Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oderlando R. Silva

Membros Juniores
  • Total de itens

    19
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. É verdade. A minha ideia era fazer com que o pic trabalhasse como termostato e timer ao mesmo tempo, mas talvez eu tenha que trocar por um pic com maior capacidade. Pretendo fabricar várias unidades e então pensei em baratear um pouco kkk Obrigado pelas dicas ! rss
  2. Uso o FlowCode versão 7. Acho que para esse HEx caber no 12f675 vou ter que usar programação C. Não quero precisar comprar PICs com capacidade maior sem precisão...
  3. Olá. Estou tentando usar um PIC 12F675 como timer e para isso estou montando a programação no FlowCode (programação por diagramas). O problema é que o HEX não funciona no Proteus para o 12F675. Ja compilei HEX para o 16F84a e 16F877a no flowcode e simulei no Proteus e funcionou, somente não consigo para o 12F675. O que pode estar acontecendo ? Será que este PIC precisa de algum circuito externo especial para conseguir temporizar ?
  4. Olá. Estou tentando montar um termostato com um PIC 12F675 e tenho encontrado um problema com isso. Montei o fluxograma no FlowCode e quando tento compilar para o HEX o software diz que o pic não tem memória para a função ADC, o que faz sentido pois usando essa função o HEX fica em torno de uns 4K.... Eu já vi um projeto de termostato com o 12F675, mas que não é programado pelo FlowCode, é programado em C. Nesse projeto programado em C, o HEX gerado é de menos de 1K, sendo possível gravar o pic..Eu sei que programando em C eu conseguiria tirar um melhor proveito do CI mas eu não sei programação e estou aprendendo a usar o flowcode pois ainda estou sem tempo para aprender a programar em c. Alguém poderia dar uma dica de como resolver esse problema ?
  5. Boa noite, pessoal ! Eu estou pensando em usar uma fonte chaveada 12V de modelo parecido com o da foto para alimentar uma pequena chocadeira. A chocadeira possuirá uma lâmpada incandescente 12v que será alimentada pela fonte. Como a lâmpada ficará ligando e desligando por conta do termostato, estou procurando uma forma da corrente ser liberada, quando o termostato fechar os contatos do relé, de forma gradativa à lâmpada, evitando assim mudanças abruptas da corrente fornecida pela fonte. Tenho a preocupação da fonte sofrer problemas por conta das mudanças bruscas na corrente que passa pela mesmo. Por isso quero encontrar uma maneira de "suavizar" isso. Através de algumas dicas de um colega da eletrônica, estou pensando em fazer o seguinte: Usar um mosfet para suavizar a corrente inicial que sai da fonte, usando para isso também dois resistores e um capacitor da seguinte forma: usar um divisor resistivo para a tensão de gate do MOSFET e colocar o capacitor de carga entre o Gate e Source. Desta forma, ao alimentar o sistema, o capacitor bloqueia o MOSFET por estar com 0V, e se carrega pelo resistor de Dreno/Gate. Durante a carga, ele vai atuando na tensão de Gate do MOSFET e a carga é ligada no Dreno.Será que isso pode dar certo ?
  6. Ficou bem melhor de visualizar colocando em DC. Nessa simulação da foto o circuito faz o contrário: Mostra uma janela de nível alto enquanto Vinput tem comportamento crescente haha. Ja treinei bastante nesses calculos kk Ainda faltam algumas coisas para eu elucidar sobre o tema mas vou aprendendo aos poucos rs. Na foto que eu tinha enviado no comentario anterior dava pra ver tipo um ruido no local que era pra ter uma janela de nivel 0V que foi suprimida pelo efeito de histerese. Consegui eliminar esse ruido usando um capacitor em paralelo ao resistor que está ligado diretamente ao GND.
  7. Ah, sim. Não sabia. Vou testar do jeito que você disse ! Obrigado por ter explicado Eu não conhecia esse simulador (proteus). Somente depois que um colega me indicou que fui dar uma olhada. É muito mais pratico simular circuitos antes de testá-los na prática ! Assim que conseguir um tempo livre quero dar uma estudada mais aprofundada em coisas essenciais desse tipo pra evitar alguns "enganchos" como ja tive algumas vezes rss. Obrigado novamente pela ajuda !
  8. Eu só queria ver como o circuito se comportava com a tensão crescendo e depois decrescendo Agradeço muito pela ajuda adicionado 2 minutos depois Como a histerese só ocorre depois de superado um valor de tensão, coloquei em ac pra visualizar isso
  9. Eu fiz os calculos e simulei no Proteus. Funcionou perfeitamente na simulação rsrs. Ja estou dando uma olhada de como fazer isso com o lm339. Muito obrigado mesmo !
  10. Primeiramente vou concluir esse circuito que discutimos aqui. Depois disso, vou testar meus conhecimentos e capacidades para para fazer as modificações necessárias para o uso do lm339. Essa é a parte boa da eletrônica, ir aprendendo com a prática rsrs Muito obrigado ! Fico imensamente agradecido !
  11. Ok ! Entendi o que você disse !Fico muito agradecido pela imensa ajuda e sei que aprendi algumas coisas com esse conhecimento que foi repassado. Fico de postar os resultados aqui. Só mais uma dúvida: Se eu usar um lm339, a fim de eliminar a necessidade dos diodos nas saídas dos comparadores, haverá algum problema ao circuito ?
  12. Desconsidera a foto da postagem lá em cima. Nesta foto que estou postando agora, o gráfico A mostra como seria o sinal de saída do circuito caso não houver histerese no circuito. No gráfico B, o sinal referente à borda que possui histerese. Os gráficos C e D são as sobreposições de A e B. Figura C: há somente nível alto porque a histerese se sobrepõe à janela de nível baixo de acordo com que V input sai de zero e vai ate seu valor máximo. Gráfico D: de acordo com que V input decai de seu valor máximo até zero, há a janela de nível baixo. Tal comportamento seria obtido por conta da histerese usada em um dos bordos. O objetivo é que o circuito apresente o comportamento de comparador de janela somente quando V input apresentar comportamento decrescente.
  13. Cobrir o limiar de um dos "Braços" é o objetivo. Com isso (hipótese) eu conseguiria sempre nivel alto em um sentido, e no outro sentido haveria a janela de nivel baixo por conta da histerese de somente um dos blocos comparadores. Conseguindo isto, eu poderia introduzir tal principio em um circuito que desenvolvi a fim de fazer melhorias no mesmo. adicionado 22 minutos depois Ah, e o gráfico da histerese que desenhei está errado. Só percebi depois que enviei. rs
  14. Olá, pessoal ! Com base em uma em um esquema que montei, andei pensando e elaborei algo mais complexo( pelo menos para mim) e gostaria de tirar umas dúvidas com a galera. Pensei em usar um comparador de janela com algumas modificações. Imaginei usar um lm358 e em um dos comparadores usar histerese para alterar o comportamento do comparador de janela. É o seguinte: a histerese traria modificações em "high limit" (de acordo com o gráfico do desenho). De acordo com que a tensão em "input" fosse aumentando, a saída do comparador de janela estaria sempre em nível alto pois a histerese de "high limit" estaria "cobrindo" a janela de nível baixo (tendo como base o comportamento de histerese). Quando a tensão em input fosse baixando, somente aí haveria uma janela de nível baixo. Resumindo: a minha ideia de usar histerese em um dos blocos comparadores era "bloquear" a janela de nível baixo em um dos sentidos e permiti-la somente no outro sentido. Será que isso poderia funcionar ? Obs: a região com a linha mais grossa se refere a região de histerese do comparador de cima do esquema. Qualquer comentário que possa ajudar será bem aceito. Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×