×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alexandre José Costa

Membro Pleno
  • Posts

    47
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. @Midori Boa tarde. Espero que você esteja bem. Estou retornando depois de um bom tempo para dizer que sua última alteração tem funcionado perfeitamente. Sua ajuda foi incrível! Muito obrigado, mais uma vez. 🙂
  2. @Midori Eu fiz esta alteração que você sugeriu. Está rodando. Senti que a plan está mais fluida. Espero que esta alteração no VBA estabilize. Vou continuar observando nas próximas horas e ver como a plan se comporta conforme os links RTD vão entrando, então retorno aqui para lhe dizer como foi. Muito, muito agradecido por sua atenção.
  3. @Midori Bom dia e obrigado pelo retorno. :-) Vou aplicar as alterações que você sugere e logo falo como se comportou. Sobre o intervalo de atualização do RTD você tem razão. O manual do TRYD (plataforma que se conecta a plan e entrega o RTD), diz: "Por padrão, utilizando o RTD, o intervalo de atualização dos dados no Excel é de 2 segundos. Este intervalo pode ser alterado executando um comando simples no Excel. Seguem os passos para executar o comando: ... 3. Digitar o seguinte comando na tela Immediate: Application.RTD.ThrottleInterval = 200 (onde 200 é o tempo, em milissegundos, a ser definido) 4. Teclar Enter estando com o cursor de edição de texto imediatamente após o comando digitado. Após executar estes passos corretamente o intervalo de atualização dos dados no Excel via RTD já estará alterado. Você já pode fechar a tela Microsoft Visual Basic." Eu prefiro a taxa seja rápida, se for possível. Logo volto aqui para dizer com foi. Tks!
  4. @Midori Uma suspeita adicional q percebi após os testes: O link RTD que da linha D63 deve ter uma taxa de carregamento mais acelerada devido ao indicador q ele reporta. Digo Isso porque é comum ele preencher os cinco campos quase de uma única vez. Isso pode estar causando o travamento. Campos todos iguais de uma única vez.
  5. @Midori Boa tarde. Espero que tudo esteja bem. Como prometi, eu trago novas informações para mantê-la informada dos passos que dei aqui. De ontem para hoje fiz uma extensa bateria de testes e documentei cada passo. Montei um relatório deste trabalho ingrato, porém, detalhado. Se você puder, deixei o relatório anexo para que veja. Se quiser, você pode pular direto para o item conclusão, no fim do documento. Ele não é definitivo e, por isso, trago-o até você. Se se interessar você poderá ver os detalhes, em cada passo a passo que foi relatado no decorrer do documento. Acredito que as infos do relatório, com prints, possam ajudar a entender melhor o porquê dos travamentos. Sou muito agradecido por sua ajuda e aguardo seu retorno. Obrigado! Relatório de Teste_Planilha vs VBA.docx
  6. @Midori Entendi. Vou percorrer cada um dos casos que você menciona. Já estou com falando com o técnico que instalou o Office 2016 há uns 15 dias. Não acho que seja o caso, mas estou vendo. De qualquer forma, vou mantê-la informada dos meus passos aqui. Assim, você poderá acompanhar. Posso voltar com você aqui, assim que eu eliminar outras possíveis ocorrências? Assim, podemos explorar o DoEvents ou outras coisas.
  7. Olá Midori, Demorei para retornar porque enfrentei problemas com arquivos "somente leitura". Além disso, o Excel pedia para salvar em outras extensões que permitissem rodar as macros. Mas só posso usar a extensão ".xls" porque o software que entrega o RTD só enxerga ".xls". Achei bom lhe dizer isso porque as interferências podem vir de outros lugares e pode ser que devemos considerá-las. Dito isso, vamos ao resultados dos testes que você me orientou. Teste 1 ("nova planilha com um link RTD") Usei o primeiro Calculate e rodou o único link RTD perfeitamente, armazenando as últimas cinco alterações. (V-1, V-2, V-3, V-4, V-5). Teste 2 ("mais links RTD na planilha de teste") Usei o segundo Calculate e rodou cinco links RTD perfeitamente. Da mesma forma ele armazenou as últimas alterações. Eu também coloquei o VBA na planilha antiga (que deu problema) Aí não vai. Ela de cara dá problema de navegação, trava e só fecha matando o processo via o gerenciador de tarefas. Já tentei fazer uma cópia dela, salvando-a com outro nome, e apresenta o mesmo problema. Tentei copiar algumas abas da planilha antiga para a planilha nova (já que preciso das fórmulas), mas não consigo. A saber cliquei no canto superior esquerdo da planilha (antes do "A" e antes do "1"), mas não obedece. Estou pensando se o Excel não perdeu nenhum suplemento, ou DLL, ou registro. Também pensei em reinstalar o Office 2016. Porque agora, mesmo sem o VBA, a planilha antiga está travando. Agora, consegui copiar algumas abas para a planilha nova. Para isso eu desliguei o VBA da plan nova e deletei o VBA da plan antiga. Vou tentar rodar as fórmulas da antiga na plan nova. Logo volto para dizer se deu certo.
  8. Bom dia Midori! Obrigado pelo retorno. Vou fazer isso e logo lhe digo como foi.
  9. @Midori Certo. A mescla acho pouco provável. Mas vou verificar com cuidado. Você supõe que a mescla deva estar em algum lugar específico? Suponho que eu deva procurar na aba onde o código está e na coluna D. Certo? Sobre a planilhar estar "tirando a referência do comando copy" como devo proceder?
  10. @Midori, vou atualizar aqui. Atualizei o código aqui. Está informando um erro. Por favor, veja os dois prints de tela.
  11. @Midori Realmente, eu havia copiado o código antes de sua edição. Mas após copiar o código certo, ele ainda não armazena os últimos cinco valores. Uma observação: no código anterior, o do "Loop", eu entendia o range do código e poderia editá-lo conforme meu uso, para ele não pegar a col toda, ou não sobrecarregar com cálculos sobre céls adicionais sem necessidade, por exemplo: For Each Valor In [D3:D71] ----> aqui eu alterava o range das céls. Agora, com o código que você fez (copy/paste) eu não sei fazer esta edição. Se for necessário, claro. @Edson Luiz Branco Caro Edson, obrigado por sua ajuda. Não sei dizer se o problema seja o peso dos cálculos. Antes do problema, a planilha rodava bem. Atualmente tenho cerca de 10 indicadores que preciso armazenar os últimos valores. Não acho que seja muito, mas eles mudam, via RTD, aproximadamente a cada 1 segundo. Às vezes mais rápido. Cada um tem o seu tempo. O que pode pesar, ao meu ver, é que estes 10 indicadores, estão na mesma col de outros indicadores que totalizam 70 deles. Por isso o range era de [D3:D71]. Os 10 que estou usando atualmente estão aí nesse meio. Para não exigir processamento desnecessário, eu tiro os links RTD de todos os indicadores que não estou usando. Um aspecto importante desde planilha realmente é velocidade, o tempo de resposta.
  12. @Midori Substitui o código anterior (loop) pelo código que você acabou de fazer (copy/paste). A planilha voltou a funcionar, mas com ressalvas. O RTD voltou a atualizar, o que não fazia antes, mas funciona apenas no V-0, onde coloco o link RTD. No entanto, ela deixou de armazenar os últimos 5 valores (V-1, V-2, V-3, V-4 e V-5).
  13. Oi Midori, Obrigado pelo retorno. Pensei em anexar a planilha aqui , mas como o problema é na planilha real (de produção), não posso colocá-la aqui, publicamente. Vou fazer o que você falou e logo retorno.
  14. Olá @Midori Boa tarde. Tudo bem com você? Espero que sim. Estou de volta para tentar solucionar um problema que está ocorrendo com a planilha. O código continua o mesmo que você fez e estava tudo funcionando bem até que após um fechamento repentino do Excel, pareceu-me que o VBA passou a restringir os comandos que usualmente fazemos na planilha. Coisas simples como navegar por entre as céls usando as setas e navegação pelo mouse deixaram de funcionar. Quando tento clicar no "X" para fechar o Excel, ele não obedece o comando. Eu digo que pode ser o VBA porque quando tiro o código VBA da aba Variáveis, a planilha volta a funcionar normalmente. Por favor, você vê alguma sugestão para solucionar o problema? Pensei que, talvez, algum comando via VBA pudesse contornar este controle indesejado sobre o Excel. Desde já agradeço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Como ganhar dinheiro montando computadores!

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!