Bom dia Sérgio.
Na verdade, eu sou engenheiro eletricista, porém, não tenho muita experiência na área de comandos e potência, mas tenho um pouco na área de eletrônica. Minha especialização é no ramo de produção de cerveja, que é um ramo onde envolvem diversas ciências, sendo elétrica, uma delas.
Por isso estou com a dúvida a respeito da operação dos TRIACs/DIACs na aplicação do referido controle. Confecção de placas e circuitos eu consigo fazer, desde que não seja algo tão minuciosamente difícil com solda de componentes nanoeletrônicos e outras dificuldades que requerem equipamentos específicos.
Um dos projetos que vi, é o seguinte: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1392-art023.html
Verifica-se que o TRIAC em questão, possui capacidade para suportar a corrente de partida em 127V(suporta até 70A).
Porém não sei se iniciando a operação do motor com baixa rotação, afetaria o funcionamento do capacitor de partida do motor.
A questão do torque me intriga pois, o motor precisará de um determinado torque de partida, porém a carga de fluído que o motor suportará na partida será pequena em relação ao que ele precisa para dar a partida.
Então haveria um mínimo de tensão, proporcionando um mínimo de torque, porém suficiente para dar partida e dar início a operação do motor, acredito eu. (obviamente posso estar errado).