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Conrado Carvalho Prado

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  1. Então, meio que já tenho a bomba e não pretendia gastar com outra, apenas com o sistema de controle. Talvez dê pra partir com o motor normalmente e logo depois reduzir a velocidade com o dimmer ou sistema semelhante com TRIAC, será que roda? adicionado 2 minutos depois Então, ela seria utilizada apenas na etapa a quente, então se houver um pequeno "turbilhamento" de mosto cervejeiro, não há problema. O que não pode é ter no processo todo. Essa chave 1-2 é daquelas que possui um capacitor pra dar partida em sistemas indutores? (no caso, motores e afins)
  2. Bom dia Sérgio. Na verdade, eu sou engenheiro eletricista, porém, não tenho muita experiência na área de comandos e potência, mas tenho um pouco na área de eletrônica. Minha especialização é no ramo de produção de cerveja, que é um ramo onde envolvem diversas ciências, sendo elétrica, uma delas. Por isso estou com a dúvida a respeito da operação dos TRIACs/DIACs na aplicação do referido controle. Confecção de placas e circuitos eu consigo fazer, desde que não seja algo tão minuciosamente difícil com solda de componentes nanoeletrônicos e outras dificuldades que requerem equipamentos específicos. Um dos projetos que vi, é o seguinte: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1392-art023.html Verifica-se que o TRIAC em questão, possui capacidade para suportar a corrente de partida em 127V(suporta até 70A). Porém não sei se iniciando a operação do motor com baixa rotação, afetaria o funcionamento do capacitor de partida do motor. A questão do torque me intriga pois, o motor precisará de um determinado torque de partida, porém a carga de fluído que o motor suportará na partida será pequena em relação ao que ele precisa para dar a partida. Então haveria um mínimo de tensão, proporcionando um mínimo de torque, porém suficiente para dar partida e dar início a operação do motor, acredito eu. (obviamente posso estar errado).
  3. Boa noite meus caros. Estou com um pequeno grande probleminha com controle de velocidade de um motor. Possuo um motor monofásico 127/220V, 0,5cv com capacitor de partida com as seguintes configurações de placa (vide imagens). Ele será usado para transporte de fluidos no processo de produção de cerveja e necessita de controle de velocidade pois em um certo processo, se houver grande sucção, gerará uma pressão negativa, consequentemente danificando o equipamento de onde irá sugar o líquido(tina de filtração). Preciso controlar a velocidade do motor, porém, não existe inversor com saída monofásica (não possuo conhecimento amplo em inversores, mas se houver alguma alternativa usando um inversor, também aceito sugestões). Ou se por acaso houver alguma maneira de fazer a ligação 220V e ligá-lo em 127, mantendo a ativação pelo capacitor mesmo com tensão reduzida. Li a respeito de Dimmers/Triacs/Diacs e segundo o que vi, se o motor parte com tensão reduzida isto vai afetar o funcionamento do capacitor, e o torque de partida não conseguirá fazer o motor iniciar o giro. (Será que há alguma alternativa ou algum tipo de circuito que consiga fazer o acionamento em baixa tensão ou algo do tipo?) Muitíssimo obrigado.

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