Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oderlando R. Silva

Membro Pleno
  • Posts

    27
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. @ENDEL NEIVA Olá. Na simulação está funcionando ok na saída da etapa de potência.
  2. @ENDEL NEIVA Eu fiz da forma que falei por que foi a única forma que encontrei, pois o objetivo geral do projeto é injetar um sinal de 5v cc na entrada do circuito e obter um sinal senoidal de amplitude 20v. Injetando 2.5v na entrada, obtém-se metade: 10v senoidais na saída. E por ai segue. Ou seja, a amplitude do sinal senoidal responde linearmente com o sinal cc injetado na entrada. Então escolhi o sinal de onda quadrada para poder fazer a modulação da amplitude usando circuitos subtratores com operacionais, seguido pelo filtro sallen key para transformá-la em senoidal e, por final, usando uma etapa de potência para amplificar o sinal. Não consegui fazer o controle da amplitude de onda senoidal usando diretamente o sinal de entrada de modo proporcional, então esta foi a melhor forma que encontrei. @Renato.88 Ola Renato, quanto tempo ! Obrigado pelas dicas, estava pesquisando sobre algo do tipo mesmo. Vou dar uma olhada em alguns livros pra dimensionar bem o circuito. Obrigado
  3. @ENDEL NEIVA Ola. Basicamente estou usando um filtro para transformar uma onda quadrada em senoidal. Desta forma posso gerar uma onda senoidal com amplitude variável fazendo a modulação da onda quadrada e posteriormente usando o filtro. Funcionou nas simulações e na prática também. So estava havendo problemas na parte de potência, mas na geração do sinal está funcionando bem.
  4. @.if Amigo, uma de suas dicas me ajudaram a corrigir o problema aqui. Adicionei uma carga resistiva em serie com a bobina para limitar a corrente e voltou a funcionar corretamente. Obrigado pela dica !
  5. Olá. Gostaria do auxílio dos colegas mais experientes no assunto. Montei um circuito inversor e a ideia era criar o circuito o mais simples possível. Com base nos circuitos de alguns datasheets, montei o circuito. Estou mandando um print de parte do circuito (a parte que está dando problemas). Na simulação o circuito se sai bem quando se usa uma carga resistiva na saída. Mas quando uso uma carga indutiva, o sinal da saída deixa de ser senoidal na simulação. Alguém sabe o porque ? O circuito foi feito desse jeito de acordo com o datasheet do LM358 que mostrava um circuito parecido (a unica diferença foi que adicionei um transistor a mais na saída do operacional). Se puderem me ajudar, agradeço.
  6. Olá ! Estou postando a ideia de um projeto meu e que talvez venha a servir para alguém. Se trata de um termostato 220V que encontra a potência necessária para manter determinada temperatura. Este controle de temperatura é feito através do controle do ângulo de disparo do triac. Estou dispondo o esquemático simplificado do circuito que montei. O funcionamento é o seguinte: R1 e D2 tem por função fornecer uma tensão de referência constante para o amplificador operacional U1:A. O trimpot RV1 é usado para ajustar a temperatura de setpoint. R2 e C1 servem para fazer um retardo na transição de estados da tensão de saída do amplificador operacional, fazendo com que a tensão vá de 0V (Low) para 5V (High) lentamente e vice versa. O circuito formado pela ponte retificadora BR1 e o fotoacoplador U2 é usado para a detecção da passagem por zero volts na senoide da tensão da rede elétrica. No momento em que a tensão da rede elétrica passa por zero, o transistor Q2 conduz e carrega o capacitor cerâmico C2. Logo após isso, o capacitor começa a descarregar através do resistor R8, na qual o tempo de descarga é equivalente ao tempo necessário para que a tensão da rede elétrica passe novamente por zero e o capacitor seja carregado novamente. Por final, as tensões geradas sobre os capacitores C1 e C2 são injetadas nas entradas do comparador de tensão U1:B, que é responsável por variar o retardo no acionamento do fotodiac U3 a partir do momento em que a tensão da rede elétrica passa por zero. Desta forma, a potência enviada à carga é variada até encontrar o ponto ideal para manter a temperatura de setpoint. Possui boa aplicação em chocadeiras. Em chocadeiras que utilizam lâmpadas, esta última é poupada em termos de durabilidade, tendo em vista que a mesma permanece sempre acesa com variações menos bruscas na temperatura do filamento de tungstênio,o que permite uma maior durabilidade da lâmpada usada.
  7. Eu sempre usei microcontroladores (PIC) para fazer leitura de de temperatura e fazer o controle PWM, mas decidi pesquisar uma maneira mais simples de conseguir isso, afim de reduzir custos e tornar a montagem mais fácil. Nos meus circuitos (Nos termostatos) microcontrolados, a potência de saída do sistema (com a etapa de potência) sofre variações afim de obter a temperatura desejada. Supondo que a temperatura real esteja muito abaixo da temperatura de setpoint, haverá incrementos de potência na saída em determinados intervalos de tempo. De acordo com que a temperatura real se aproxima da temperatura de setpoint, haverá incrementos cada vez menores de potência (até chegar a uma taxa mínima) afim de fazer um "ajuste fino" da potência necessária para se manter determinada temperatura. Então, estava pensando se seria possível variar a largura de banda PWM de acordo com que a temperatura real se aproxima da temperatura desejada, sem o uso de microcontroladores.
  8. Estou pensando em usar um 555, na configuração astável, e uma forma de fazer com que a largura de banda de PWM seja ajustada através de um NTC. Eu poderia substituir o resistor de carga do capacitor, no circuito, mas o problema é que a variação de resistência de um NTC é muito pouca para a faixa de temperatura que desejo (uns 15 graus Celsius). Teria que ser utilizada outra técnica para isto. Seria possível substituir o resistor de carga do capacitor por um transistor e, através do controle de corrente na base do mesmo, controlar o tempo de carga do capacitor ?
  9. É verdade. A minha ideia era fazer com que o pic trabalhasse como termostato e timer ao mesmo tempo, mas talvez eu tenha que trocar por um pic com maior capacidade. Pretendo fabricar várias unidades e então pensei em baratear um pouco kkk Obrigado pelas dicas ! rss
  10. Uso o FlowCode versão 7. Acho que para esse HEx caber no 12f675 vou ter que usar programação C. Não quero precisar comprar PICs com capacidade maior sem precisão...
  11. Olá. Estou tentando usar um PIC 12F675 como timer e para isso estou montando a programação no FlowCode (programação por diagramas). O problema é que o HEX não funciona no Proteus para o 12F675. Ja compilei HEX para o 16F84a e 16F877a no flowcode e simulei no Proteus e funcionou, somente não consigo para o 12F675. O que pode estar acontecendo ? Será que este PIC precisa de algum circuito externo especial para conseguir temporizar ?
  12. Olá. Estou tentando montar um termostato com um PIC 12F675 e tenho encontrado um problema com isso. Montei o fluxograma no FlowCode e quando tento compilar para o HEX o software diz que o pic não tem memória para a função ADC, o que faz sentido pois usando essa função o HEX fica em torno de uns 4K.... Eu já vi um projeto de termostato com o 12F675, mas que não é programado pelo FlowCode, é programado em C. Nesse projeto programado em C, o HEX gerado é de menos de 1K, sendo possível gravar o pic..Eu sei que programando em C eu conseguiria tirar um melhor proveito do CI mas eu não sei programação e estou aprendendo a usar o flowcode pois ainda estou sem tempo para aprender a programar em c. Alguém poderia dar uma dica de como resolver esse problema ?
  13. Boa noite, pessoal ! Eu estou pensando em usar uma fonte chaveada 12V de modelo parecido com o da foto para alimentar uma pequena chocadeira. A chocadeira possuirá uma lâmpada incandescente 12v que será alimentada pela fonte. Como a lâmpada ficará ligando e desligando por conta do termostato, estou procurando uma forma da corrente ser liberada, quando o termostato fechar os contatos do relé, de forma gradativa à lâmpada, evitando assim mudanças abruptas da corrente fornecida pela fonte. Tenho a preocupação da fonte sofrer problemas por conta das mudanças bruscas na corrente que passa pela mesmo. Por isso quero encontrar uma maneira de "suavizar" isso. Através de algumas dicas de um colega da eletrônica, estou pensando em fazer o seguinte: Usar um mosfet para suavizar a corrente inicial que sai da fonte, usando para isso também dois resistores e um capacitor da seguinte forma: usar um divisor resistivo para a tensão de gate do MOSFET e colocar o capacitor de carga entre o Gate e Source. Desta forma, ao alimentar o sistema, o capacitor bloqueia o MOSFET por estar com 0V, e se carrega pelo resistor de Dreno/Gate. Durante a carga, ele vai atuando na tensão de Gate do MOSFET e a carga é ligada no Dreno.Será que isso pode dar certo ?
  14. Ficou bem melhor de visualizar colocando em DC. Nessa simulação da foto o circuito faz o contrário: Mostra uma janela de nível alto enquanto Vinput tem comportamento crescente haha. Ja treinei bastante nesses calculos kk Ainda faltam algumas coisas para eu elucidar sobre o tema mas vou aprendendo aos poucos rs. Na foto que eu tinha enviado no comentario anterior dava pra ver tipo um ruido no local que era pra ter uma janela de nivel 0V que foi suprimida pelo efeito de histerese. Consegui eliminar esse ruido usando um capacitor em paralelo ao resistor que está ligado diretamente ao GND.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...