@Ricardinhopv a Nvidia é detentora da placa, mas ela autoriza a "receita do bolo" pra outras fabricantes produzirem.
Atualmente, as fabricantes autorizadas pela Nvidia em solo brasileiro são: Asus, Evga, Galax, Gigabyte, Msi, Pny e Zotac. Para estarem na lista de marcas autorizadas a vender placas de vídeo com GPUs GeForce, elas precisam atender integralmente uma série de requisitos, dispostos em quatro pilares:
Qualidade de produto: os produtos devem passar por rigorosos critérios de qualidade envolvendo seleção de componentes, construção da placa, homologação com a NVIDIA e processo de manufatura.
Atender a todas as leis locais: as fabricantes devem cumprir com todas as exigências legais do Brasil, seja em importação, distribuição e principalmente, respeito ao código de defesa do consumidor.
Serviços pós-venda: O fabricante necessita manter estrutura de suporte técnico ao cliente em português para o melhor atendimento ao consumidor local, reposição (RMA) em casos de defeito ou conserto da placa em casos fora de garantia.
Realização de investimentos de marketing: Engajamento na comunidade gamer, eventos, presença em redes sociais e participação de promoções.
As empresas que passam por esse processo e recebem a autorização da Nvidia aproveitam benefícios exclusivos como incentivos de marketing e participação em campanhas promocionais. Produtos de fontes não-autorizadas, principalmente os modelos antigos em circulação, podem não rodar games atuais, e atualizações de jogos mais antigos podem deixar de rodar. Isso é possível pois os drivers Game Ready mais recentes não existem para esses dispositivos.
Fonte: Adrenaline