Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bob Isponja

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Bob Isponja postou

  1. @Sérgio Lembo Esta na Etiqueta dela, em 220v --> 15a - 18a / 127v --> 31a - É uma Multiestagio (6 estagios) de 3cv 2100w da Eletroplas. É Chapa de aço, acho que a ponta onde entra o tubo de água é ferro. To pensando em testar assim: Regular a Chave em 19a. Ligar Fase 1 no L1 Ligar Fase 2 no L3 Sair com T1 e T3 pra bomba Ligar o fio (Neutro) da boia automatica naquele Plug Branco, só não sei se ligo somente no 1 ou se puxo uma perna pro 2 também. (Ver Plug Branco na foto com (1 e 2). O que acha ?
  2. @Mestre88 Obrigado pela ajuda. A Chave ja veio assim toda montada. O Plug Branco (1 e 2 ) é pra uso do botão vermelhor ( Automatico, Desliga, Manual ). Se deixar no Automatico vai funcionar no automatico da boia. A boia tem um fio só, o Neutro. O fio 1,5mm sai do poste vai pra Caixa da Casa entra no fio preto da boia sai com o fio azul e desce até a caixa de captação da bomba, onde vou colocar outra boia nivel inferior pra não secar a caixa, aí o fio entra no fio preto da boia e sai com o fio marrom que tem que entrar nessa Chave. Aí to na dúvida se coloco mais uma perninha e ligo nos 2 buracos do Plug Branco ( 1 e 2 ) ou se coloco só em um, ou em outro lugar tambem rsrs. Vou colocar aqui as ligações que tem na Chave: O Botão Vermelho tem --> Automatico - ligado no A1 / Manual - ligado no Plug Branco (1 e 2) que liga no A1 Off - ligado no 95NC Tem um fio ligado do L1 no 96NC Tem um fio ligado do L2 no A2 Fase 1 Ligo no L1 Fase 2 Ligo no L3 ( Esse fio L2 no A2 tenho que mudar pro L3 ? Ou ligar a Fase 2 no L2 saindo com T2 ? ) Ligar o fio da boia nos 2 buracos do Plug Branco (Pra testar se funciona assim), sera que pode dar problema na chave se tiver errado assim ? Coloquei outra foto pra ver se ajuda no entendimento.
  3. Olá Pessoal!! Alguem aí que entende poderia me ajudar a ligar uma Bomba dágua com bóia automatica numa Chave Magnetica ?? Eu sei mais ou menos, tenho algumas dúvidas. Anexei fotos da chave. A Ligação será em 220v. Bomba 3cv Monofasica. Penso que eu tenha que ligar uma Fase no L1, a outra Fase no L3. Depois ligar a Bomba dágua no T1 e T3. Seria essa a Ligação das Fases com a Bomba ?? Aí vem a bóia automática, na foto coloquei o numero 1 e 2 num plug do seletor da chave, eu ligo o fio da boia ali ?? Como é só um fio eu devo colocar um pedacinho de fio pra ligar nos dois numeros ( 1 e 2 ) ?? Tenho uma duvida tambem quanto a corrente. A Chave pode ser regulada com 15a - 19a - 23a. A bomba é de 3cv que necessita de 15a A 18a em 220v. Eu posso regular a Chave para funcionar em 23a, mesmo a bomba funcionando abaixo disso ?? Penso que a chave não pode ter uma corrente menor, certo ??
  4. @Sérgio Lembo Entendi. No meu caso, estou usando no momento um motor de 1cv, o que daria 1,7 na tabela, necessitando de um fio 10mm. Acho que tambem teria perda de tensão e possivelmente a bomba não funcionaria no seu maximo, assim a água não chegaria. Funcionando com força total estou com uma vazão de 100 litros por hora, vazão pequena a meu ver, mas como não vou morar la, e o gasto de água vai ser pequeno, é suficiente. Talvez mas pra frente eu pense em por um motor mais forte, um 3cv, pra ter uma vazão maior, precisaria de um fio 16mm, olhando a tabela. Acho que o transformador não foi tão ruim assim rsrs. Obrigado cara!
  5. @Mestre88 Valeu pela resposta. Como eu disse a distancia é bem longa e a fiação não é a adequada para essa distância, o que esta ocasionando uma perda boa de tensão, assim a bomba não funciona com força maxima e a água não chega ao final dos 250m de mangueira, subindo, o que força mais a bomba pra atingir sua força maxima. Acredito que passando pra 220v tambem teria perda e a bomba não funcionaria no maximo, assim não resolveria tambem. E pra fazer essa mudança eu teria que achar um eletricista na cidade disponivel para ir até o Sítio na zona rural a 80km de onde moro, pois não sei mexer com eletricidade. Então fui pelo caminho mais fácil e que eu tinha mais certeza que iria funcionar. Passei na loja comprei o transformador, levei para o sítio, liguei as tomadas e pronto, bomba funcionado com força total e água chegando ao seu destino rsrsrs. Quanto ao gasto de energia, a bomba vai funcionar muito pouco, apenas para manter a caixa dágua da casa cheia. Levo minha vida na cidade, o sítio é apenas para passar algum final de semana, ou feriado. Mas obrigado por avisar, vou ficar de olho se o gasto de energia vai ser elevado. @Sérgio Lembo Legal a historinha, gostei obrigado a você tambem pelos esclarecimentos.
  6. @Sérgio Lembo Obrigado pela explicação. Fico com essa alternativa guardada rsrs. Eu acabei comprando outro AutoTransformador, dessa vez comprei de 120v para 220v da UPSAI de 3000va. Antes tinha mandado fazer de 70v para 127v de 1kw, e acabou queimando. Proximo a bomba ele deu somente 65v. Levei ele mais longe, a 100 metros da bomba e deu então 137v. Entra 116v e sai 212v com a bomba desligada, é como se fosse uma tensão falsa. Quando ligo a bomba aí sim fica estável chegando 137v na tomada da bomba, que funciona normalmente, sem nenhum problema notado. Agora outra pergunta: A bomba é 127v, posso ter problemas na bomba se ficar com essa tensão um pouco a cima, com 137v ? valeu!!
  7. @Sérgio Lembo Pois é coloquei fio 6mm e não resolveu, agora colocar tipo fio 10mm vai ficar muito caro e tambem não sei se vai revolver. Mas a bomba pode sim ser passada para 220v e tenho disponível na rede 220v. Mas se passar para 220v ao final dos 250m de fio a tensão também deve cair ficando abaixo de 220v, ou não cai estando em 220v ?? Se chegar menos de 220v a bomba tambem nao funciona.
  8. @Sérgio Lembo Eu falei de primario e secundario me referindo ao primeiro enrolamento com um fio mais fino por baixo e um outro enrolamento continuado com um fio mais grosso, mas juntos sem isolamento entre eles. Achei que fosse esse os termos. Foi feito com entrada 70v e saida 127v. Pois instalei uma bomba dágua a 250m da rede eletrica, daí só chega 70v nessa distância, e preciso de 127 para bomba funcionar legal. @Mestre88 , eu sou burro nisso rsrs, primeira vez que mexo com isso, não sei o que é tap central e tal. Deixei a ponta do fio mais fino pra fora e fui enrolando ele primeiro, depois fiz a emenda com o fio mais grosso deixando a ponta da emenda pra fora. Continuei enrolando o fio mais grosso por cima do fio mais fino sem isolamento entre eles. Daí coloquei um pedaço de fio na ponta do fio mais fino (ponta inicial) e um pedaço de fio na ponta da emenda que fiz com o fio fino e fio grosso, formando a tomada da entrada. Coloquei um pedaço de fio tambem na ponta do fio mais fino(ponta inicial) e um pedaço de fio na ponta final do fio grosso, formando a tomada da saída. Seria isso ??
  9. Olá Galera!! Eu comprei um autotransformador só que ele deu um problema. Quando ligo a tomada na entrada dele a energia caí e começa a esquentar tudo. É como se estivesse juntando positivo e neutro. Daí resolvi abrir e desenrolar ele para ver se achava o problema. Mas não entendi muito bem as ligações dos fios, parece mesmo que estão interligados positivo e neutro junto. Ele funcionou por uns 50min e daí parou com esse problema. Ele tem um enrolamento embaixo com um fio mais fino e um enrolamento por cima com um fio mais grosso, não tinha isolamento entre os 2, é assim mesmo ? Uma tomada (Entrada) de 70v e uma tomada (Saída) de 127v Queria saber onde ligo as pontas dos fios depois de enrolado. A ponta inicial do fio fino (primario) esta ligado em um 1 plug da tomada entrada(70v) e 1 plug da tomada Saída(127). A ponta final do fio fino (primario) esta ligado a ponta inicial do fio grosso(secundario) continuando o enrolamento por cima do fio fino(primario) e ao outro plug da tomada entrada(70v) A ponta final do fio grosso (secundario) esta ligado ao outro plug da tomada saída(127v) Estava assim quando desenrolei.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!