Boa tarde.
Possuo uma conexão de 5Mb da Velox (a única que eu posso pagar) e tenho enfrentado alguns problemas.
Bom, em primeiro lugar é importante ressaltar que os problemas começaram a duas semanas, aproximadamente 10/01/2018. Fiquei sem conexão até o dia 14/01, quando veio um técnico, trocou o modem e o cabo cinza dsl). Ok, perguntou se tava funcionando e foi embora. No mesmo dia, à noite, percebi que a conexão tava uma tristeza. Nem imagem do facebook carregava. Chequei nas configurações do modem e vi que o down/upstream estavam em 320kbps/160 kbps. Ou seja, minha conexão tava limitada a isso. Fiquei alguns dias assim, pensando que poderia voltar ao normal, resetei o modem, reiniciei, enfim, fiz tudo que uma leiga poderia fazer. Fiz umas pesquisas aqui e vi que eu deveria ligar pra lá e pedir alteração no perfil ADSL de acordo com a velocidade contratada, mas acho que a atendente não entendeu, e abriu uma solicitação para o técnico de campo vir. Insisti e nada. Desligou
Certo, no meio das pesquisas, aprendi um pouco sobre SNR, atenuação e Max Rate. Fui verificar no meu modem estes parâmetros e vi que o meu SNR é bom, em contrapartida, a atenuação é um lixo. E aí a parada (perdoem a enrolação): O Max Rate, ou Atingível Taxa estava em 3700 kbps.
Quando eu reinicio o modem ou troco a modulação (que é a mesma coisa né, porque reinicia anyway), o max rate fica mais ou menos em 9000. Mas depois de uns 10, 15 segundos, cai pra 3500~3700, e vai caindo de pouco em pouco com o passar do tempo (não sei até onde).
Mas quando a conexão tava normal, antes dos problemas do dia 10/01, o ADSL Downstream/Upstream no canto superior direito da tela ficava em +ou- 4999/1000 o que sugere que o max rate do modem estava normal. Infelizmente não tenho prints disso.
Há algo que eu possa fazer com relação ao Max Rate?
E sobre a atenuação?
Obrigada.