjunto de células peltier( 2 células em paralelo) apenas fica "morno" elevando a cx. térmica para apenas 34ºC. O conjunto drena 5A do mosfet máximo (já testado) , ou seja 2,5A por célula

     

    anexei também o datasheet desta célula e tracei aonde mais ou menos estou no meu gráfico , no ponto verde. Penso comigo que preciso aumentar a corrente sem mexer na tensão para aumentar o DT certo para aumentar a temp.? Estou em dúvida se aumentando o Qw também eu consigo maiores temperaturas... 

     

    O que devo modificar no circuito? 

     

     

     

    ( não estou levando em conta o sistema derefrigeração e tudo é suprido por uma fonte ATX 

     

     

    loll.PNG

    Capturar.PNG

  6. Em 13/09/2017 às 23:36, Bommu Perneta disse:

    Desconheço... Dei uma procurada e também nada... os gráficos do proteus são alguma coisa pelo tempo... normalmente tensão. No máximo você pode colocar uma probe nesse resistor que varia com a temperatura e pegar o valor da da temperatura em vez da tensão(só colocar no pino que sobrou e não está conectado) as únicas formas que achei seriam você colocar um valor de temperatura e ver a tensão, assim manualmente você fazer um gráfico até o Microsoft Excel OU você pode usar pode tentar fazer a interação entre o matlab com o proteus para pegar os dados... mais envolve programação e mais conhecimento que eu, por exemplo, não domino no momento X)

     

    adicionado 2 minutos depois

    Claro, dá para usar o Excel se a tensão de saída for constante... se for outra função ai lascou-se... teria que usar matlab ou outra ferramenta (...)

    Olá ... obrigado pela resposta. 

    No caso , eu também pesquisei muito sobre, e no fim acabei finalizando no Excel mesmo manualmente hsauah 

  7. Simulação PT100(sensor).rarolá pessoas . Estou desenvolvendo um trabalho de faculdade e preciso de uma ajuda no ISIS PROTEUS . 

     

    Tenho este circuito que utiliza um sensor de temperatura(pt100) ,que será relacionado a uma tensão dependendo do valor da temperatura em ºC que se coloque lá. Preciso plotar o gráfico de temperaturaxTensão de saída(U2:B) para descobrir a formula  que relaciona tensão e temperatura.   

     

    Como faço para plotar esse gráfico ? 

    Agradeço desde já !

    CIRCUITO.PNG

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!